em ,

"Arranha-Céu" é o filme que só se sustenta no carisma de The Rock

Com a intenção cada vez mais clara de querer de se tornar um ator de filmes de ação para a família, Dwayne “The Rock” Johnson, tem o carisma como seu grande trunfo e isso torna seus filmes datisfatórios de se ver. Afinal, se Arranha-Céu: Coragem sem Limite fosse feito por qualquer outro ator, seria totalmente esquecível e genérico, sendo uma mistura sofrível de Duro de Matar com Inferno na Torre.
No filme, o ex-agente do FBI Will Sawyer (Johnson) é contratado para ratificar a segurança do arranha-céu de um milionário chinês que está prestes a ser inaugurado. Só que um grupo terrorista se infiltra e isola o prédio com um incêndio. Nosso herói, que estava do lado de fora, tem de voltar ao prédio para resgatar sua família e o magnata.

Uma das poucas ousadias no longa é a utilização da fragilidade do personagem de The Rock, que é ele ter tido sua perna amputada, quando trabalhava no FBI antes de conhecer sua esposa, Sarah – vivida por Neve Campbell, estrela adolescente dos anos 90 retornando após uma longa ausência nas telas. Essa fragilidade possibilita algumas cenas interessantes e que terão sua utilidade quando são necessárias para o roteiro.
Só que muitas cenas de ação o espectador só podem ser aceitas com muita suspensão de descrença e ignorando o aparecimento e desaparecimento de objetos nos momentos necessários. Como em uma cena que Will precisa passar por uma hélice gigante, porém, o personagem está preso a uma corda, que some quando ele tem que fazer a travessia e volta ao lugar quando ele tem que retornar ao ponto de partida.

Outro detalhe interessante é como o filme segue a tendência de interesse no mercado chinês. O policial local é muito perspicaz sobre como as coisas estão se desenrolando e acaba ajudando o personagem principal, algo que nos filmes de ação americanos, quando temos o personagem que faz tudo sozinho, normalmente há os policiais mais esdrúxulos possíveis, que sempre acabam prejudicando de alguma maneira ou simplesmente fazem diversas trapalhadas.
Filme: Arranha-Céu: Coragem Sem Limites (Skyscraper)
Direção: Luís Pinheiro
Elenco: Dwayne Johnson, Neve Campbell, Chin Han
Gênero: Ação
País: EUA
Ano de produção: 2018
Distribuidora: Universal Pictures
Duração: 1h 43min
Classificação: 14 anos

Deixe sua opinião