CríticasFilmesLançamentos

O Último Ônibus: mais um road movie genérico

Filme não escapa dos estereótipos e fraquezas do subgênero

Road movies são filmes cuja ação acontece “on the road”. Caindo na estrada, nossos personagens vivem aventuras, conhecem e interagem com as mais diferentes pessoas e passam por uma jornada de crescimento em um ou mais sentidos. Um dos mais conhecidos e icônicos road movies é o ganhador de cinco Oscars “Aconteceu Naquela Noite” (1934), a partir do qual muito da gramática do road movie foi retirada e passada para outros filmes do subgênero que se seguiram. O Último Ônibus é só mais um road movie, que nada acrescenta ao gênero para se fazer notável.

O idoso Thomas Harper (Timothy Spall) vai empreender uma longa viagem de ônibus entre Escócia e Inglaterra, com ponto de chegada na Cornualha. Minuciosamente planejada, a viagem sairá dos trilhos – embora ele nunca embarque em um trem – algumas vezes, com resultados inesperados para Tom, que não larga sua maleta. Ao longo do caminho, seremos apresentados também a flashes do passado, da vida de Tom ao lado da esposa Mary (Phyllis Logan). Para interpretar Tom e Mary jovens, entram em cena Ben Ewing e Natalie Mitson.

Não nos surpreende em nada o fato de Tom ter sofrido várias perdas em sua vida, mas seguir em frente com determinação. É o amor que o move, amor pela esposa e pela filha. Ele não compartilha histórias com as pessoas que encontra ao longo do caminho, mas toca a vida de cada uma delas de um jeito único e especial.

O Último Ônibus

Fica claro que o objetivo era construir um microcosmo da sociedade inglesa através dos tipos que Tom encontra em sua viagem. Assim sendo, Tom apenas esbarra nestas pessoas e não tem tempo de aprofundar seu conhecimento sobre elas: são personagens planas, cuja história pregressa e posterior de vida cabe à nossa imaginação. Nesta galeria de tipos, é a mulher muçulmana vítima de assédio que se torna a mais interessante, apesar de também não ter profundidade narrativa.

Aos 66 anos de idade, o versátil e querido ator inglês Timothy Spall teve de utilizar maquiagem para parecer mais velho – afinal, seu personagem tem 90 anos! Falando sobre a construção de Tom, Spall destacou a importância que dá à fisicalidade e aos gestos:

Isso que faz as pessoas serem o que são, e isso explica muito como agem. Uma pessoa da idade desse personagem é frágil. Ele é idoso, vulnerável, mas também destemido a ponto de cumprir com seus objetivos. O fato de ser um ator a vida toda, eu sempre me interesso pelas pessoas, mesmo quando não estou trabalhando, e observo como elas agem, como o tempo passa para cada um.”

O Último Ônibus

Somos convidados, embora não abertamente, a seguir Tom por sua viagem de ônibus que é, na verdade, uma missão muito especial. Uma pena que a aventura não traga nada de novo para nós, que tanto queríamos sair também modificados de mais um road movie.

O Último Ônibus

O Último Ônibus
4 10 0 1
Nota: 4/10 Ruim
Nota: 4/10 Ruim
4/10
Total Score iRuim

Deixe um comentário

Sugeridos
Fabio Manzione lança "Caroço", álbum solo que transforma o que incomoda em matéria-prima de criação
Lançamentos

Fabio Manzione celebra duas décadas de carreira com ‘Caroço’

Com arranjos de Rodrigo Caçapa e raízes na música popular brasileira, compositor...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Vingadores: Doutor Destino — Tudo o Que a Prévia Revela Sobre o Colapso do Multiverso

O trailer de Vingadores: Doutor Destino (Avengers: Doomsday), apresentado na D23 Expo,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

LançamentosMúsica

Jorja Smith anuncia álbum e lança single “Alive”, com Wizkid

‘What Are The Odds’, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

LançamentosMúsica

Vannick Belchior lança single e clipe “Meu Nome É Cem”

A obra de Belchior nunca foi confortável e, talvez por isso, permaneça...

LançamentosMúsica

Selvagens À Procura de Lei antecipam novo álbum Pivete

Uma das principais referências do rock alternativo brasileiro, a banda cearense Selvagens...