CríticasFilmesLançamentos

As obsessões de Todd Field em “Tár”

Compartilhe
Compartilhe

Todd Field é um cineasta sazonal, mas existe um ponto nevrálgico em todos os seus três filmes que reside no seu olhar cru e crível sobre indivíduos que não conseguem fugir de suas próprias naturezas, mesmo quando isso significa (e quase sempre é assim) uma autodestruição.

Tár, seu novo filme, versa sobre isso absorvendo o talento absoluto e pulsante de uma Cate Blanchett em estado de graça. Lydia Tár é uma maestrina incensada que está no ápice da carreira, conduzindo a orquestra de Berlim (primeira mulher a alcançar a alcunha), ostentando a chancela de ser uma EGOT (os poucos que ganharam um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony) e lançando sua biografia. Do alto do seu bom momento, ela parece não enxergar mais nada além do que reverbere isso.

Tár

O filme não é exatamente sobre a queda, mas sobre como ela se resigna nesse processo. Todd é também um experiente dramaturgo, e seus filmes parecem ser construídos artesanalmente em narrativas dramaturgicas, mais do que simplesmente um roteiro em si.

Isso também significa certo excesso de dimensionamento daquilo que representa. O único defeito do filme é esse. Mas a densidade com que essa protagonista é construída e desenvolvida eleva o filme a um patamar muito acima da média do que vem sendo feito, sobretudo na industria da qual faz parte.

Tár

Todd sabe disso e conduz sua Tár num espiral de drama e horror e crescente tensão dramática, que não vem de nada além dos desígnios internos de sua protagonista. Talvez essa meticulosidade responda porque Field demora tanto para fazer seus filmes. Sua precisão é estudada incansavelmente. E sua observação do mundo reflete o quanto os abismos ainda extraem muito do que entendemos como indivíduos.

Tár

Tár
95 100 0 1
Nota: 9.5/10 Fantástico
Nota: 9.5/10 Fantástico
95/100
Total Score iNota: 9.5/10 Fantástico
Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Pecadores faz potente metáfora do racismo através do sobrenatural

Se restava alguma dúvida em relação à habilidade e maestria de Ryan...

CríticasFilmesLançamentos

“12.12: O Dia” mostra no cinema que a História é cíclica

Quando estava na escola, aprendi que a Coreia do Sul fazia parte...

FilmesNotícias

Starfighter: o que já sabemos sobre o filme de Star Wars com Ryan Gosling?

Star Wars: Starfighter é um dos próximos grandes lançamentos da Lucasfilm para...

FilmesListas

O Papa no cinema: cinco obras que ecoam a era Francisco

A morte do Papa Francisco na última segunda-feira (21) marca o fim...

CríticasSériesTV

Terceira temporada de The White Lotus é uma montanha-russa de emoções

Chegou a hora de voltar a tirar férias na rede de resorts...

CríticasFilmesLançamentos

Bolero: a Melodia Eterna

Uma história cativante. Uma história de genialidade e excentricidade – que geralmente...

FilmesTrailersVideos

Thunderbolts* ganha trailer final com os Vingadores clássicos

“Thunderbolts*”, ganhou seu trailer final antecedendo a estreia. A prévia nos mostra...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Trailer de “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” revela heróis, bebê a caminho e Surfista Prateada

A Marvel Studios lançou o aguardado primeiro trailer de “Quarteto Fantástico: Primeiros...