FilmesListas

10 documentários que merecem sua atenção

Fim de ano está aí em cima, que tal umas dicas de bons documentários. Nem é preciso dizer o óbvio, mas estamos em um momento em que mergulhar no entretenimento e na cultura em casa é a melhor coisa a fazer.

Que tal uma lista de alguns documentários que saíram recentemente e que merecem uma conferida? Confira a seguir.

Spider-Man japonês (Supaidaman), de David Gelb, 2020

A primeira dica, não é de um documentário inteiro, mas um dos episódios da série documental do Disney +, Marvel 616 (dirigida, aliás, pelo mesmo autor do excelente documentário Jiro Dreams of Sushi), mas este capítulo de menos de uma hora é muito parecido com os da conhecida série da  Netflix.

O episódio revela um dos segredos mais bem guardados do cabeça de teias até agora no Oriente, o Homem-Aranha licenciado, mas tão diferente da versão que todos sabemos que está mais relacionado aos Power Rangers do que à ideia de Stan Lee. Um Peter Parker bem trash, com um carro, uma nave que se transforma em um robô gigante e muito, muito mais.

Eles não envelhecerão (hey Shall Not Grow Old), de Peter Jackson, 2018

É impressionante como esse documentário não gerou pelos arquivos gráficos restaurados e coloridos da Primeira Guerra Mundial. Peter Jackson, diretor de O Senhor dos Anéis é o responsável dessa obra deslumbrante.

A inovação técnica (houve alteração da velocidade dos frames e até sons rítmicos foram criados) e que, com o perdão de Spielberg e Mendes, é a versão mais envolvente que alguma vez verá do horror que a vida está no trincheiras. Está no Amazon Prime

Pelo poder de Grayskull (Randall Lobb e Robert McCallum, 2017)

Com melhor narrativa do que os demais episódios, esse que é dedicado ao He-Man em Os Brinquedos que marcam época traz mais pontos de interesse para quem, além de amar a figura de ação, também mantém um lugar especial para a série animada.

Um passeio pela nostalgia que você deve à sua criança interior.

O pintor e o ladrão (Benjamin Ree, 2020)

Podia ser uma história de Victor Hugo, mas é algo que aconteceu no mundo real. Duas das pinturas mais importantes em exposição são roubadas de um pintor naturalista tcheco, e a curiosidade o leva a procurar o cara que cometeu o crime.

O que encontra é aparentemente um criminoso comum, mas também uma alma tentando superar suas dores e vícios, alguém não tão longe de si e o que resta é ao mesmo tempo uma história sobre uma estranha amizade e um jogo psicológico mais surpreendente do que a maioria das produções de Hollywood.

https://youtu.be/JSc1WZ_3xwI

Apollo 11 (Todd Douglas Miller, 2019)

Possivelmente a proposta mais conhecida da nossa lista, contando algo que já sabemos, ou seja, a decolagem bem-sucedida da famosa nave que chegou a Lua. No entanto, a Apollo 11 de Todd Miller tem algumas imagens (de arquivo, tiradas da NASA agora pela primeira vez em cinquenta anos) de tal valor estético e até sociológico que nos presenteia com cenas que ainda não tinham sido vistas.

Murder Death Koreatown (anônimo, 2020)

Embora Murder Death Koreatown seja em teoria uma autobiografia, o arquivo do IMDB deste filme não registra o nome de seu autor (um mistério ainda) e em nenhum momento sabemos como o seu protagonista é chamado.

Começamos com um assassinato em uma das áreas mais miseráveis de Los Angeles que assombra um vizinho, e daí vagamos em direção à loucura Lovecraftiana. Divertimento para alguém que sempre quis inovar no audiovisual ou na crítica social? Documentário ou ficção? Assistam e cheguem a uma conclusão.

https://youtu.be/MM27Q_9Fswo

Feels Good Man (Arthur Jones, 2020)

Temos aqui um pouco de Moby Dick, por lutar contra forças muito mais poderosas do que você, e mais uma pitada de Frankenstein, pelo criador que busca expressar seu mundo interior e acaba vendo sua criatura ganhar vida.

Feels Good Man é um documentário sobre Pepe the Frog, o símbolo da extrema direita irreverente nas redes sociais, e como seu autor, um cartunista que tenta reapropriar um personagem para representar o amor em vez do niilismo envenenado com os qual foi o associado. Um aviso que quando algo chega na internet, ninguém é dono de nada, nem de você nem da sua imagem.

Raptado à vista (Skye Borgman, 2017)

Sim, é um daqueles documentários que é melhor não sabermos nada do que vão te contar, assistam e deixem o diretor mostrar acontecimentos reais inacreditáveis ​​demais para acreditar.

A Riqueza de uma geração (Lauren Greenfield, 2018)

Quem diria que poderíamos achar engraçado e pena ao mesmo tempo daquele 1% mais rico? O diretor nos leva para as fortalezas egocêntricas dos mais repelentes ricos do planeta. No apresentando um disforme fruto do tardiocapitalismo e que tem comportamentos bem próximos da decadente leite do império romano, nos momentos finais de que seu sistema desapareceria.

American Factory (Julia Reichert e Steven Bognar, 2019)

Os diretores ganhadores do Oscar trazem as respostas para: Como você acha que os americanos se sentiram quando foram retirados do fundo do poço por uma empresa estrangeira?

O que você acha que os funcionários chineses vão pensar quando virem a pachorra e a baixa produtividade dos americanos? Todas as misérias do cenário do trabalho globalizado do século 21 em duas horas.

Deixe um comentário

Sugeridos
Street Fighter trailer jogável
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

Tim Curry
AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

Nosso Segredo Cinema Filme BSBArt 2 1024x549
CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

Festival do Rio
FestivaisFilmesNotícias

Première Brasil Anuncia 101 Filmes Selecionados para o Festival do Rio 2026

Escolhida entre quase 1.500 inscritos, a safra da 28ª edição do evento...

Coyote vs. acme
CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

Dolly Parton and Sylvester Stallone
AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

Huub Stapel e Leo Alkemade em Champagne, de Tim Kamps crédito Autoral Filmes (4)
CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

Frozen
FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...