em

Clássicos Cinemark: diretora de Marketing da rede fala ao Ambrosia sobre o projeto

Desde maio deste ano que os cinéfilos das principais cidades do Brasil estão tendo oportunidade de assistir a clássicos do cinema como merecem ser vistos: na tela grande e em cópias restauradas em alta definição. É o projeto Clássicos Cinemark, que se tornou um sucesso de público e programa obrigatório para os amantes da sétima arte.
Em entrevista para a revista Ambrosia, a diretora de Marketing do Cinemark Brasil, Bettina Boklis, falou sobre o projeto que já tem sua quinta temporada garantida, com filmes que foram escolhidos pela audiência.
Ambrosia: Como surgiu a ideia de exibir clássicos do cinema toda semana na maior rede exibidora do Brasil?
Bettina Boklis: A fim de transmitir uma programação diferenciada ao espectador, a Rede Cinemark vem realizando exibições variadas há algum tempo. Além de eventos esportivos, shows, óperas e musicais, percebemos que também existia espaço para os clássicos.
A exibição do formato teve início em 2012, nos Estados Unidos, em mais de 150 salas de cinemas do grupo. Com o grande sucesso entre os espectadores norte-americanos, decidimos trazer o formato para o País, e a resposta do público brasileiro foi bastante significativa.

Pulp Fiction é outro clássico Cinemark de sucesso
Pulp Fiction é outro clássico Cinemark de sucesso

Ambrosia: Iniciativas como essa costumam partir de festivais de cinema e circuito não comercial. É surpreendente uma ideia como essa partir de uma rede de multiplexes, uma vez que esse tipo de cinema lida com a audiência vinda da exibição dos grandes blockbusters americanos e dos filmes nacionais mais populares. O sucesso do Clássicos surpreendeu?
Bettina Boklis: Sim, de fato é surpreendente. A Cinemark deu início ao projeto de Clássicos no mês de maio, e, desde então, já levou mais de 115 mil espectadores aos cinemas da Rede no Brasil.
Ambrosia: Qual foi o filme de maior público até agora?
Bettina Boklis: O Poderoso Chefão.
Ambrosia: Qual é o critério de escolha? Vocês se baseiam mais na audiência, em coisas que vocês gostariam de ver ou é uma combinação de ambas as coisas?
Bettina Boklis: A área de Programação da Cinemark Brasil verifica a disponibilidade de cópias restauradas digitalmente que já podem ser exibidas no cinema em alta definição e seleciona os títulos. Incluímos no circuito de Clássicos, filmes premiados e aclamados pelo público, filmes com mais de duas décadas e filmes de diferentes gêneros, para agradar diferentes gerações. Ainda neste ano, vamos realizar a temporada dos Clássicos Favoritos. Por meio de votação realizada na página da Cinemark no Facebook, o público pôde eleger quatro filmes que vão voltar às telas da Rede até o fim do ano.
O Poderoso Chefão: o campeão de bilheteria até agora
O Poderoso Chefão: o campeão de bilheteria até agora

Ambrosia: Essa temporada 5 será, então, uma espécie de repescagem com base na escolha da audiência. A grade já está montada? Podem adiantar para nós?
Bettina Boklis: Para a temporada dos Clássicos Favoritos, o público elegeu quatro filmes entre dez longas exibidos durante este ano. Os vencedores foram: Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994), com retorno agendado para os dias 6, 7 e 10 de dezembro; O Poderoso Chefão (1972), que entra cartaz nos dias 13, 14 e 17 de dezembro; Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978), que volta às telas em 20 e 21 de dezembro; e, para encerrar, Laranja Mecânica (1971), que entra em cartaz nos dias 27 e 28 de dezembro.
Ambrosia: Qual a procedência das cópias?
Bettina Boklis: A negociação é feita com um provedor que possui os títulos disponíveis para exibição.
Ambrosia: Existe uma previsão definida de até quando o projeto vai figurar na grade da rede Cinemark?
Bettina Boklis: A Cinemark está satisfeita com o resultado das últimas edições de Clássicos. Temos a pretensão de continuar exibindo o formato, não há uma data definida para o encerramento do projeto.
Ambrosia: Há a possibilidade de fazer uma versão do Clássicos Cinemark usando somente filmes nacionais?
Bettina Boklis: Sim, a Cinemark avalia novos formatos, mas ainda não temos informações a divulgar.
– – –
Com o “Clássicos Cinemark”, muita gente pode conferir os grandes filmes do cinema pela primeira vez no cinema. Fica a dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *