em ,

O decadente charme da burguesia a serviço de brilhantes atuações em “O Banquete”

“O Banquete” é o novo longa da cineasta Daniela Thomas, que agraciou o cinema nacional com obras seminais como “Terra Estrangeira” (sua arrebatadora estreia de 1996), “O Primeiro Dia” e o recente “Vazante”, de 2017. Seu novo trabalho reflete o atual momento político e moral do país, ainda que se passe na era Collor.

Em um Brasil ainda inebriado com a renascida democracia, a instabilidade e incerteza dão o tom geral. Nesse cenário, o casal Nora (Drica Moraes) e Plínio (Caco Ciocler) oferece um luxuoso jantar em que o verdadeiro prato principal são incômodas verdades dos presentes que vão sendo expostas. Em meio ao clima de desconfiança, segredos podres sobre o presidente do país são descobertos, colocando o equilíbrio da nação tão frágil quanto a integridade dos convidados que compõem a mesa.

Buscando uma intertextualidade com a obra homônima de Platão, O Banquete traz claras influências de “O Discreto Charme da Burguesia” de Luis Buñuel, “12 Homens e uma Sentença” de Sidney Lumet e “O Declínio do Império Americano” de Denys Arcand. A trama toda passada em uma sala de jantar vai apresentando os personagens deixando um pouco previsível qual será o papel desempenhado por cada um em cena, mas o desenvolvimento é trabalhado de maneira eficaz pela diretora, que também assina o roteiro.

 

O mote fornece possibilidade de alinhavar uma narrativa desconcertante e essa expectativa é criada no terço inicial do filme. No entanto, nada de surpreendente é acrescentado, apenas o “elefante na sala” que se mencionou logo na apresentação dos personagens vai sendo explicitado. Mesmo a questão política, que dialoga com o drama pessoal, poderia ter sido ainda mais explorada.

O grande trunfo do longa fica mesmo por conta do elenco e da exímia direção de atores. Daniela rege sua opereta com maestria. E tendo em mãos nomes de talento indiscutível, ela faz de seu mise-en-scène um veículo para atuações inspiradas. Sobretudo as de Mariana Lima e Gustavo Machado.

Filme: “O Banquete”
Direção: Daniela Thomas
Elenco: Drica Moraes, Caco Ciocler, Mariana Lima, Rodrigo Bolzan
Gênero: Drama
País: Brasil
Ano de produção: 2017
Distribuidora: Imovision
Duração: 1h 44min
Classificação: 14 anos

Cesar Monteiro

Publicado por Cesar Monteiro

Um viciado em cultura pop que adora compartilhar seu vício com o maior número de pessoas possível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *