Timthumb (1)
AcervoCríticasFilmes

“Warcraft” traz a dignidade aos filmes de game

Coqueluche nos PCs nos anos 1990, Warcraft é uma bem sucedida franquia de games da desenvolvedora Blizzard Entertainment, que surgiu em 1994 com o título Warcraft: Orcs & Humans. Tratava-se de um RPG de estratégia em tempo real que girava em torno de uma guerra entre humanos e orcs em Azeroth, mundo fantasioso à semelhança da Europa medieval. Como tudo relacionado a universo fantástico, Warcraft bebia no RPG Dungeons & Dragons e, claro, no pai-de-todos da fantasia, “O Senhor dos Anéis” de Tolkien.Com o sucesso nos videogames, o título transmigrou para outras mídias que expandiram ainda mais seu universo como jogo de tabuleiro, RPG e livros. O próximo passo era o cinema. Uma versão cinematográfica já era aventada há tempos, mas foi em 2013 que a Blizzard divulgou nota que estaria para ser produzido um filme baseado no game, anunciado anteriormente para 2009.

O resultado pode ser visto a partir de hoje nos cinemas de todo o Brasil. Em “Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos” (Warcraft, EUA/2016) somos apresentados ao por ora pacífico mundo de Azeroth, onde é deflagrada uma guerra entre a civilização erguida pelos homens e uma horda de orcs que atravessa o portal negro para colonizar terras que ofereçam a prosperidade que as suas já não provém. Com a abertura do portal, os dois mundos se conectam, um exército enfrenta destruição e o outro enfrenta a extinção. A partir de lados opostos, dois heróis são definidos em uma rota de colisão que irá decidir o destino de sua família, seu povo e sua casa.

warcraft

A produção da Blizzard em parceria com a Universal Pictures e Legendary Pictures vem com o desiderato de estabelecer uma nova era dos filmes baseados em videogames, assim como “X-Men” de Bryan Singer fez pelos filmes de super-heróis. 23 anos se passaram desde o pavoroso “Super Mario Bros.”, e agora, finalmente, temos um filme baseado em games realmente digno. A seu favor, “Warcraft” tem um vasto universo e rica mitologia a se explorar, ao contrário do mundo bidimensional de “Mario Bros”, da pancadaria de “Street Fighter” e da sistemática caça a zumbis de “Doom”. Mas a transposição de Azeroth para a telona não seria bem sucedida se não fosse capitaneada por alguém que entende muito do assunto.

O diretor Duncan Jones, filho de David Bowie, que tem em seu currículo a boa ficção “Lunar”, é fã confesso do universo de Warcraft e deixou bem claro que assumiu o projeto para entregar um filme com o máximo de fidelidade ao jogo. Chegou a proclamar em entrevistas o fim da era das más adaptações de game para o cinema.

warcraft7

O roteiro assinado por Jones e Charles Leavitt (de “Diamante de Sangue” e “No Coração do Mar”), está longe de ser uma reinvenção da roda. Segue os ditames de uma aventura fantástica tradicional, com herói valoroso e sua missão – no caso, Lothar (Travis Fimmel) – detentores de magia poderosa,forças do mal, etc. Mas, talvez até por isso mesmo, funciona, e acerta em dar foco aos dois lados da batalha, ao invés de contar a história apenas da perspectiva dos humanos. Os orcs, raça do guerreiro Durotan (Toby Kebbell), são apresentados com sua diversidade, afinal, são uma espécie dividida em vários clãs e vemos diferenças no visual (barba, cortes de cabelo, adereços) e nas armas empregadas.

E pela primeira vez em uma adaptação cinematográfica de um jogo vemos personagens bem desenhados, que geram alguma empatia de modo a nos importarmos com eles, o que proporciona maior envolvimento do espectador com a aventura. Com a tecnologia à disposição, o diretor pode recriar um mundo extremamente fantasioso e ao mesmo tempo tangível. O CGI em momento algum parece falso, os orcs e suas armas têm o peso que devem ter, as texturas são realísticas, animais fantásticos parecem realmente estar ali, sem aquela sensação incômoda de estar se vendo um ator interagindo com uma animação. Também é interessante observar o recurso que Jones usou para recriar as tomadas em câmera alta inclinada nas batalhas, que nos remetem diretamente ao game. Os feitiços dos magos também foram reproduzidos fidedignamente, o que estampará um largo sorriso no rosto dos fãs da franquia e de magia em geral.

Jones concebeu seu Warcraft como uma trilogia e o filme dá claramente a deixa para a continuação da história, porém, a bilheteria do filme ainda é uma incógnita. Não se sabe como o público em geral, acostumado a continuações, remakes e adaptações de heróis mais midiáticos reagirá à transposição para as telas de um universo objeto de culto por um nicho, mas não tão conhecido do grande público. No entanto, a produção certamente fará com que os fãs se sintam afagados com o respeito e zelo pelo universo que lhes é caro, e também possui elementos para agradar os aficionados por fantasia, que certamente comparecerão em peso ao cinema, além do público masculino afeito a ação e heroísmo.

“Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos” é sem dúvida o melhor filme baseado em videogame já feito, e se junta a “Angry Birds”, como exemplar atual de adaptação bem sucedida do gênero. Se o vindouro “Assassin’s Creed” também não decepcionar, podemos então ter a confirmação de que a nova era dos games no cinema chegou para ficar.

Filme: Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (Warcraft)
Direção: Duncan Jones
Elenco: Travis Fimmel, Toby Kebbell, Paula Patton
Gênero: Aventura/Fantasia
País: EUA
Ano de produção: 2016
Distribuidora: Universal Pictures/Legendary Pictures
Duração: 2h 03 min

Deixe um comentário

Sugeridos
Back to the future
AstrosFilmesNotícias

Christopher Lloyd revela seu único arrependimento de ‘De Volta para o Futuro III’

Em sua recém-lançada autobiografia, o ator que interpretou Doc Brown relembra a...

Street Racer Collection (QUByte Classics)
CríticasGames

Street Racer Collection: a nostalgia larga na frente, o jogo fica pra trás

Street Racer nasceu em 1994, vendido como uma mistura de kart com...

100 Dias que conta a história de Amyr Klink
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Cinema Brasileiro traz filmes a R$ 12 em todo o país

O Festival do Cinema Brasileiro será realizado entre os dias 29 de...

Behemoth ambrosia
CríticasFilmes

Sinfonia de Tony Gilroy com Pedro Pascal conduz Behemoth!

Conhecido por retratar a tensão e o pragmatismo das engrenagens institucionais —...

Marvel
AgendaFestivaisFilmes

Marvel Day na CCXP26 terá dia inteiramente dedicado à Casa das Ideias

A organização da CCXP26 anunciou que o primeiro dia de portas abertas...

Mestres do Universo
FilmesNotícias

Diretor de Mestres do Universo se pronuncia sobre a continuação

Travis Knight expressou entusiasmo em retornar ao universo de Eternia, mas admitiu...

Zombuffoonery
CríticasGames

Zombuffoonery: tem ouro aí, só faltou garimpar

Jogo de sobreviver a hordas de zumbi é quase um gênero próprio...

Cara de Barro primeiro terror da DC Studios ganha trailer oficial DivulgacaWarner Bros. Pictures
CríticasFilmes

Cara-de-Barro mostra a outra face do DCU

Dirigida por James Watkins, nova aposta do DCU traz Tom Rhys Harries...

Latitude Zero (2001) crédito Olhar Imaginário
AgendaFestivaisFilmes

Mostra de Cinema Toni Venturi em São Paulo

A trajetória de um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro recente...

The Bathrooms
CríticasGames

Assustando o banheirão em: The Bathrooms

Desde que as Backrooms viraram febre na internet, não param de surgir...

Super Dev Quest
CríticasGames

Super Dev Quest: pula bem, mas não além

O que falar desse? Vou precisar de dedos pra tocar nesse assunto....

Doc Brown
AstrosFilmesNotícias

Grande Scott! Christopher Lloyd, de ‘De Volta para o Futuro’, estará na CCXP26

Eterno Dr. Emmett Brown desembarca pela primeira vez no país para participar...

Street fighter fase bonus ambrosia
FilmesGamesNotícias

Street Fighter: fase bônus toma rua de São Paulo

Para celebrar a estreia do filme, ação criada pela Leo, combina carros...

Pit Panic
CríticasGames

Pit Panic é competente e jovial

Roguelike de plataforma vive daquela vontade de tentar só mais uma vez,...

Aggelos
CríticasGames

Aggelos 2: asas novas, mesmo caminho

Aggelos, de 2018, nunca escondeu a paixão por Wonder Boy, e a...

Suely Farhi [..]
Acervo

Suely Farhi e Luiza Interlenghi realizam visita mediada no CCJF

Nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, às 17h, será realizada uma visita...

Street Fighter
CríticasFilmes

‘Street Fighter’ preza pela fidelidade, mas escorrega na estrutura

Os fãs de Street Fighter tinham a certeza de que o game...

Cinema CENTRAL Anos 1930 Acervo Fototeca Sioma Breitamn MJJF
AgendaFilmes

Os 130 anos da primeira sessão de cinema em Porto Alegre

  Em 5 de novembro de 1896, a primeira sessão de cinema de...

Thunder Hoop Collection (QUByte Classics)
CríticasGames

Thunder Hoop Collection: o segundo conserta o que o primeiro estragou

A QUByte Classics juntou dois arcades da Gaelco na Thunder Hoop Collection:...