AcervoCríticasFilmes

Crítica: "O Abutre" e o oportunismo fetichista que tanto consumimos

Compartilhe
Compartilhe

O Abutre já parte de um ótimo ponto de partida, principalmente em tempos tão expostos como os atuais, muito interessante: o que há por trás do sensacionalismo? E a resposta é um retrato niilista da trágica relação midiática com um tipo de jornalismo muito comum, e mais interessado na degradação cotidiana da informação.
Um primoroso Jake Gillenhaal (reparem na complexidade de seus olhares) é Lou Bloon, um sujeito à margem, que vive de pequenos roubos para sobreviver. Ao se deparar com um acidente de trânsito e a rapidez de um cinegrafista que busca imagens impactantes para vender para TV, ele vislumbra uma possibilidade de retorno financeiro. Desde então, sua desmedida ambição o leva ao novo “ofício” com uma câmera na mão e um rádio da polícia para guiá-lo nos desastres anunciados.

Primeiro longa do roteirista Dan Gilroy (Salt, O Legado Bourne), O Abutre embaralha temas como a mercantilização da notícia e a banalidade da tragédia humana, num roteiro que se alinhava por uma espécie de urgência cômica e nervosa para denotar a persona fria e calculista de seu protagonista. Quando ele encontra conivência com o mercado televisivo, na figura da chefe de jornalismo de rede (Rene Russo, ótima e numa bem construída personagem que rememora Faye Dunaway no clássico Rede de Intrigas de Sidney Lumet), a trama ganha dimensões ainda mais agudas na reverberação do que, de fato, acontece nas TVs mundiais nesse nicho “sanguíneo”.
O oportunismo e o fetiche vão assombrando ainda mais Bloon e a sacada genial do diretor, é jogar no nosso colo a culpa ou a reflexão de sermos consumidores vorazes daquilo que estamos julgando. Afinal, quem são os verdadeiros abutres?

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Lobisomem busca inovar na fórmula, mas não vai muito longe

Adaptar Lobisomem para o cinema, em tese não é uma tarefa das...

CríticasFilmes

“Sol de Inverno” é um filme cativante sobre paixões

Passamos o ano colhendo a safra de Cannes, isto é, esperando ansiosamente...

AstrosFilmesNotícias

Morre o cineasta David Lynch, de Duna e Twin Peaks

Morreu aos 78 anos o diretor David Lynch, conhecido por obras como...

FilmesNotícias

Continuação Alien Romulus ganha atualização

Os fãs de “Alien: Romulus”, de Fede Álvarez, podem comemorar. O roteirista...

CríticasFilmesInfantil

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa já é uma das melhores adaptações do ano

“Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” foi anunciado como uma cena pós-créditos...

CríticasSéries

Bebê Rena: uma catarse em forma de minissérie

Cá estou eu de novo atrasada pro rolê. Foi só após o...

AstrosEsportesFilmesNotícias

“Futebol está ruim demais” para Selton Mello

Para o ator global Selton Mello, o futebol brasileiro parece estar em...