CríticasFilmes

Alien: Romulus traz a tensão e o vigor de volta à franquia

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Alien-Romulus-thumb-1600x900.jpg" rel="nofollow"> &title=Alien%3A%20Romulus%20traz%20a%20tens%C3%A3o%20e%20o%20vigor%20de%20volta%20%C3%A0%20franquia" rel="nofollow"> &name=Alien%3A%20Romulus%20traz%20a%20tens%C3%A3o%20e%20o%20vigor%20de%20volta%20%C3%A0%20franquia" rel="nofollow">

A desconfiança prévia a cada novo lançamento de uma derivação da franquia “Alien, O Oitavo Passageiro”, desde seu lançamento em 1979, é justificada. Principalmente que o fator aterrorizante que a claustrofóbica visão de Ridley Scott nunca foi realizada a contento. E não é que, 45 anos depois, um diretor latino-americano consegue a façanha de honrar o clássico? “Alien: Romulus” de Fede Álvarez é uma boa surpresa no finzinho da temporada de verão americano, pelo simples fato de saber aglutinar a essência de tensão que se pode explorar na linha tênue entre o suspense e a ficção científica.

O filme se passa entre o primeiro e o segundo longa – “Aliens, O Resgate”, de 1986 (dirigido com pulso firme por James Cameron), e acompanha um grupo de jovens de uma colônia espacial que busca combustível numa estação abandonada e destruída. Já imaginamos que eles se deparam com uma criatura desconhecida e a tragédia que isso se torna.

O uruguaio Fede (que se destacou com “O Homem das Trevas”) além de dar a medida da tensão certa para fazer com que suas duas horas de duração passem correndo (com a construção fotográfica de Galo Olivares), maneja a relação de seus protagonistas, Rain (a ascendente Cailee Spaeny) e o sintético Andy (o excepcional David Jonsson) como um ponto dramático muito bem alinhado à trama. Aliás, Andy é de longe, a melhor coisa de “Alien: Romulus” e quase merecia uma história própria. Esses dois pilares – direção certeira e bons personagens principais – arregimentam o longa de tal forma que suas fragilidades no tocante a premissa básica da história, um tanto derivativa.

Fede ainda presta homenagens aos diretores que fizeram parte do hall dos filmes anteriores da franquia e parece ter se divertido por trás das câmeras; e quando ele se diverte, geralmente, seus filmes resultam mais assustadores. E consequentemente bons.

Alien: Romulus

Alien: Romulus
85 100 0 1
Nota: 85%/100 - Excelente
Nota: 85%/100 - Excelente
85/100
Total Score iExcelente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesInfantilNotícias

Pixar anuncia ‘Gatto’: nova animação dos criadores de ‘Luca’

A Pixar Animation Studios surpreendeu os fãs ao anunciar seu mais novo...

FilmesNotíciasVideos

Spaceballs 2 é oficialmente anunciado por Mel Brooks

Nesta quinta-feira (12), a Amazon MGM Studios lançou um teaser hilário com...

CríticasFilmes

Como Treinar Seu Dragão live-action copia, cola e repete a mágica

A chegada de “Como Treinar Seu Dragão” live-action, poucos dias depois de...

FilmesTrailersVideos

Superman ganha um vibrante último trailer

O que esperar do novo filme do novo filme do Homem de...

Artes VisuaisCríticasFilmesVideos

Humano: Uma Viagem pela Vida, do diretor Yann Arthus-Bertrand

Pessoas comuns falam espontaneamente o que pensam sobre amor, morte, ódio, discriminação,...

AgendaFestivaisFilmes

Curitiba recebe a 14a edição do Festival Olhar de Cinema

Está começando a 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional...

ClássicosFilmesVideos

Encontro com Lacan: Documentário

O Documentário "Encontro com Lacan" retrata a vida cotidiana e obra do...

FilmesNotícias

James Gunn anuncia oficialmente novo filme da Mulher‑Maravilha no reboot do DCU

James Gunn, cocriador do novo universo da DC, revelou que um novo filme...

AutoralFilmesTrailers

From Business to Being: Entenda algo da Síndrome de Burnout

Documentário alemão dirigido pela dupla Hanna Henigin e Julian Wildgruber aborda o...

AstrosColunasFilmes

Ressignificar a partir de traumas: Rambo V

John Rambo vive tranquilamente em um rancho no Arizona, mas quando recebe...

FilmesTecnologiaVideos

O Dilema das Redes: Documentário da Netflix

Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes...