Reinterpretação de “O Homem Invisível” discute uma questão relevante

“O Homem Invisível” é a nova adaptação do romance homônimo de H.G.Wells comandada pelo diretor Leigh Whannell projeto que inicialmente faria parte do Dark Universe – universo compartilhado que a Universal Pictures pretendia realizar com os monstros clássicos sobre os quais o estúdio detém direitos – e deveria ser estrelado por Johnny Depp. Porém essa ideia foi posta de lado devido ao fracasso retumbante do filme “A Múmia” (2017), com o astro Tom Cruise, que serviria de arranque para a franquia. A partir daí, Whannell reescreveu o roteiro trazendo uma nova perspectiva à produção. A história não seria mais focada na criatura, mas sim em sua vítima, criando uma metáfora do medo e da angústia de mulheres que sofrem abuso.

Na trama, acompanhamos esposa do milionário gênio da óptica Adrian Griffin (Oliver Jackson-Cohen), Cecilia Kass (Elizabeth Moss), que foge do comportamento abusivo do marido. Após
ela passar um tempo escondida na casa do amigo policial James, chega a notícia de que Adrian supostamente cometeu suicídio. Contudo, Cecília começa a desconfiar da informação. Ela então descobre que, na verdade, o marido inconformado com a separação criou uma forma de se tornar invisível e, assim, persegui-la, criando-lhe situações transtornadoras. Ela insiste que Adrian está o tempo todo presente, mesmo sem que ninguém consiga vê-lo, o que faz com que todos acreditem que Cecilia desenvolveu um quadro psicótico agudo.

Reinterpretação de "O Homem Invisível" discute uma questão relevante – Ambrosia

E é sobre a questão da credibilidade da vítima de abuso colocada em xeque que o filme se debruça e se faz interessante. Trata-se de um suspense muito bem conduzido, com cenas que prendem o espectador, fazendo com que o público também duvide da sanidade de Cecilia durante boa parte do tempo.

Como a história é contada a partir da perspectiva dela, não temos informações precisas sobre como funciona a invisibilidade de Adrian. Posteriormente começamos a descobrir junto com a protagonista como se deu o processo (o que nos livra de diálogos expositivos).

Reinterpretação de "O Homem Invisível" discute uma questão relevante – Ambrosia

O subtexto do filme é o mais claro possível, discutindo os traumas indeléveis causados na vida da mulher que vivenciou um relacionamento abusivo. Ao mostrar a dúvida de Cecilia sobre a morte do marido, o filme dialoga com casos de mulheres que conseguiram abandonar os abusadores, mas que lidam com a sensação de perigo ainda à espreita. Isso é muito bem representado na cena em que Cecilia tenta pela primeira vez sair da nova casa, apenas para buscar cartas na caixa de correio e é dominada pelo medo, demonstrando o terror experimentado pela possibilidade de estar sendo observada pelo algoz.

Nesse aspecto, a atuação de Elizabeth Moss traz a força e o desespero que a personagem necessita. A aflição transmitida por seu olhar é aproveitada pelo diretor, que não economiza closes do rosto da atriz para amplificar a dramaticidade.

Reinterpretação de "O Homem Invisível" discute uma questão relevante – Ambrosia

Os elementos colocados em “O Homem Invisível” o fazem ser não apenas um ótimo suspense, mas o tornam, sobretudo, um filme que discute as relações abusivas de uma maneira correta e pertinente no atual contexto da sociedade em que vivemos.

 

Cotação: **** Muito Bom (4 estrelas de 5)

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Harrison Ford faz retrospectiva de sua carreira em vídeo
Harrison Ford faz retrospectiva de sua carreira em vídeo – Ambrosia

Harrison Ford faz retrospectiva de sua carreira em vídeo

Harrison Ford é um dos maiores astros de Hollywood e durante a intensa promoção

Prox
Leitura dramatizada da peça ‘Só percebo que estou correndo quando vejo que estou caindo’ no dia 12 de março

Leitura dramatizada da peça ‘Só percebo que estou correndo quando vejo que estou caindo’ no dia 12 de março

Uma mulher sai em busca de sua individualidade perdida, e procura outras formas

Sugestões para você: