em ,

Conferimos os novos cinemas multiplex Cinesystem no Rio de Janeiro

 

Foi inaugurado em fevereiro, o primeiro cinema autosserviço do Rio de Janeiro da rede Cinesystem no Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes e, à convite da empresa, a Revista Ambrosia realizou um “test drive” para conferir a novidade. A primeira coisa que se vê e chama atenção ao chegarmos no complexo são os guichês de autosserviço logo na entrada ao invés das tradicionais filas no caixa e alguns dois ou três atendimentos eletrônicos ao fundo. A ideia é proporcionar uma nova experiência ao alcance dos clientes. O projeto final prevê a abertura de 12 salas, com capacidade para mais de 1.000 lugares marcados. Mas aos que ainda não são muito afeitos à tecnologia, a rede oferece caixas convencionais, ao fundo do hall e logo ao lado há um acesso para quem já pagou na internet ou no autoatendimento.

E não é somente na compra de ingresso que se dá o “self service”, na bombonière também. Você faz seus pedidos em um pequeno caixa, ou no autosserviço, e em seguida se serve de sua pipoca, refrigerante ou qualquer outro item, podendo pegar bandejinha e tudo. Constatamos que este sistema funciona. Visitamos o espaço em um domingo no horário de pico (sete da noite), com uma grande estreia (no caso “Kingsman”) e filmes do Oscar ainda com potencial de público e não se via nenhuma longa fila se formando tanto nos guichês quanto na bombonières, apesar de as salas estarem todas cheias. Lembrando que há complexos em que em um dia de meio de semana leva-se de dez a até quinze minutos em uma fila para comprar pipoca.

Das onze salas (a décima segunda será um teatro), quatro estão prontas, uma com 90 lugares e as outras três com 140 lugares cada. Mas a atração mais esperada é a sala Cinépic, uma MAX screen com tela gigante de 135m² e sistema de som Dolby Atmos®, com previsão de entrega para outubro. No entanto tivemos acesso a essa sala ainda em construção e pudemos ver a estrutura onde se instalará a enorme tela e a disposição stadium da sala.

Modelo de sala Cinépic
Modelo de sala Cinépic

No Cinesystem Américas a projeção é 100% digital, tendência na maioria das salas no mundo, o que mantém a qualidade da exibição mesmo após inúmeras sessões, ao contrário da película, que se desgasta, e permite mais diversidade de programação. Todas as salas do multiplex poderão exibir em formato HFR (no qual foram exibidos em alguns cinemas a trilogia “O Hobbit”) e 3D, em projetores da marca Barco, que permitem a exibição simultânea em 3D em até quatro salas. Com eles, as salas estão aptas a exibir de 48 a 60 imagens por segundo. Para se ter uma ideia, as gravações convencionais utilizam 24 frames por segundo, e a TV, 30. O resultado é visto na riqueza de detalhes e nas imagens, mais próximas da realidade. Porém temos que esperar por um novo filme rodado com a tecnologia. Por enquanto só está previsto na sequência de “Avatar”, de James Cameron.

As salas são ainda equipadas com poltronas Premium que são confeccionadas em couro ecológico, mais espaçosas que as poltronas tradicionais, são namoradeiras, reclináveis e com braços mais largos. E de fato oferece um conforto bem acima da média, se aproximando bastante das poltronas de salas deluxe. Há também as poltronas Grande Fã, para obesos, além de assentos especiais de elevação para as crianças e espaços especiais para cadeirantes.

CSYS1108

O filme escolhido para testar a qualidade de som e projeção foi “Sniper Americano” (que ganhou Oscar de Edição de Som), o mesmo apresentado na inauguração da sala para funcionários e convidados. A potência do sistema Dolby® Digital 7.1 pôde ser nitidamente sentida. A acústica das salas também ajuda bastante, com eficiente isolamento evitando vazamento de som de uma para outra. E a projeção é cristalina, com luz e foco devidamente ajustados, ponto em que algumas salas do Brasil pecam. Não há operadores nas cabines de projeção. Tanto a projeção, quanto as luzes que se acendem e apagam na sala são monitorados direto de um servidor, com apenas um clique do mouse. Isso mesmo, da mesma forma que você inicia um vídeo em seu computador.

A previsão é que os próximos complexos da rede a serem inaugurados sigam esse padrão. Uma ótima opção para os cinéfilos que querem conforto, qualidade de projeção e o melhor: fugir das filas.

Deixe sua opinião