em , ,

NonNon TopTop

Morre Vangelis, compositor de Carruagens de Fogo e Blade Runner

Morre Vangelis, compositor de Carruagens de Fogo e Blade Runner | Filmes | Revista Ambrosia

Morreu, aos 79 anos de idade, o compositor grego Vangelis. Segundo os representantes do artista (via The Guardian), ele estava internado em um hospital na França.

Vangelis foi criador de algumas das trilhas sonoras mais marcantes do cinema, como o tema de Carruagens de Fogo (1981) e a música de Blade Runner – O Caçador de Androides (1982).

Evángelos Odysséas Papathanassíou nasceu em Vólos (Grécia) em 29 de março de 1943, e começou a compor com apenas 4 anos de idade.

Apesar de famoso por suas composições para o cinema, Vangelis começou sua carreira no pop rock. No início dos anos 1960 formou o grupo Forminx (ou “Formynx”), que se tornou bastante popular na Grécia. Na época do Motim dos Estudantes em 1968 mudou-se para Paris e fundou a banda de rock progressivo Aphrodite’s Child.

Mesmo com o sucesso na cena progressiva europeia no início dos anos 1970, o músico ficou contrariado com o esquema mainstream da indústria fonográfica e criou seu próprio estúdio em Londres, onde passou a trabalhar de forma reclusa.

Mas foi em 1981, com a trilha sonora original de Carruagens de Fogo, encabeçada pela música-tema que atingiu o topo das paradas americanas, que Vangelis conquistou seu grande reconhecimento.

A trilha vencedora do Oscar (bem como o filme) foi composta nesse estúdio particular na capital inglesa. O longa contava a história do triunfo de um grupo de corredores britânicos nos Jogos Olímpicos de 1924, e a música foi em parte uma homenagem a seu pai, que fora um entusiasmado corredor amador.

No ano seguinte criou a trilha de Blade Runner, também bastante elogiada e sem dúvidas um dos principais elementos do clima da ficção científica noir de Ridley Scott, estrelada por Harrison Ford e Sean Young.

A morte de Vangelis se deu na noite de terça-feira (17), e a causa da morte não foi divulgada.

Leia também:

Movie Tunes: Vangelis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#Lançamento'22 Circuito Ambrosia