AcervoCríticasFilmes

Festival do Rio: A precisa honestidade do ótimo “Tudo O Que Aprendemos Juntos”

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2015/10/aprendemos_mat2.webp" rel="nofollow"> &title=Festival%20do%20Rio%3A%20A%20precisa%20honestidade%20do%20%C3%B3timo%20%E2%80%9CTudo%20O%20Que%20Aprendemos%20Juntos%E2%80%9D" rel="nofollow"> &name=Festival%20do%20Rio%3A%20A%20precisa%20honestidade%20do%20%C3%B3timo%20%E2%80%9CTudo%20O%20Que%20Aprendemos%20Juntos%E2%80%9D" rel="nofollow">

Tudo O Que Aprendemos Juntos acabou se revelando uma ótima escolha para fechar a boa safra da Premiere Brasil do Festival do Rio 2015.

Novo filme do diretor (cada vez mais eclético) Sérgio Machado, é um drama dos mais honestos, mesmo partindo de uma premissa previsível: inspirado na peça “Acorda Brasil”, escrita por Antonio Ermírio de Moraes a partir da experiência do Instituto Baccarelli, projeto que oferece formação musical e artística para jovens da comunidade de Heliópolis, o longa acompanha a história de Laerte (Lázaro Ramos, preciso), um talentoso violinista que se vê obrigado a dar aulas de música na comunidade de Heliópolis em São Paulo depois de várias tentativas fracassadas de integrar a Osesp (Orquestra Sinfônica de São Paulo).

É fácil lembrar de filmes americanos que se fizeram em cima desse ponto de partida, mas Machado tem a seu favor a propriedade da realidade brasileira, em especial da violenta periferia paulistana, com suas complexidades urbana e sociais. O roteiro se alinha nessa particularidade sem fazer sensacionalismo professoral, artimanha tão comum nesse tipo de dramaturgia.

O filme constrói relações na própria história e no espectador (o elenco formado pelos alunos é realmente muito bom), e chega a esperada catarse final, sem sacrificar sua dignidade como discurso (repare na ironia dos termos da cena final do cartão de crédito, para entender não só esse êxito, como a subjetividade que é radiografar o Brasil). 

Tudo O Que Aprendemos Juntos sabe emocionar pelo que é, não pelo que pretende ser, como cinema ou representação social vista de fora.

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesNotícias

“Gremlins 3” está oficialmente a caminho com Chris Columbus e Steven Spielberg

Depois de quase quatro décadas desde o último filme, a clássica franquia...

FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...

FilmesTrailersVideos

“Pânico 7” ganha trailer com Sidney Prescott enfrentando seu passado

Ghostface está de volta aos cinemas! A Paramount Pictures divulgou o primeiro...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

FilmesNotícias

James Gunn será demitido com possível compra da Warner pela Paramount?

CEO revela seus planos caso realmente ocorra a fusão entre os estúdios...

CríticasFilmesLançamentos

Mostrando logo a que veio, “Entre Penas e Bicadas” não decepciona

Existe no marketing uma estratégia que se chama “pé na porta”. Trata-se...

CríticasGames

The Vale: Shadow of the Crown | Uma revolução sensorial nos videogames

Em um universo saturado de estímulos visuais, The Vale: Shadow of the...

AgendaFestivaisFilmes

Doc sobre a artista plástica Amelia Toledo estreia na Mostra de São Paulo

A vida e a obra de Amelia Toledo (1926-2017), uma das artistas...

AgendaFilmes

Mostra Terrível 4 chega com mais de 40 obras de terror no Rio

A Mostra Terrível 4 será realizada de 22 de outubro a 5 de novembro...