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Festival do Rio anuncia sua programação

Festival, que ocorre de 1º a 11 de novembro, abrirá com “Viúvas”, de Steve McQueen

Foi divulgada a programação do Festival do Rio 2018, com 200 filmes de mais de 60 países. Serão exibidos os novos trabalhos de diretores consagrados e premiados nos maiores festivais do mundo, como Lars Von Trier (“A Casa que Jack Construiu”), Gus Van Sant (“A Pé Ele não Vai Longe”),  Jean-Luc Godard (“Imagem e Palavra”), Mike Leigh (“Peterloo”), Spike Lee (“Infiltrado na Klan”), Denys Arcand (“A Queda do Império Americano”) entre outros.
“Viúvas”, novo trabalho de Steve McQueen (12 Anos de Escravidão) será o filme de abertura, com sessão de gala no Cine Odeon. Outros destaque da programação é “Em Chamas”, de Lee Chang-dong, o vencedor do prêmio da crítica no Festival de Cannes, e “Assunto de Família”, de Hirokazu Koreeda, que levou a Palma de Ouro.
A seleção de filmes nacionais já foi divulgada (veja aqui). O Festival do Rio acontece de 1º a 11 de novembro. Confira a programação completa abaixo.

MOSTRA PANORAMA

– O mau exemplo de Cameron Post (The miseducation of Cameron Post), de Desiree Akhavan
– Colette (Colette), de Wash Westmoreland
– A pé ele não vai longe (Don’t worry, he won’t get far on foot), de Gus Van Sant
– Sem rastros (Leave No Trace), de Debra Granik
– Vida selvagem (Wildlife) de Paul Dano
– Fátima, de João Canijo
– Bisbee ’17 (Bisbee ’17), de Robert Greene
– O Termômetro de Galileu, de Teresa Villaverde
– Vision, de Naomi Kawase
– A Névoa Verde (The green fog), de Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson
– Grass (Grass) de Hong Sangsoo
– Utøya – 22 de julho (U – July 22), de Erik Poppe
– Não me toque (Touch me not) de Adina Pintilie
– 3 Days in Quiberon, de Emily Atef
– Imagem e palavra (The Image Book), de Jean-Luc Godard
– Asako I & II (Asako I & II), de Ryûsuke Hamaguchi
– Conquistar, amar e viver intensamente (Sorry Angel), de Christophe Honoré
– Amor até as cinzas (Ash Is Purest White) de Jia Zhangke
– Assunto de família (Shoplifters), de Hirokazu Koreeda
– Cafarnaum (Capernaum) de Nadine Labaki
– Em chamas (Burning), de Lee Chang-dong
– Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman), de Spike Lee
– 3 faces (Three Faces) de Jafar Panahi
– Guerra Fria (Cold War) de Pawel Pawlikowski
– Verão (Summer), de Kirill Serebrennikov
– Dez anos Tailândia (Ten Years Thailand), de Apichatpong Weerasethakul, Aditya Assarat, Chulayarnnon Siriphol, Wisit Sasanatieng
– O momento Plutão (The Pluto Moment), de Ming Zhang
– A casa que Jack construiu (The House that Jack Built), de Lars von Trier
– A prece (The prayer), de Cédric Kahn
– Praça pública (Place Publique), de Agnès Jaoui
– Amanda (Amanda), de Mikhaël Hers
– Memória da dor (Memoir of War), de Emmanuel Finkiel
– Maria Callas – em suas próprias palavras (Maria by Callas), de Tom Volf
– Raiva (Rage), de Sérgio Tréfaut
– A queda do império americano (The Fall of the American Empire), de Denys Arcand
– A cada momento (Each and every moment), de Nicolas Philibert
– Peterloo, de Mike Leigh
– White boy Rick  (White Boy Rick), de Yann Demange
– O favorito (The front runner), de Jason Reitman
– Se a rua Beale falasse (If Beale street could talk), de Barry Jenkins
– Vidas duplas (Double Lives), de Olivier Assayas
– No portal da eternidade  (At eternity’s gate), de Julian Schnabel
– A quietude (The Quietude), de Pablo Trapero
– El Pepe, uma vida suprema (El Pepe, una vida suprema), de Emir Kusturica
– Seu rosto (Your Face), de Tsai Ming-Liang
– Monrovia, Indiana (Monrovia, Indiana), de Frederick Wiseman
– O hotel às margens do rio (Hotel by the river), de Hong Sangsoo
– Túmulos sem nome (Graves Without a Name), de Rithy Panh
– Nunca deixe de lembrar (Never Look Away), de Florian Henckel von Donnersmarck
– A rota selvagem (Lean on Pete), de Andrew Haigh
– O ódio que você semeia (The hate u give), de George Tillman Jr.
– A vida em si (Life itself), de Dan Fogelman
– Vox Lux (Vox Lux), de Brady Corbet
– Tyrel (Tyrel), de  Sebastián Silva
– A excêntrica família de Gaspard (Gaspard at the Wedding), de Antony Cordier
– Eu sou Tempesta (I am Tempesta), de Daniele Luchetti
– O Caravaggio roubado (The Stolen Caravaggio), de Roberto Andò
– O que você irá fazer quando o mundo estiver em chamas (What You Gonna Do When the World’s on Fire?) de Roberto Minervini
– Meu próprio bem (My own good), de Pippo Mezzapesa

