AcervoCríticasLançamentosMúsica

Novo disco de Anitta patina na dispersão de talentos e busca por identidade

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Kisses.webp" rel="nofollow"> &title=Novo%20disco%20de%20Anitta%20patina%20na%20dispers%C3%A3o%20de%20talentos%20e%20busca%20por%20identidade" rel="nofollow"> &name=Novo%20disco%20de%20Anitta%20patina%20na%20dispers%C3%A3o%20de%20talentos%20e%20busca%20por%20identidade" rel="nofollow">

Os dias que antecederam o lançamento de “Kisses” foram agitados para a cantora Anitta e sua equipe. Rumores sobre seu envolvimento com o jogador Neymar, e depois com o surfista Gabriel Medina, tomaram conta dos noticiários e sites especializados em celebridades. Suas preferências sexuais e até o apreço por substâncias ilícitas foram esmiuçadas em uma biografia (“Furacão Anitta”, por Léo Dias /Ediouro) que mais parece um tratado sobre a fofoca no mundo pop nacional. Até sua festa de aniversário provocou comentários.

Uma coisa é fato: hoje tudo o que envolve Anitta toma dimensões superlativas. Era exatamente o que a cantora queria com esse novo trabalho: um disco para abalar o mundo da música. Deu errado. Anitta sairá deste projeto menor do que quando resolveu inicia-lo com seus produtores e arranjadores.

Obviamente seu nome segue forte, seu senso de parcerias, a capacidade de construir carreiras (Jojô Toddynho, Pabllo Vittar, Nego do Borel, etc) continuam inabaláveis. Colocada em dúvida está sua capacidade criativa e de construção para um trabalho complexo como um disco. Ela não perdeu o talento, nem a voz, construída ao longo dos últimos anos com muito esforço e estudo (a Anitta do começo de carreira era um arremedo da cantora de agora). Perdeu sua consciência de espaço, algo extremamente importante para os grandes ídolos.

Kisses é um álbum desnecessário. Traz tudo que os bons produtores evitam: músicas monocórdicas com ausência de punch rítmico, desprovidas de alma. Até mesmo os elementos característicos e performáticos de Anitta se perderam em nome de uma busca de identidade que renega a brasilidade pela qual ela se tornou conhecida.

O público internacional, a quem Anitta persegue, não quer uma nova Beyoncé. Eles têm a original, muito mais potente e harmônica que a imitação de Honório Gurgel.

Desperdiçando participações especiais, Anitta conseguiu estragar até a presença de Snoopy Dog, mais conhecido pelos escândalos que pelo talento. A voz de Ludmilla é outra que se perde em meio a uma exaltação sem nexo à maconha. Bem aproveitado apenas o beatmaker carioca Papatinho, que poderia ter respondido por toda a produção rítmica do álbum.

O novo disco de Anitta é algo perfeito para ser ouvido em elevadores ou em lojas de roupas em um shopping qualquer. Amorfo, inofensivo. Sem nenhum traço do funk ascendente que a consagrou. Tudo parece deslocado em Kisses. Até quando o álbum acerta ele mostra as deficiências de conjunto. A bela Você Mentiu, cantada em parceria com Caetano Veloso, não interage com as demais canções, encerrando o álbum como um mergulho em uma fossa profunda ou ressaca de bebida ruim. Até os dez clipes lançados em conjunto com o disco são ruins. Faltou o dedo de um roteirista de talento para guiar os passos da cantora. “Kisses” é tudo, menos Anitta.

Deixe um comentário

Sugeridos
FestivaisMúsicaNotíciasShows

C6 Fest 2026 confirma Robert Plant, The xx e mais

Festival acontece em maio em São Paulo O C6 Fest revelou o...

FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

MúsicaNotíciasShows

Linkin Park surpreende fãs em São Paulo com chá de revelação durante show

Durante o show do Linkin Park neste sábado (8), no Estádio do...

MúsicaNotíciasShows

AC/DC esgota três shows em São Paulo

Banda retorna ao Brasil após 16 anos Já era esperado que o...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...

MúsicaNotícias

AC/DC confirma retorno ao Brasil em 2026 com show único em São Paulo

Após 17 anos de espera, os fãs brasileiros de AC/DC finalmente podem...

AstrosMúsicaNotícias

Morre Lô Borges, fundador do Clube da Esquina

Famosos repercutem a perda nas redes Morreu aos 73 anos Lô Borges,...

LançamentosMúsica

Norton une pop, funk e MPB em “Tudo Cooperou”

Aposta da Onimusic na reta final de 2025, o cantor Norton apresenta...

LançamentosMúsica

Ana Nóbrega lança a canção “Oh, Vem Me Avivar” pela Onimusic

Um mês após lançar a canção “Não Há Outro Lugar”, a cantora...

AgendaMúsicaShows

Victor Biglione lança tributo a Luiz Bonfá em show no Rio

O guitarrista e violonista Victor Biglione lança no dia 31 de outubro,...