Filmes

“A Invenção de Hugo Cabret” vira maquiagem frente a excessiva paixão de Scorcese

Compartilhe &media=" rel="nofollow"> &title=%E2%80%9CA%20Inven%C3%A7%C3%A3o%20de%20Hugo%20Cabret%E2%80%9D%20vira%20maquiagem%20frente%20a%20excessiva%20paix%C3%A3o%20de%20Scorcese" rel="nofollow"> &name=%E2%80%9CA%20Inven%C3%A7%C3%A3o%20de%20Hugo%20Cabret%E2%80%9D%20vira%20maquiagem%20frente%20a%20excessiva%20paix%C3%A3o%20de%20Scorcese" rel="nofollow">

 

A excessiva paixão por determinado projeto pode ser o maior vilão na execução final de um filme. É quando a passionalidade fala mais alto que a razão,  e um filme fica preso mais a uma forma idealizada do que a um contexto substancial do que poderia render.

A Invenção de Hugo Cabret, inexplicável tradução para o título original Hugo, novo e esperado filme de Martin Scorcese, resvala por esse conceito ao dar forma a uma paixão, pretensão e (a priori) preciosismo do cineasta, em buscar um diálogo maior e efetivo com o público infantil, principalmente por ter uma filha na faixa etária.

Escrito por John Logan a partir do livro de Brian Selznick, o roteiro acompanha o órfão do título (Asa Butterfield, um encanto), que, vivendo nos submundos de uma grande estação ferroviária em Paris, tenta juntar peças a fim de reconstruir uma espécie de robô encontrado por seu pai (Jude Law), um relojoeiro morto em um incêndio. Hugo é surpreendido pelo dono de uma loja de brinquedos ao tentar furtar mais um objeto para seu projeto – e acaba sendo obrigado a trabalhar para o sujeito a fim de evitar ser entregue ao ameaçador inspetor da estação. Tornando-se amigo de Isabelle (Chloë Grace Moretz, de Deixe-me entrar), filha adotiva do lojista, o garoto acaba descobrindo que seu patrão é Georges Méliès (Ben Kingsley), esquecido diretor do clássico Viagem à Lua e possível inventor do objeto descoberto por seu pai.

Com uma direção de arte lindíssima e uma fotografia que mimetiza com impressionante habilidade o universo criado por Scorcese, o filme é tecnicamente impecável, incluindo uma das mais bonitas aberturas que o cinema já viu. E, já que estamos falando das qualidades, é emocionante a homenagem ao cinema, que o cineasta promove em Hugo. São referências que vão construindo um sentimento de alento aos primórdios do cinema, trazendo alegoria à simplicidade e mágica do início da sétima arte. São esses os momentos em que percebemos que por trás de tudo está um diretor que sabe muito bem espetacularizar a sua paixão maior e isso fica claríssimo.

Porém, na ânsia por dar forma a essa paixão, Scorcese se deixou levar pela plástica e esqueceu-se da dramaturgia. A trama é pedestre e seu desenrolar é tão clichê e forçado que parece não combinar com a grandiloquencia (maneirismo costumaz de Scorcese) estética do filme. Para piorar, o roteiro vai enchertando alguns “núcleos” de coadjuvantes totalmente caricatos e sem nenhuma função para o andamento da história, que vai se passando lentamente em seus (muito perceptíveis) 127 minutos. Afinal, tanta beleza pode se tornar cansativa se a mesma não for bem estruturada numa narrativa, no mínimo, envolvente… O que não é o caso de Hugo. Esse erro me remeteu muito a O Aviador, filme de Scorcese, que também fora indicado ao Oscar de Melhor Filme de 2005, que, assim esse novo filme, se perde na grandiloquência do projeto, e não contextualiza de forma efetiva tanta paixão.

[xrr rating=2.5/5]

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesTrailersVideos

Primeiro Trailer de Moana Live-Action é Lançado

O primeiro teaser trailer de “Moana”, a aguardada adaptação live-action da Disney,...

FilmesNotícias

Pantera Negra 3 é confirmado com Ryan Coogler na direção

“Pantera Negra 3” está confirmado e marcará o retorno de Ryan Coogler...

CríticasFilmes

Anime “Make a Girl” traz assunto atual, a IA, em longa de estreia

Ela ganhou lugar nas nossas vidas sem pedir licença, de supetão. Virou...

FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

FilmesTrailersVideos

Trailer oficial de O Diabo Veste Prada 2 apresenta retorno de Meryl Streep e Anne Hathaway

A 20th Century Studios divulgou o primeiro teaser do aguardado “O Diabo...

FilmesTrailersVideos

Toy Story 5 mostra brinquedos ameaçados pela tecnologia em trailer

A Pixar Animation Studios e a Walt Disney Pictures lançaram o primeiro...

FilmesNotícias

“Gremlins 3” está oficialmente a caminho com Chris Columbus e Steven Spielberg

Depois de quase quatro décadas desde o último filme, a clássica franquia...

FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...