Perto da celebração dos 130 anos de nascimento de Mário de Andrade, acontecerá na capital paulista A Gente de SP, projeto inspirado na obra do escritor que realizará diversas ações que promovem diálogos entre a cultura popular brasileira, a literatura paulista e a música instrumental contemporânea. Nos dias 23 e 30 de setembro, 7, 14 e 24 de outubro, e 24 de novembro, o público terá uma experiência que preserva e valoriza a identidade cultural do país através de uma série de shows, ciclos de debates, sessões de áudio-literatura, além do lançamento de um disco-livro.
As atividades do projeto foram costuradas de modo que um ciclo se fechasse, voltando à Oneyda Alvarenga com o resultado dessa produção, e que os shows acontecessem em locais que tiveram o dedo e a presença do Mario de alguma forma. O projeto de música, pesquisa e literatura, traz versões sonoras para três contos de Mário de Andrade que se passam em São Paulo: ‘Túmulo, túmulo túmulo’ (narrado por Max B. O.), ‘Caso em que entra bugre’ (narrado por Rossandra Cabreira e Maria Fernanda Carmo) e ‘O poço’ (narrado por Zé Luiz Mazziotti).
A trilha sonora é toda original, composta pelo Coletivo Mapa Mudo usando sonoridades originalmente gravadas por Mário no interior de SP e colhidas na Discoteca Oneyda Alvarenga. O objetivo do projeto e, sobretudo o disco-livro, é condensar e evidenciar o diálogo entre as diferentes expressões artísticas.
ATIVIDADES CICLO DE ENCONTROS
Serão apresentados três audiocontos de Mário de Andrade sonorizados a partir de narração e trilha sonora originais. Fazem parte dessa trilha sonora gravações de música paulista comandadas por Mário nos anos 30, quando o escritor era diretor do Departamento de Cultura de São Paulo. Atualmente essas gravações pertencem ao Arquivo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, no Centro Cultural São Paulo e é justamente neste espaço que acontecerão as audições, seguidas de bate-papo sobre a pesquisa de Mário de Andrade acerca de diferentes pontos da cultura paulista, a partir da análise de cada um dos contos. O último encontro será focado no conjunto dos três contos e sua discussão sobre a formação da cultura brasileira.
Quando: sábados, 23/09, 30/09, 7/10 e 14/10, às 15h
Onde: Discoteca Oneyda Alvarenga – Biblioteca do Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
Duração: 90 minutos
classificação indicativa: maiores de 14 anos gratuito
Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/LjpJvi8VSEQFgXKNA 30 vagas
APRESENTAÇÕES MUSICAIS com MAPA-MUNDO
Show de lançamento do disco-livro “A Gente de SP”, onde o grupo colore (com sons) um mapa mudo de São Paulo com base na imensa pesquisa que o escritor Mário de Andrade fez sobre a cultura paulista. Como no seu primeiro trabalho, “Jazz Rural Paulista”, Mapa-Mudo dialoga com gravações feitas pelo Departamento de Cultura de São Paulo no interior do Estado, na época em que Mário era seu diretor (1935-37). Dentro dessas fronteiras paulistas, o grupo derrama sonoridades experimentais, católicas, indígenas, do passado, técnicas contemporâneas, expandidas, mestiças, entre outras tintas, em um contraponto livre que dialoga com três contos de Mário sobre São Paulo: “O Poço”, “Túmulo, túmulo, túmulo” e “Caso em que entra bugre”.
quando: 24 de outubro, 19h
onde: Sala Adoniran Barbosa, Centro Cultural São Paulo
quando: 24 de novembro, 20h
onde: Sala do Conservatório (Praça das Artes)
Duração: 75 min
classificação indicativa: livre gratuito, retirar ingresso com uma hora de antecedência local sujeito à lotação máxima
Em todas as atividades, ocorrerá o lançamento da fonocaderneta
FICHA TÉCNICA
Idealização: Rádio a Granel (Enrique Menezes e Maria Fernanda Carmo)
Contos: Mário de Andrade
Apresentação e Posfácio: Enrique Menezes
Estabelecimento de Texto: Rádio a Granel
Revisão: Rádio a Granel
Imagem da capa: Fernando Burjato
Design e diagramação: Monstro Gráfico
Criação Musical: Mapa-Mudo (Ricardo Zohyo – contrabaixo; Enrique Menezes – flautas e viola caipira; Daniel Grajew – piano e sintetizadores, Diogo Maia – clarinete/clarone e João Gabriel Fideles – bateria e percussão)
Locução dos contos: Zé Luiz Mazziotti (O poço), Max B.O. (Túmulo, túmulo, túmulo), Maria Fernanda Carmo e Rossandra Cabreira (Caso em que entra bugre)
Sonorização: Rádio a Granel
Mixagem e Masterização: Rádio a Granel e Gustavo Vale
Comente!