AgendaArtes Visuais

“Bandeiras e Cores Entre Nós”

Depois de passar por São Paulo, Vaduz (capital de Liechtenstein), Bruxelas, Búzios e mais recentemente Guajiru e Fortaleza, o projeto “Bandeiras e Cores Entre Nós” chega ao Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto, onde vai reunir 36 bandeiras customizadas por artistas de várias procedências. Mantendo sua vocação itinerante, o evento tem como proposta levar as obras a galerias e espaços culturais que ultrapassam as fronteiras continentais, levantando bandeiras – literalmente – como mobilizadoras sociais e vitais em diferentes formatos, com temas atuais e de relevância para o país. Selecionados através de uma convocatória, já estiveram presentes mais de 120 profissionais, residentes em diferentes regiões do Brasil do exterior. A realização é da Arte2 Produtora, representada pela artista plástica e curadora Angela de Oliveira junto com a galerista, fotógrafa e curadora Ana Arcioni, que assinam e dirigem o projeto. Nesta edição, elas contam com a colaboração da também artista plástica Renata Costa, que se une a elas na co-curadoria.

Sobre as obras expostas

Cerca de 36 bandeiras em tecido de voal, medindo 2.50 por 1.20 cm, ocuparão o espaço expositivo, impressas e costuradas em varão de madeira e fixadas nos perfis metálicos existentes no teto por fios de nylon, conferindo leveza e fluidez às obras, cujo tema é livre.

“Na arte expressada, podemos fluir em nossa jornada existencial e transformar nossas inquietudes em beleza. Se abríssemos seu interior, o que encontraríamos? No exercício da verdade e no ato de sermos transparentes, levantam-se nossas bandeiras internas. Quais são as suas? O que acha que existe no centro de quem você é? ‘Bandeiras e Cores entre nós’ provocou e convidou vários artistas à abertura de sua sensibilidade transparente. O resultado são as bandeiras que expomos neste projeto. Mais que um convite, nossa pretensão é de provocar os sentidos com as cores, o movimento e a leveza”, diz Andréa Cardoni, que atua como colaboradora no evento.

Entre os artistas confirmados, estão Acácio Pereira, Ara Vilela, Carla Barros, Carlos Sulian, Cati Alionis, Colenese, Cristhina Bastos, Cristina Pacheco, Deborah Netto, Emanuelle Calgaro, Francisco Ivo, Gray Portela, Gualton Remo, Gui Brescia, Henrique Diogo, Hermano Cananea, India Prado, Jansen Vichy, Josephine Di Giovanna, Ju Moraes, Justina D´Agostino, Lenny Lopes, Marcia Fontenelle, Mari Pereira, Miguel Nader, Miriam Gonçalves, Paula Loraine, Renata Costa, Ricardo Massolini, Roberto Vamos, Rose Maiorana, Silvana Ravena, Soraya Boechat, Simone Bellusci, Thais Moraes e Valéria Oliveira.

Saiba mais sobre as curadoras e sócias da Arte2

Angela de Oliveira nasceu em Itapetininga, São Paulo, trilhando um belo caminho na realização de eventos culturais, atuando também na curadoria de arte brasileira. Em sua trajetória, já realizou mais de 50 exposições na Europa, Estados Unidos, países da América Latina e mais de 90 exposições em diversos estados do Brasil e fazendo assessoria de artistas e galerias. Formada em artes plásticas, hoje contabiliza mais de 1.500 obras próprias comercializadas.

Ana Arcioni nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É galerista e curadora de arte com vasto conhecimento em sobre arte popular brasileira, além de fotógrafa, psicóloga e mestra em comportamento humano. Sócia proprietária da @viridisgallery (viridisgallery.com), atualmente reside em Blankenberge, na Bélgica, onde realiza seu objetivo de transmitir a cultura brasileira através da arte. Com este objetivo, já realizou diversos eventos culturais presencias e virtuais, assessoria a artistas e exposições com artistas brasileiros em diferentes países da Europa e do Brasil.

Sobre Renata Costa

Nascida no Rio de Janeiro, Renata Costa (@renatacosta_art) é curadora, artista plástica e arquiteta. Tem na arte abstrata a forma de externar sua criatividade, transmitindo o imaginário por meio das texturas, movimentos e espatuladas. Realizou produção de exposições no Brasil e suas obras mais recentes participaram das exposições “Expressão”, no CCCRJ, “Bandeiras e Cores entre Nós”, em São Paulo e Búzios, e “A arte que nos Habita”, em São Paulo. Recebeu reconhecimento por Mérito Artístico na “Luxembourg Art Prize” (7ª edição, 2021, Gran Ducado de Luxembourg) e Prêmio de Destaque na “Bela Bienal Latino-americana de Arte Contemporânea” (5ª edição , 2021).

Serviço:

“Bandeiras e Cores Entre Nós”

Abertura: 31 de agosto, quinta-feira, das 16h às 19h

Visitação: de 1º de setembro a 14 de outubro de 2023

Curadoria: Angela de Oliveira e Ana Arcioni

Co-curadoria: Renata Costa

Produção: Arte2

Local: Centro Cultural Correios RJ

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada gratuita

Classificação livre

Deixe um comentário

Sugeridos
Artes VisuaisAstros

Morre Yayoi Kusama, artista japonesa conhecida por sua obra polka dot

A artista de vanguarda japonesa Yayoi Kusama, que ficou famosa por suas...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...