AcervoCríticasFilmes

Festival do Rio: "Por Cima Do Seu Cadáver" é o sofisticado thriller de Takashi Miiki

Compartilhe
Compartilhe
4guide_over-your-dead-body_04__large

É com as mesmas tintas surrealistas vistas no episódio de sua autoria no filme “3 Extremos” que Takashi Miiki pinta a mescla de Drama, Terror e Suspense “Por Cima Do Seu Cadáver” (Kuime, Japão/2014). Conhecido por não poupar o espectador de cenas sangrentas e violentas em filmes anteriores como “13 Assassinos” e “Audition”, ele também dirigiu o inusitado “Sukiyaki Western Django”, que cruzava elementos de Japão Feudal com Velho Oeste, tanto na indumentária dos samurais-caubóis quanto nos cenários.
“Por Cima do Seu Cadáver” mostra o casal de atores Kosuge e Miyuki que se prepara para encenar uma adaptação para o Teatro de uma clássica história japonesa de fantasmas do século XIX, ‘Yotsuya Kaidan’. Com o avançar dos ensaios, a peça começa a provocar interferências e paralelismos macabros na vida do casal, e vice-versa. Miiki brinca de forma intrigante com o jogo do real e imaginário, proporciona reviravoltas, nunca abrindo mão de cenas fortes, que causam desconforto proposital, mas não exatamente gratuito. Além disso, sua câmera evolui como em um balé, adicionando deslumbre técnico visual, paradoxal à sanguinolência crua da trama. A direção de arte é primorosa e eficientemente amparada por um belo trabalho de fotografia, que ganha ainda mais destaque nas sequências que mostram a encenação do espetáculo.

O diretor realiza a proeza de combinar violência gráfica intensa com sofisticação, e entrega ao espectador um Terror adulto, sem a histeria de filmes como “Atividade Paranormal”, a série “Premonição”, e até mesmo dos conterrâneos da década passada, vindos na esteira de “Ringu”.
“Por Cima Do Seu Cadáver” não é indicado para pessoas sensíveis, é preciso ter um mínimo de estômago forte para atravessar os 93 minutos de projeção. Quem o tiver, vai se deleitar não apenas com um eficiente exemplar do gênero Terror, mas também com um trabalho apurado de um dos diretores japoneses mais importantes do cinema atual.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Coringa 2 flopa e deve ter queda de até 75% na bilheteria na segunda semana

“Coringa: Delírio a Dois” já se tornou o maior fracasso do ano,...

Ainda Estou Aqui: Fernanda Torres vence prêmio internacional

Fernanda Torres, uma das mais talentosas atrizes brasileiras, foi premiada com o...

Lady Gaga está em choque com recepção de Coringa: Delírio a Dois

Lady Gaga, estrela de “Coringa: Delírio a Dois”, está chocada com a...

Rebelião biotecnológica em Nano Apostle

Em meio a uma guerra cujo motivo e os envolvidos não sabemos...

Moana 2: novo trailer revela novas inéditas

A Disney lançou recentemente o trailer dublado oficial de Moana 2, revelando...

Astronauta: animação brasileira ganha trailer

“Astronauta”, a nova animação brasileira da Max, ganhou seu primeiro trailer no...

Sobrevivência primitiva em Primal Survivors

Primal Survivors tem uma pegada old school como a própria produtora do...