K2 items src 9d87a069489f64950d5506595641a422
AcervoCríticasFilmes

Crítica: “Samba” aborda com leveza o tema da imigração ilegal

A crise econômica na Europa, que saiu de sua fase aguda, mas ainda se mostra insistente, agora ganha mais um capítulo tendo a Grécia como pivô. No entanto, a recessão que atinge diretamente a oferta de empregos no continente não é exatamente um inibidor da imigração em massa de africanos, asiáticos e oriundos de países europeus mais pobres, todos em busca de uma vida melhor nas principais metrópoles do continente como Londres, Paris e Berlim.

O cinema francês, embora considerem que sua fase áurea já ficou para trás, está sempre em relevante sintonia com a conjuntura do país e de certa forma do continente como um todo. Foi assim na época do cinema novo, contemporâneo à revolta dos estudantes parisienses e da Primavera de Praga, é assim hoje, no olho do furacão de uma crise que se arrasta desde a quebra dos bancos americanos no fatídico 2008.

A “dramédia” “Samba” (idem, França/2014), que foi uma das principais atrações do recente festival Varilux e chega agora ao circuito exibidor, se insere nesta concordância.

O filme mostra as desventuras de Samba Cissé (Omar Sy), um imigrante senegalês que vive na França há dez anos, e desde então sobrevive, como todo imigrante em condições adversas, trabalhando em vários empregos humildes. O último é em uma cozinha de hotel, lavando pratos. Após um problema burocrático que o leva a uma detenção, ele é condenada a deixar a França. Em seu caminho aparece Alice (Charlotte Gainsbourg), uma executiva sênior, que sofreu recentemente um esgotamento psicológico causado por sua função originária e, como uma espécie de terapia ocupacional, trabalha em uma ONG departamento de imigração, prestando assistência a imigrantes com problemas semelhantes ao de Samba.Enquanto o imigrante está disposto a fazer o que for preciso para obter documentos de trabalho e se manter legal na França, enquanto Alice tenta fazer com que sua vida de volta nos trilhos.

“Samba” é uma adaptação do livro “Samba pour la France” da escritora francesa Delphine Coulin e é realizado pela mesma dupla que concebeu o sucesso “Os Intocáveis”, os cineastas Olivier Nakache e Eric Toledano. Aqui eles retomam a parceria com Omar Sy, que mais uma vez interpreta o papel do “bom negro” (felizmente não há em francês a infeliz expressão negro de alma branca, mas fica subentendido).

A questão da imigração ilegal é tratada no filme sem esconder as principais implicações acarretadas pelo contexto, mas, como o filme se insere na mesma linha de produção de apelo comercial de “Os Intocáveis”, o tom da trama nunca se deixa enverdar para algo mais tenso. Toda vez que a trama ensaia se aprofundar em um drama mais agudo, surge um elemento que lhe atribui leveza, como o imigrante “brasileiro” Wilson (Tahar Rahim), que faz amizade com Samba. A cena em que se exibe para um escritório em cima do andaime em que realiza a limpeza das janelas ao som de “Palco” de Gilberto Gil é hilária.

A amizade de Alice também funciona como um belo alívio para o drama do senegalês. Na cena em que ela fala sobre compulsões acarretadas pelas pressões do trabalho que exercia, que podem ser por comida, bebida. Samba a pergunta qual foi a que ela desenvolveu e Alice responde que foi a por sexo, brincando com o rapaz e ao mesmo tempo uma piada do script com seu papel em “Ninfomaníaca” de Lars Von Trier.

Em última análise, Samba logra êxito em sua proposta de apresentar um tema delicado com certa leveza, assim como os cineastas fizeram em seu sucesso anterior. E nós embarcamos na trajetória do simpático imigrante ilegal, mesmo sabendo que em 99 por cento dos casos semelhantes leveza é a última coisa que podemos encontrar.

Deixe um comentário

Sugeridos
5b1aad8eff4579d3ed29f194435f3f49f629f6c64373b368cb390473a6029a9e
CríticasGames

Apidya’ Special: a abelha morre, a voz repete e a paciência acaba

Apidya’ Special é a refeitura de um shmup do Amiga lançado em...

Froggy Hates Snow
CríticasGames

Froggy Hates Snow quase frita o “Switão” em nome da diversão.

Um sapo, um deserto congelado e uma bolha de calor da qual...

Manairons
CríticasGames

Manairons e sua falta de “Tompêrro”

Manairons é um platformer 3D de ação que bebe do folclore catalão...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Kitchen Wars
CríticasGames

Kitchen Wars: o restaurante pega fogo, mas o cardápio é curto

Overcooked e Moving Out ensinaram muita gente a gritar com os amigos...

City Hunter
CríticasGames

City Hunter: divertido e mal maturado.

City Hunter nasceu em 1990 no PC Engine, baseado no mangá de...

Street Fighter trailer jogável
FilmesNotícias

‘Street Fighter’: Noah Centineo revela que coordenor de dublês garantiu a fidelidade aos golpes do game

Com visual e movimentos fiéis aos clássicos dos videogames, a nova adaptação...

O Deserto de Luiza Alan Minas
FestivaisFilmesNotíciasPremiações

Festival do Rio anuncia vencedores do Troféu Redentor

O Festival do Rio 2026 encerrou esta noite sua 28ª edição com...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio exibe repescagem dos melhores filmes da edição

Depois de dez dias de comemoração do cinema brasileiro com a exibição...

Leste do eden ambrosia critica
CríticasSériesTV

Leste do Éden constrói um linda história sob olhar cortante

Existe uma carga poética e quase inescapável na adaptação de Leste do...