AcervoAstrosFilmes

Adeus a Garry Marshall

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2016/07/img-1038615-garry-marshall.jpg" rel="nofollow"> &title=Adeus%20a%20Garry%20Marshall" rel="nofollow"> &name=Adeus%20a%20Garry%20Marshall" rel="nofollow">

Quando se pensa em comédias românticas contemporâneas, é impossível que Uma Linda Mulher não venha logo à mente. O filme não só transformou Julia Roberts na namoradinha da América e um dos maiores nomes de Hollywood como redefiniu o gênero que ganhou bastante popularidade naquela década de 1990. O responsável pelo feito foi o já saudoso Garry Marshall, que nos deixou na última terça-feira (dia 19 de julho) aos 81 anos, vítima de uma pneumonia. Estava casado com Barbara Sue Marshall desde 1963 e tinha três filhos e seis netos. Marshall nasceu Garry Kent Maschiarelli, em Nova York (NY), em 13 de novembro de 1934.

Formou-se em comunicação, com especialização em rádio, TV e produção de filmes, mas como sempre foi apaixonado por cinema, iniciou uma carreira como roteirista de esquetes de comédias para humoristas como Joey Bishop e Phil Foster em sua longa carreira de produtor, diretor e roteirista para TV, que inclui “Dick Van Dyke Show”, “Lucy Show”, a série “Happy days” e “Mork & Mindy”, estrelada por Robin Williams em 1978. Era conhecido por sua obsessão com basquete : em seu contrato muitas vezes havia uma cláusula que obrigava os estúdios a fornecer uma quadra de basquete próxima aos locais de filmagem.

Marshall também atuou. Em seu currículo há 83 papéis, entre eles uma participação em “007 Contra Goldfinger” e pequenas aparições em filmes que dirigiu. Ele foi um mendigo a quem o personagem de Richard Gere pede informação em “Uma Linda Mulher” e um musicista em “Idas e Vindas de Amor”. Ele também tinha o hábito de colocar membros de sua família em pequenos papéis. “Em caso de dúvida , traga os parentes. O nepotismo é uma parte do meu trabalho”, dizia.

O sucesso de seus filmes se dava muito pelo timing de comédia à moda antiga, por mais contemporâneo que fosse o tema. Talvez o mais fora da curva tenha sido mesmo “O Amor é uma Grande Fantasia”, thriller de 1994, baseado no romance homônimo de Anne Rampling com algumas pitadas de erotismo (pegou uma censura R nos EUA). O cineasta fechou os anos 90 com uma reunião dos astros de seu maior sucesso, Julia Roberts e Richard Gere.

Nos anos 2000 seu maior êxito foi “O Diário da Princesa”, estrelado por Anne Hathaway e a eterna noviça rebelde Julie Andrews, atriz que ele considera a melhor experiência que já teve dirigindo alguém, pois, segundo ele, ela sabe atuar, cantar, e é uma dama que pode amaldiçoar com uma dicção perfeita.

Seus últimos filmes constituíram uma espécie de trilogia das datas comemorativas: “Idas e Vindas de Amor” (no original Valentine’s Day), de 2010, “Noite de Ano Novo” (New Year’s Eve), de 2011 e seu último filme “O Maior Amor do Mundo” (Mother’s Day), lançado em maio deste ano. Uma de suas frases era: “há muito mais vida para além do showbusiness”, o que até soa irônico (e provavelmente era) para um homem que dedicou toda a sua vida ao showbiz, como uma perfeita simbiose. Garry Marshall foi sem sombra de dúvidas um homem do showbiz.

Leia também:

25 fatos de Uma Linda Mulher que você desconhecia até agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Superman inaugura com acerto a nova DC no cinema

“Superman” não é um filme de origem do primeiro super-herói da História....

FilmesVideocastVideos

Superman – Respondendo a Perguntas Com Spoilers

“Superman” está em cartaz e o Outcast responde a perguntas com spoilers...

CríticasFilmes

Quem é o Superman: James Gunn ou David Corenswet?

Dentro de sua gritante previsibilidade, há um ativo muito positivo quando vemos...

ClássicosCríticasFilmes

Um dia de fúria: Burnout explícito no clássico de Michael Douglas

Um dia e tudo muda, uma pessoa antes condicionada explode em uma...

CríticasFestivaisFilmes

“A Voz de Deus” retrata o lado humano (e muito complexo) do fenômeno dos pastores mirins

Um garotinho de 5 anos grava uma mensagem de pregação religiosa de madrugada...

AgendaFilmes

‘Filhos do Mangue’ estreia nos cinemas

O violento e desregrado Pedro Chão (Felipe Camargo) aparece ferido e sem...

ClássicosCríticasFilmes

O Fugitivo Sanguinário: da perspectiva de homens e mulheres

Um suspense de estrada co-escrito e dirigido por Pasquale Festa Campanile. Estrelado...

FilmesNotícias

“A Odisseia” de Christopher Nolan ganha trailer exibido apenas nos cinemas

Prévia pode ser vista também no Brasil “A Odisseia”, nova empreitada do diretor Christopher...

CríticasFilmesModa

O documentário da HBO “Fake Famous – Uma Experiência Surreal nas Redes”

Aqui vamos falar da teatralidade cotidiana e o lugar do corpo em...

CríticasFilmes

“Jurassic World: Recomeço” expõe o desgaste da franquia

Quando Steven Spielberg adaptou para os cinemas o livro de Michael Crichton...