AcervoCríticasFilmes

A sutileza de O Caso Collini

Compartilhe
Compartilhe

O longa-metragem O Caso Collini (Der Fall Collini, dirigido por Marco Kreuzpaintner) requer atenção total do espectador pois diferentemente do que acontece nos  chamados “filmes de julgamento” a que estamos acostumados a assistir dentro da indústria hollywoodiana, este filme alemão não entrega os segredos da trama de maneira rápida e nem se utiliza de diálogos expositivos para explicar seus mistérios. Cabe ao espectador desvendar a história junto com o protagonista, aos poucos, preenchendo as lacunas por conta própria.

O filme conta a história do advogado recém-formado Caspar Leinen (Elyas M´Barek), que está iniciando sua carreira na defensoria pública e recebe seu primeiro caso: um assassinato. É somente depois da primeira audiência preliminar, realizada às pressas, que Caspar descobre que a vítima do caso é o grande empresário alemão Hans Meyer (Manfred Zapatka), o mesmo homem que o acolheu quando criança, pagou seus estudos e o incentivou a se tornar advogado.

Inicialmente o jovem reluta em aceitar defender o assassino de seu mentor, principalmente porque também mantém um envolvimento amoroso com a neta e herdeira do empresário. Porém ele acaba aceitando seguir no caso, colocando sua carreira acima dos interesses pessoais. O acusado pelo crime é Frabrizio Collini (Franco Nero), um pacato cidadão italiano que tem todas as evidências contra si e em nenhum momento as contradiz ou alega inocência; pelo contrário, ele permanece em silêncio durante a investigação e o julgamento. Sua postura causa estranheza e interesse no advogado, que decide investigar as motivações de Collini por conta própria.

O diretor Marco Kreuzpaintner optou por construir uma história na qual vamos junto com o protagonista descobrindo uma rede de intrigas que envolve seu antigo mentor e sua família. O que torna essa trama tão interessante são os pequenos detalhes da história, apresentados de maneira sutil e delicada pelo roteiro: o envolvimento de Caspar com a família de Meyer, uma criança de origem turca deixada com uma família rica alemã que cuidou de sua educação formal e de seu encaminhamento profissional; como a neta de Meyer usa a ajuda que sua família deu à Caspar contra o advogado quando percebe que ele irá até o fim para defender seu cliente; e até mesmo o preconceito em relação à origem turca do protagonista, que apesar de não ser mencionado claramente, transparece na sutileza na qual o filme é construído.

Os poucos flashbacks utilizados durante o filme são pontuais, usados para explicar ao público como era a relação de Caspar com o resto da família Meyer e qual era a relação de Collini com sua vítima. O diretor optou por utilizar poucas falas nessas cenas, sem cansar o espectador com diálogos expositivos, e apostando na força das imagens para que o público entenda as questões levantadas.

O cineasta não tem pressa em apresentar a virada da trama, ao contrário, ele constrói muito bem o suspense, deixando o espectador ansioso pelo que está por vir. O único fator que pode atrapalhar essa sensação é a campanha publicitária do filme, já que o cartaz divulgado nas plataformas cinematográficas entrega de bandeja a virada da história, o que pode estragar a experiência para os mais atentos.

Como curiosidade do longa, temos a participação do veterano ator italiano Franco Nero, conhecido principalmente por ter interpretado o Django original, no filme dirigido por Sergio Corbucci em 1966.

Nota: Excelente( 4 de 5 estrelas)

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

O perigoso Lesson Learned: Cult of the Elizabeth

“Lesson Learned: Cult of the Elizabeth” continua a oferecer uma experiência de...

Mouse Trap: terror do Mickey Mouse ganha trailer macabro

Aproveitando que o primeiro curta do ratinho mais popular do mundo caiu...

Novo trailer inédito de “Ainda Estou Aqui”

Ainda Estou Aqui, representante do Brasil por uma vaga Oscar, ganhou um...

Festival do Rio 2024 – 15 filmes para assistir na maratona cinéfila

Chegou o grande momento para os cariocas amantes do cinema (ou de...

Elton John: Never Too Late ganha trailer do Disney+

Uma viagem emocionante pela vida e carreira de um dos maiores ícones...

Coringa: Delírio a Dois é interrompido em São Paulo após confusão com fãs da Lady Gaga

Uma sessão de Coringa: Delírio a Dois foi interrompida na cidade São...

Ofuscado pelo predecessor, “Coringa: Delírio a Dois” tenta inovar e quase consegue

A tarefa de “Coringa: Delírio a Dois” era ingrata, realmente. Como superar,...

Crítica de ‘Coringa: Delírio a Dois’

O filme ‘Coringa a Dois’, estrelado por Joaquin Phoenix and Lagy Gaga,...