em

Fora da Rota: O Último Bar Antes do Fim do Mundo

Uma coluna para os viajantes interessados em conhecer lugares fora da rota tradicional do turismo. A busca aqui, não é particularmente por visitas a regiões “exóticas” ou remotas, mas sim estabelecimentos interessantes e diferentes situados muitas vezes em cidades bem tradicionais.

A coluna “Fora da Rota” pretende visitar museus, cinemas, galerias e outros locais diferentes pelo mundo a fora, sempre priorizando o fator cultural destes lugares incomuns. Ainda sim, não é nosso objetivo estabelecer qualquer tipo de guia de viagem com esta coluna, e sim mostrar estabelecimentos diferenciados para aqueles que querem conhecer o mundo.

o último bar antes do fim do mundo - Dernier 1 - Fora da Rota: O Último Bar Antes do Fim do Mundo
Entrada do bar durante o inverno Parisiense.

O último bar antes do fim do mundo (Le Dernier bar avant la fin du munde) é um dos bares (obviamente) mais bacanas que já tive a chance de visitar. É um destino divertido e pouco conhecido por turistas, bem no coração de Paris, quase ao lado da saída do metrô Chatêlet e apenas alguns quarteirões da Notre Dame. Apesar de muitos não saberem, os franceses são de muito longe um dos povos mais viciados em cultura nerd e geek. Muito além da obsessão pelos quadrinhos (aqui chamada de bande dessinée) e as dezenas de lojas dedicadas a eles, aos caminharmos pelas ruas de qualquer cidade do país, mesmo nas menores, encontramos com facilidade espaços dedicados a jogos de tabuleiro, animes e ao fandom em geral, em uma overdose de opções difícil de ser rivalizada.

o último bar antes do fim do mundo - denier 2 630x419 - Fora da Rota: O Último Bar Antes do Fim do Mundo
Foto do Salão principal.

O último bar antes do fim do mundo é apenas a cereja do bolo da cena nerd de Paris. Logo na entrada, somos recepcionados pelo imenso logo com uma espécie de Cthulhu gigante que ocupa quase meio quarteirão de um prédio antigo, sede da anciã galeria de arte do teatro Chatêlet. Junto da bela fachada, a entrada também conta com um R2D2 de tamanho real e uma gigantesca Milleniun Falcon.

o último bar antes do fim do mundo - dernier 2 290x222 - Fora da Rota: O Último Bar Antes do Fim do Mundo
A decoração do bar é sempre criativa.

O local é divido em três andares, o bar principal toma o formato de uma tradicional taverna de contos de fantasia, ainda que com um toque um pouco steam punk. A decoração é repleta de objetos de desejo para nerds em todos os temas possíveis: do Náutilos de Nemo até o Tardis de Dr. Who. No geral, o ambiente do salão é belíssimo com mesas de bares intercaladas com relaxantes sofás. As garçonetes deste andar se vestem de cosplay diversos e discretos, felizmente nada muito apelativo ou machista. Os outros dois andares foram pensados como um cenário de ficção científica, se assemelhando ao interior de uma nave. Neles se encontram mais mesas para que você possa se sentar e desfrutar da boa comida do bar e da diversificada lista de drinks e cervejas.

o último bar antes do fim do mundo - dernier 3 - Fora da Rota: O Último Bar Antes do Fim do Mundo
O ambiente confortável do salão principal.

No subsolo também ficam os banheiros, que para os homens são quase um show a parte. Todos os mictórios do bar possuem um vídeo-game que é ativado assim que você começa a urinar. Basicamente você tem pouco tempo (ou muito, depende da sua bexiga) para responder um Quizz de temática nerd, onde você deve direcionar o jato para as respostas correspondentes. O jogo grava sua pontuação e o bar mantém os melhores mijões devidamente preservados em seus anais. A coisa é toda muito divertida, além de servir como incentivo a cerveja. É uma pena que as mulheres ainda não tenham algo igualmente interessante a fazer ( dizem que existe uma mesa de pingue e pongue em todos os banheiros femininos do mundo, mas eu não saberia dizer). Outro ponto bacana do Último Bar é que ele é uma das poucas opções de lugar onde se pode beber e comer de verdade ao mesmo tempo. Normalmente na França os bares não servem comida, no máximo alguns tira-gostos menores, mas aqui se pode encontrar sanduíches, hambúrgueres e outras pedidas para os famintos. Todos os drinks e pratos do cardápio são vendidos com uma temática e um nome oriundo da cultura nerd, e o bar também conta com um bom estoque de produtos licenciados (como o famigerado True Blood da HBO).

o último bar antes do fim do mundo - dernier 4 630x469 - Fora da Rota: O Último Bar Antes do Fim do Mundo
O subsolo em temática nave espacial.

Desde sua abertura o bar também vem sendo utilizado como centro de festas temáticas, como a Cantina’s Party para fãs de Star Wars, o Dr. Who day e uma reunião quase semanal da cultura Steam Punk da cidade. Muitos lançamentos de livros e jogos também estão sendo direcionados para o local. Graças a toda esta movimentação é importante chegar cedo porque muitas vezes ele acaba lotando bem rápido. Para quem é fã desse tipo de cultura recomendo um programa duplo. Comecem visitando a fantástica loja de quadrinhos Album, localizada no número 67 do Boulevard Saint-German (Metrô Cluny – La Sorbonne), relativamente próximo a Notre Dame, e depois sigam até o Le Dernier Bar Avant la Fin du Munde no número 19 da Avenida Victória (próximo ao Metrô Chatêlet). O tempo de trajeto a pé de um até o outro é no máximo meia hora e ambos são muito bacanas. Nos arredores da Album também existe um loja de jogos de tabuleiro de dois andares, mas lembre-se que os preços na França costumam a estar entre os mais caros da Europa.

o último bar antes do fim do mundo - dernier 6 630x261 - Fora da Rota: O Último Bar Antes do Fim do Mundo
Por fim o andar Cyber-punk do Último bar.

O Último Bar Antes do Fim do Mundo é sem duvidas um destino fora da rota, e certamente uma das opções mais divertidas e irreverentes de bar em Paris. Site oficial do Dernier Bar Avant la Fin du Munde

Deixe sua opinião

Avatar

Publicado por Felipe Velloso