EXPECTATIVA 2018

– Tempo comum (Ordinary Time), de Susana Nobre
– Skate Kitchen (Skate kitchen), de Crystal Moselle
– Terra firme (Anchor and hope), de Carlos Marqués-Marcet
– Culpa (The guilty), de Gustav Möller
– O quebra-cabeça Puzzle, de Marc Turtletaub
– Um elefante sentado quieto (An elephant sitting still), de Hu Bo
– Adam (Adam), de Maria Solrun
– Longa jornada noite adentro (Long day’s journey into night) de Bi Gan
– Rafiki (Friends), de Wanuri Kahiu
– Carmen & Lola (Carmen and Lola), de Arantxa Echevarria
– O mundo á seus pés (The world is yours), de Romain Gavras
– A nossa espera (Our struggles), de Guillaume Senez
– Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar (Palace II) de Rafael Machado / Co-direção: Gabriel Corrêa e Castro
– Pedro e Inês, o amor não descansa (The dead queen) de António Ferreira
– A árvore (The tree) de André Gil Mata
– Shade – entre bruxas e heróis (The Witch Hunters), de Rasko Miljkovic
– Querido filho (Dear Son) de Mohamed Ben Attia
– Entre tempos (Ricordi?), de Valerio Mieli
– Yomeddine (Yomeddine) de A.B. Shawky
– A costureira de sonhos  (Sir) de Rohena Gera
– A última criança (Last Child), de Shin Dong-seok
– Longe da árvore (Far from the tree) de Rachel Dretzin
– Girl, de Lukas Dhont

PREMIÈRE LATINA

– Miriam mente (Miriam Lies), de Natalia Cabral, Oriol Estrada
– A Rainha do medo (The queen of fear), de Valeria Bertuccelli, Fabiana Tiscornia
– A cama (The bed), de Mónica Lairana
– Cinzas (Cenizas), de Juan Sebastian Jacome
– Virus Tropical (Virus tropical), de Santiago Caicedo
– O dia que resistia (The endless day), de Alessia Chiesa
– El motoarrebatador (The snatch thief), de Agustín Toscano
– Pássaros de verão (Birds of Passage), de Ciro Guerra, Cristina Gallego
– Minha obra prima (My masterpiece), de Gastón Duprat
– Happy hour – Verdades e consequências (Happy hour), de Eduardo Albergaria
– Tarde para morrer jovem (Too late to die young), de Dominga Sotomayor
– A Camareira (The chambermaid), de Lila Avilés
– Belmonte (Belmonte), de Federico Veiroj
– Acusada (The Accused), de Gonzalo Tobal
– Família submersa (A family submerged), de María Alché
– Vermelho sol (Rojo), de Benjamin Naishtat
– José (Jose), de Li Cheng
– Humanpersons (Humanpersons), de Frank Spano
– O amor não descansa (An unexpected love), de Juan Vera
– O anjo (The angel), de Luis Ortega
– Museu (Museum), de Alonso Ruizpalacios
– Compra me um revólver (Buy me a gun), de Julio Hernández Cordón

MIDNIGHT

– MATANGI / MAYA / M.I.A. (MATANGI / MAYA / M.I.A.), de Stephen Loveridge
– A geração da riqueza (Generation wealth), de Lauren Greenfield
– Três estranhos idênticos (Three identical strangers), de Tim Wardle
– Game girls (Game girls), de Alina Skrzeszewska
– Profile (Profile), de Timur Bekmambetov
– A Valsa de Waldheim (The Waldheim waltz), de Ruth Beckermann
– Futebol Infinito (Infinite Football), de Corneliu Porumboiu
– As filhas do fogo (The daughters of fire), de Albertina Carri
– Selvagem, de Camille Vidal-Naquet
– Faca no coração (Knife + heart), de Yann Gonzalez
– Morra, monstro, morra (Murder Me, Monster), de Alejandro Fadel
– Amazônia Groove, de Bruno Murtinho
– Operação Overlord (Overlord), de Julius Avery
– Imagine (Imagine), de John Lennon, Yoko Ono
– Buddies (Buddies), de Arthur J. Bressan Jr.
– The Cleaners (The cleaners), de Hans Block, Moritz Riesewieck
– Obscuro barroco  (Obscuro barroco), de Evangelia Kranioti
– Alterscape, de Serge Levin

FILM DOC

– Hal Ashby (Hal), de Amy Scott
– Be natural: a historia não contada da primeira cineasta do mundo (Be natural: the untold story of Alice Guy-Blaché), de Pamela B. Green
– Os olhos de Orson Welles (The eyes of Orson Welles), de Mark Cousins
– Friedkin Uncut (Friedkin uncut), de Francesco Zippel

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