Literatura

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, de Stephenie Meyer

Enquanto todos os fãs de Stephenie Meyer aguardavam por alguma notícia sobre o último capítulo da saga Crepúsculo, eis que surge uma novidade: o livro ainda não será lançado. Porém, os leitores foram agraciados com uma história paralela da do vampiro Edward e da humana Bella. Trata-se de A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, uma visão renovada da derradeira batalha entre os Cullen e o exército de Victoria em sua vingança contra a “humana de estimação” do clã de vampiros de Fork.

Mas quem é Bree Tanner? Ela foi integrante do bando da vilã, uma dos recém-criados, jovens vampiros com força descomunal feitos especificamente para acabar com Bella. Em Eclipse, livro de onde saiu essa história, Bree aparece em poucas páginas: é a única sobrevivente do bando, que se rende a Carlisle. Porém, mesmo com os Cullen querendo se responsabilizar pela educação da jovem vampira, os Volturi a aniquilam por ter “desrespeitado as regras”. E eis que acaba a história de Bree.

O livro, publicado este mês pela editora Intrínseca, não passa de um exercício de texto de Stephenie, como ela mesmo diz na apresentação. É apenas uma forma de afirmar o que aconteceu em Eclipse, que não se estende na condução do exército de Victoria. Entretanto, o exercício não vale a pena. Li A Breve Segunda Vida de Bree Tanner sem ter lido Eclipse antes. O julgamento do livro certamente foi afetado por conta dessa falha de continuidade na leitura da saga, mas depois de ler Eclipse, a opinião se sustenta.

Não se pode negar que Bree é muito mais tolerável que Bella. Ela se lamenta menos e narra apenas o crucial. E ver como o grupo de recém-criados se comporta também não é tão ruim, principalmente no início, onde eles se assemelham aos vampiros clássicos – com medo do Sol, matando qualquer um para saciar a sede e dando um banho de sangue por onde passam. Mas é óbvio que, conforme Stephenie revela os segredos às personagens, o livro fica mais com a cara de Crepúsculo e seus derivados.

Embora A Breve Segunda Vida de Bree Tanner seja curto, sua leitura foi cansativa A autora fez, literalmente, um longo texto para a nova versão da batalha em Forks, sem capítulos e nem ao menos respiros para descansar os olhos. É uma narrativa corrida, escrita da mesma forma que todos os seus outros livros, porém mais direta, porém, tornando interessante só o final. Podem até rebater que o que realmente importa no livro é o seu desenvolvimento, a forma como Bree descobre mais coisas sobre os vampiros e sua relação com o colega Diego. Mas mesmo assim, não acho uma leitura necessária, pois já há romance o bastante em Eclipse.

Se você é realmente fã da série e quer ler tudo o que sai sobre ela, vá em frente. Porém, se você espera alguma informação crucial de A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, não tenha pressa em ler. O que interessa já é dito, de forma resumida, em Eclipse, e o livro não passa de mais um romance água com açúcar de Stephenie Meyer, com um pouco mais de sangue.

  • Oi Izzie, conheci o site há poucos dias e acabei me identificando muito com tuas resenhas.

    Sobre o livro… é um pouco mais do mesmo, creio que se a Stephanie tivesse cortado metade da lenga lenga em Eclipse, daria para inserir a história de um clã inteiro de recém-criados no livro dando alguma vida e ação à narrativa, foi até interessante ver a história sobre uma outra ótica e cá pra nós, ainda bem que o tal do Diego morreu logo e evitou que a Bree se tornasse uma segunda Bella.

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

AgendaLiteratura

Flautista Ivan Melillo lança o livro “Crônicas Musicais”

Na obra, ele expõe partituras das suas próprias músicas, compostas diariamente em...

FestivaisLançamentosLiteratura

“Guia de conduta para mulheres bravas” na Flip 2026

A pesquisadora, artista visual e escritora Marina Jerusalinsky é semifinalista do Prêmio...

AgendaFestivaisLiteratura

Flip 2026: cearense Maurício Mendes com Manual do Mediador

Nova edição de “O homem não foi feito para ser feliz” chega...

AgendaLiteratura

Danilo Heitor leva ficção científica e memória política na Flip

O que acontece quando os crimes de uma ditadura não ficam no...

LançamentosLiteratura

O manual do turista que ninguém aguenta 

Reclamadores, invasores de espaço e entrosões ajudam a explicar por que a...

LançamentosLiteratura

Thainá Fernandez lança romance  “Beijada pela maré”

Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, novo romance...

LançamentosLiteraturaTecnologia

Lançamento da Flip 2026, “Biotecnosfera”

Romance de Lucas Araújo mistura ficção especulativa, crise climática e debates sobre...