CríticasFestivaisFilmes

Festival do Rio 2022 – “Piggy” é um interessante slasher à moda antiga

Se você se decepcionou com a parte final da trilogia Halloween, Halloween Ends, precisa conferir “Piggy”. Trata-se de um slasher espanhol que bebe diretamente na fonte dos pilares do gênero como “O Massacre da Serra Elétrica”. Assim como o clássico de Tobe Hoper, ele se vale da esperteza e do estilo, além de uma trama bem desenhada, para funcionar.

Sara é uma adolescente com sobrepeso, vítima de bullying de uma turma de garotas. Nem mesmo sua amiga de infância, que integra o grupo, a defende quando ela é humilhada violentamente na piscina pública nas cercanias e ainda tem suas roupas roubadas. Mas logo em seguida surge um misterioso psicopata, e as meninas somem misteriosamente. E Sara passa a ser a principal suspeita do desaparecimento das jovens.

Expansão do premiado curta-metragem homônimo, lançado em 2018 pela mesma diretora Carlota Pereda, que também assina o roteiro. Transformar um curta em longa pode ser arriscado, caso o mote não se sustente e é preciso recorrer a um prolongamento desnecessário, o que compromete seriamente a trama. Felizmente não é o que acontece aqui. Parece que a diretora fez o caminho inverso, já tinha o longa em mente, mas só havia condições para lançar o formato reduzido.

Além de remeter aos velhos slashers, Piggy tem vários momentos cartunescos divertidíssimos. A protagonista Sara, vivida por Laura Galán, apesar de no primeiro momento parecer antipática e desprovida de qualquer encanto, é carismática e gera empatia. É impossível não torcer por ela.

As situações são absurdas como um bom filme de terror juvenil deve ser. Dado o contexto não chega a ser demérito. E a reviravolta da trama é bastante satisfatória. É torcer para que “Cerdita” (no original) chegue aos cinemas ou mesmo direto em algum serviço de streaming. É mais uma mostra de que o terror é uma fonte inesgotável de boas ideias.

Piggy

Piggy
7 10 0 1
Nota: Ótimo -7/10 estrelas
Nota: Ótimo -7/10 estrelas
7/10
Total Score iÓtimo

Deixe um comentário

Sugeridos
FestivaisMúsicaShowsTV

Rock in Rio 2026: saiba os horários e como assistir aos shows de graça

Veja como acompanhar o evento completo na TV por assinatura, no streaming...

Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta, cordelistas e repentistas
AgendaFestivaisShows

Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta

Evento gratuito será na sede da Ucran e terá participação de Moreira...

FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

FestivaisFilmesNotícias

Première Brasil Anuncia 101 Filmes Selecionados para o Festival do Rio 2026

Escolhida entre quase 1.500 inscritos, a safra da 28ª edição do evento...

CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...