em , , ,

2ª edição do Green Nation acontece no Museu da República, de 6 a 14 de setembro, com entrada gratuita

A segunda edição do Green Nation levará para o Museu da República, no Catete, entre os dias 6 a 14 de setembro, uma série de atividades interativas, incluindo a Mostra Internacional de Cinema, que promete estimular os visitantes a contribuir de forma sustentável por um mundo melhor. O Green Nation é realizado pelo CIMA- Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, ONG que há mais de 20 anos desenvolve ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais.
Com uma programação para todas as idades, o evento tratará de questões ambientais de uma maneira descontraída, usando o audiovisual, o entretenimento e a educação para abordar o assunto. Cinco instalações fazem parte da Feira Interativa/Sensorial. Elas vão convidar o público a conhecer mais e adquirir boas práticas a favor do Planeta. No cenário de uma casa é possível simular o deslizamento de uma encosta durante uma tempestade; no elevador panorâmico, o visitante fará uma viagem no tempo e vai conhecer o Rio de ontem e do que poderá ser no futuro; dentro do Submarino, navegar por um mar de corais e entender os perigos da poluição das águas; em uma Nave, sobrevoar e percorrer o Rio Guandu, responsável pelo abastecimento de água do Rio; na Ecopista, uma competição para gerar mais energia em um espaço que promete muita animação e, por último, o Mundo das Ideias que Mudam o Mundo, um simulador dos sonhos em um planetário montado em uma grande abóboda onde serão projetadas imagens motivacionais.
green-nation-fest-noticia
A Mostra Internacional de Cinema conta com 15 longas-metragens entre filmes produzidos no Brasil e estrangeiros, sendo seis pré-estreias no Brasil e duas Première sul-americanas.
Para discutir e debater os assuntos ligados à sustentabilidade, os Seminários Internacionais de Economia verde e criativa serão abertos ao público e contarão com profissionais e personalidades que se destacam no mundo por suas ideias ou realizações. São cinco categorias: Arquitetura e Design Sustentável, Urbanismo e Mobilidade, Moda e Sustentabilidade, Empreendedorismo Sustentável, Alimentação Saudável e Arte e Meio Ambiente. Os debates acontecem de 8 a 11 de setembro, das 13h às 17h, no auditório do Museu da República. Haverá tradução simultânea para as apresentações dos convidados estrangeiros.
Além dos seminários, a programação conta com workshop exclusivo para urbanistas e arquitetos ministrado por Jaime Lerner.
Crianças e adultos poderão também brincar com a reciclagem e o reaproveitamento do lixo com as Oficinas Criativas, produzindo objetos de utilidades domésticas com embalagens descartadas.
Na Copa Green, um “torneio de craques” vai reunir ex-jogadores e artistas que são apaixonados pelo esporte. Os jogos acontecem no dia 7 de setembro, no Aterro do Flamengo.
Duas campanhas também serão lançadas durante o festival, a de apadrinhamento de árvores e a Lixo na Cesta, de coleta seletiva. Na recepção do evento, o Green Nation Fest presenteará cada visitante com uma muda de espécie nativa plantada em seu nome no Parque Fluvial do Rio Guandu. Além do certificado de apadrinhamento, o visitante recebe acesso ao site e aplicativo exclusivo “Nossas Árvores” no Facebook, onde é possível conhecer melhor cada espécie e ampliar a discussão sobre a importância da conservação das matas.
GreenNationFest1
Mostra de Longas:
Uma das atrações do Green Nation Fest será a Mostra Internacional de Longas, que reunirá documentários e filmes de ficção com temática voltada à preservação do meio ambiente. As sessões serão no Cine Museu da República, de 6 a 13 de setembro, sempre das 13h às 15h30. Serão 14 filmes inéditos no Brasil, divididos por temas:
Especial Famílias
Winter, o Golfinho 2
The Nightingale
Terra de Ursos
Era uma Floresta
Especial Arquitetura e Design
Damnation
Expedições de Burle Marx
Especial Empreendedorismo
Efeito reciclagem
The Elemental
Especial Silvio Tendler
O Veneno está na mesa 1
O Veneno está na mesa 2
Agricultura tamanho família
Especial Florestas
Onça-Pintada, mais perto do que se pode imaginar
Amazônia Desconhecida
Outros filmes da programação:
O Acre existe
Ouvir o Rio
“Água e Cooperação”
Para assistir aos filmes, basta o interessado se inscrever no site do festival:
http://www.greennationfest.com.br/pt/mostra_detalhe/8/Mostra-de-Longas
Serviço:
Green Nation
De 6 a 14 de setembro – Das 9h às 17 horas
Museu da República – Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2127-0324
Entrada gratuita
A programação completa está disponível no site www.greennationfest.com.br
 

Participe com sua opinião!