AcervoCríticasFilmes

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw aposta no absurdo e cria um divertido derivado

Compartilhe
Compartilhe

A franquia Velozes & Furiosos, uma das mais rentáveis do cinema atual sobretudo no mercado internacional (com Brasil, China e Rússia à frente) já vinha expandindo seus limites para além do mote original, os rachas de carrões. Se por um lado as corridas clandestinas foram ficando em segundo plano a cada episódio, as tramas absurdas dignas de James Bond na fase Roger Moore foram perdendo cada vez mais a vergonha. Desde a retomada da série com o elenco original em Velozes & Furiosos 4, novos personagens foram sendo incorporados e dois deles ganharam destaque: os agentes rivais Luke Hobbs e Deckard Shaw. E eis que os dois ganharam um spin off, Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw.

O filme coloca o policial Luke Hobbs (Dwayne Johnson)  e o agente exilado Deckard Shaw (Jason Statham) formando uma improvável aliança quando um vilão geneticamente melhorado ameaça o futuro da humanidade. Para isso, eles contam com a ajuda de Hattie (Vanessa Kirby), irmã de Shaw, que é também agente do MI6, o serviço secreto britânico.

Hobbs & Shaw peca pelo excesso, sem nenhum medo de julgamentos. Furos narrativos? Cenas estapafúrdias que desafiam qualquer lógica? Diálogos clichês? Tem tudo isso. Mas com personalidade e um espírito assumido de entretenimento descompromissado. Nesse ponto, o longa assinado por David Leitch (de Atômica, John Wick: De Volta ao Jogo e Deadpool 2) vai mais longe do que a franquia que o originou. E essa descontração é que atribui a esse derivado um potencial para se converter em uma nova série.

É claramente um filme veículo tanto para Johnson quanto para Statham, que assinaram como produtores executivos. E fica claro também que eles se divertiram muito fazendo. A cena, logo no início, que mostra o começo do dia de cada um ao mesmo tempo, com a tela dividida, já deixa estabelecido que o intuito era ser uma hora do recreio entre Velozes 8 e o 9. As piadas e farpas trocadas entre os personagens também evidenciam esse espírito.

O longa é inegavelmente influenciado pelos filmes de ação descerebrados dos anos 80, mais especificamente aqueles em que uma dupla de policiais de temperamentos opostos e que não se bicam devem trabalhar juntos. “Hobbs & Shaw” remete principalmente à pérola “Tango e Cash: Os Vingadores”, com Sylvester Stallone e Kurt Russell. É saudável que esse cinema popular de três décadas atrás seja revisitado de vez em quando para quebrar o esquematismo de que o gênero se tornou refém hoje.

As atuações se apoiam no carisma de Johnson e nos maneirismos de Statham. E não esperávamos mais do que isso. Assim como o caricato vilão de Idris Elba cabe como uma luva como antagonista da dupla. E o melhor mesmo são as cenas de ação. Para quem se entusiasmou com a pegada absurda de Velozes 8, esse aqui é uma boa pedida. O automobilismo fica ainda mais de lado do que tem estado nos últimos filmes da matriz. Apenas no final há uma menção a um elemento clássico da série.

“Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw” também serve para solucionar uma possível ausência de Johnson dos filmes principais, já que sua relação com Vin Diesel se tornou insustentável. No mais, o filme funciona satisfatoriamente dentro de sua proposta. Levando-se em conta a natureza nefasta dos spin-offs, esse aqui não deixa de ser uma grata surpresa em sua honestidade, tendo sempre a descontração a seu favor.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
ClássicosCríticasFilmes

Resenha Crítica de Com uma Pulga Atrás da Orelha (1968)

A adaptação cinematográfica de Com uma Pulga Atrás da Orelha (1968), dirigida...

FilmesNotícias

Hideo Kojima aposta que mundo mudará de ideia sobre Coringa: Delírio a Dois

No mundo dos games, poucas figuras são tão icônicas quanto Hideo Kojima,...

CríticasGames

Gori: Cuddly Carnage | Frenético e Feral

Seria esse o hack’n slash que encerrará com chave de ouro as...

AstrosFilmesNotícias

Forrest Gump: Tom Hanks revela satisfação com a ausência de sequência

Tom Hanks, o astro do filme “Forrest Gump”, revelou recentemente que está...

FilmesLançamentos

Agreste, de Sérgio Roizenblit, estreia nos cinemas nacionais

Com roteiro adaptado da premiada peça homônima do dramaturgo Newton Moreno, a...

FilmesNotíciasSéries

Game of Thrones vai ganhar filme nos cinemas pela Warner Bros.

A Warner Bros. anunciou que está desenvolvendo um filme de Game of...