Copa de Arte e Cultura: dicas do grupo D

Copa de Arte e Cultura: dicas do grupo D – Ambrosia

Também considerado grupo da morte, junto com o B e o G, o grupo F traz três campeões mundiais e aquele que pode ser considerado o maior azarão da história dos mundiais, a Costa Rica, que deixou para trás as potências Itália e Inglaterra e segue para a segunda fase junto com o Uruguai, nosso carrasco de 1950. Na arte e na cultura popular esses quatro países tem peso equivalente, se não superior, ao que apresenta em campo. Confira abaixo alguns dos legados culturais desses quatro países
 
Itália
Covardia! O país tem milênios de história, pintura, artes cênicas. Fica difícil escolher apenas um exemplar. Mas não seria injusto colocar aqui o que talvez seja a maior referência contemporânea artística italiana: o cineasta Frederico Fellini. Conhecido por sua estética surrealista, realizou filmes eternos como La Dolce Vita, Amarcord, A Estrada da Vida, Noites de Cabíria, e aquele que é considerado seu ápice criativo, 8 ½. Fellini tem forte influência do neo realismo italiano, que tem Luccino Viscontti, Roberto Rosselini e Vitorio de Sicca como principais expoentes. Fellini inclusive colaborou com o script de Roma Cidade Aberta de Rosselini. Fellini também era um exímio cartunista, desenhava previamente toda a arte conceitual de seus filmes. O diretor morreu em outubro de 1993 aos 73 anos de idade.

 
Inglaterra
O que dizer sobre a Inglaterra, também com séculos de história, literatura, artes plásticas e cênicas. A terra de William Shakespeare é famosa por exportar os maiores nomes da atuação no mundo, mas também por sua hegemonia na música pop, que se equipara em poder de fogo à dos E.U.A. O País se firmou como uma potência na indústria fonográfica mundial com a chamada British Invasion dos anos 60, em que bandas britânicas na esteira dos Beatles passaram a fazer grande sucesso também na América. Além do quarteto de Liverpool, tinham os Rolling Stones, o The Who como principais nomes. Um pouco ofuscados pelo brilho da santíssima trindade dos anos 60 estavam o Small Faces, banda com forte pegada soul e os incríveis vocais de Steve Marriott.
 
Costa Rica
A música costa riquenha é composta de uma mistura muito rica. No cenário pop contemporâneo, não tem o mesmo espaço que países como México e Porto Rico, mas possui

 
Uruguai
Muito se fala do cinema argentino como referência de produção cinematográfica sul americana, mas o Uruguai tem se destacado bastante com sua recente leva de diretores e filmes. Um filme que ganhou destaque, tendo uma boa audiência aqui foi O Banheiro do Papa, dirigido por Cesar Charlone, que foi diretor de fotografia de Cidade de Deus, e Henrique Fernández. A trama é sobre o rebuliço causado pela visita do Papa em uma cidadezinha e, no panorama de dificuldade de emprego e oportunidades, a vinda do pontífice é vista pela população como uma oportunidade de abrandar a pobreza. Muitos fizeram comparações com a vinda do Papa para a Jornada da Juventude ano passado.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Copa de Arte e Cultura: dicas do Grupo C
Copa de Arte e Cultura: dicas do Grupo C – Ambrosia

Copa de Arte e Cultura: dicas do Grupo C

Essa semana a equipe de autores do Ambrosia resolveu entrar no

Prox
Clarice Lispector: Os três ‘S’ de A Hora da Estrela

Clarice Lispector: Os três ‘S’ de A Hora da Estrela

“… emergiremos no mar da subjetividade que permeia o legado literário de

Sugestões para você: