Abutre post
AcervoCríticasFilmes

Crítica: "O Abutre" e o oportunismo fetichista que tanto consumimos

O Abutre já parte de um ótimo ponto de partida, principalmente em tempos tão expostos como os atuais, muito interessante: o que há por trás do sensacionalismo? E a resposta é um retrato niilista da trágica relação midiática com um tipo de jornalismo muito comum, e mais interessado na degradação cotidiana da informação.
Um primoroso Jake Gillenhaal (reparem na complexidade de seus olhares) é Lou Bloon, um sujeito à margem, que vive de pequenos roubos para sobreviver. Ao se deparar com um acidente de trânsito e a rapidez de um cinegrafista que busca imagens impactantes para vender para TV, ele vislumbra uma possibilidade de retorno financeiro. Desde então, sua desmedida ambição o leva ao novo “ofício” com uma câmera na mão e um rádio da polícia para guiá-lo nos desastres anunciados.

Primeiro longa do roteirista Dan Gilroy (Salt, O Legado Bourne), O Abutre embaralha temas como a mercantilização da notícia e a banalidade da tragédia humana, num roteiro que se alinhava por uma espécie de urgência cômica e nervosa para denotar a persona fria e calculista de seu protagonista. Quando ele encontra conivência com o mercado televisivo, na figura da chefe de jornalismo de rede (Rene Russo, ótima e numa bem construída personagem que rememora Faye Dunaway no clássico Rede de Intrigas de Sidney Lumet), a trama ganha dimensões ainda mais agudas na reverberação do que, de fato, acontece nas TVs mundiais nesse nicho “sanguíneo”.
O oportunismo e o fetiche vão assombrando ainda mais Bloon e a sacada genial do diretor, é jogar no nosso colo a culpa ou a reflexão de sermos consumidores vorazes daquilo que estamos julgando. Afinal, quem são os verdadeiros abutres?

Deixe um comentário

Sugeridos
The batman parte 2 revista ambrosia filmes
FilmesNotícias

‘The Batman – Parte II’: Filmagens são pausadas após afastamento do diretor Matt Reeves

Cineasta precisou se ausentar para focar em assuntos familiares; estúdio declarou apoio...

Steven Spielberg Transformers
FilmesNotícias

Transformers deve ganhar novo filme de Michael Bay com Spielberg na produção

Filme deverá ter o tom do primeiro longa, dos anos 2000 Mesmo...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Feito Pipa
FilmesNotíciasPremiações

Brasil escolhe Feito Pipa para concorrer ao Oscar

O cenário cinematográfico brasileiro vive um momento marcante de renovação. O longa-metragem...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

A Bola Preta
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “A Bola Preta” e o Peso da Memória Apagada

Há algo de profundamente mágico na atmosfera do Cinema Odeon durante a...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

GOnzaguinha é
CríticasTeatro

“Gonzaguinha é” retrata o “Pescador de Ilusões” no Rio

Há de se celebrar, sempre, um artista como Gonzaguinha e sua obra,...

Ebenezer e os Fantasmas do Natal
FilmesTrailersVideos

Johnny Depp em novo trailer de ‘Ebenezer e os Fantasmas do Natal’

“Ebenezer e os Fantasmas do Natal” acaba de ganhar um trailer inédito...

Realm of Ink
CríticasGames

Realm of Ink: Em nanquim com um pet pra chamar de seu

Não dá pra falar de Realm of Ink sem lembrar de Hades....