Resenha: Gran Turismo 5

Resenha: Gran Turismo 5 – Ambrosia
Plataforma: Playstation 3
Gênero: Corrida
Selo: Sony Computer Entertaiment
Desenvolvedora: Poliphony Digital
Lançamento: 24 de Novembro de 2010

Um dos jogos mais aguardados dos últimos anos chega ao PS3 com pompa e circunstância, renovando mais uma vez a melhor e mais completa franquia de simuladores de corrida. Porém, antes de me intrometer em análises extensas sobre o jogo em si, uma pequena análise sobre sua instalação.

A Longa e Árdua Instalação

Para os donos de PS3, não é estranho a instalação dos jogos ser levemente demorada em prol de uma melhor jogabilidade. Com Gran Turismo 5, esse fato permanece uma verdade. Inicialmente, o jogo baixa quase 150MB de atualização da PSN em razão de alguns bugs detectados pós lançamento e que foram corrigidos. Baixado e instalado, o jogo oferece a opção de instalar 8GB de dados em seu HD para melhorar a velocidade de carregamento. ACEITE! Senão você terá mais um Mod Nation Racers nas suas mãos. Após instalado, a PSN ainda atualiza seu sistema operacional. Tudo isso toma mais ou menos 1 hora de sua diversão, ou seja, tenha um bom livro em mãos (eu li três capítulos de um do Tom Clancy).

Após esta longa, porém necessária, instalação, o jogo começa com uma abertura que já segue os padrões da série, mas com um algo a mais. Vamos a ela.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jvTb57UNpwQ[/youtube]

A música de abertura a partir do instante 3’30” se chama Planetary da banda My Chemical Romance, e mesmo não sendo fã dos caras, foi uma ótima escolha, tão boa quanto My Favorite Game do Cardigans em Gran Turismo 2.

O jogo se divide em dois modos. No Arcade você escolhe a pista, o carro e as variações que podem acompanhar e vai correr. No GT Mode, temos basicamente o modo de carreira. No A Spec, o jogador tem que, através de corridas e mais corridas, ganhar experiência e dinheiro para poder comprar novos carros e conseguir liberar novos desafios, sempre treinando mais e mais com seu carro favorito.

No B Spec, ao invés de dirigir, você se torna dono de equipe e comanda um piloto contratado para ser seu homem na pista enquanto dá as ordens ao coitado. Esse modo de jogo é divertido, pois percebemos o quanto sofrem engenheiros ou donos de equipes que ficam nos bastidores. Além da habilidade do piloto, é necessário se preocupar com a atitude deste, sua força física e mental e quanto tempo ele está engajado em uma disputa por posições. O calor da disputa pode levar a erros que farão uma corrida perfeita ir por água abaixo, portanto, tente saber equilibrar a cabeça do piloto, mandando ele atacar na hora certa.

Resenha: Gran Turismo 5 – Ambrosia

As provas por licenças ainda existem, mas já não são obrigatórias para adquirir carros novos, facultando isso apenas ao nível do piloto ou chefe de equipe – não importa o modo, se tiver aquele nível destravado, o carro ficará livre para ser comprado. Ainda assim, para os novatos elas sempre são interessantes de fazer para adquirir experiência tanto para si quanto para seu perfil. Isso sem contar que aprendendo as manhas nos treinos, acaba-se ficando bom na hora das corridas, mesmo correndo com carros superiores ao seu. Senna não foi campeão de F-1 porque tinha sempre o melhor carro, ali tinha braço, meu amigo.

Os veículos

Karts, F-1, Nascar, carros de passeio, Turismo, Luxo e algumas coisas estranhas estão entre os muitos carros disponíveis aos jogadores. Todos estes tipos de automóveis estão presentes no jogo e poderão ser comprados ou destravados a seu devido tempo. No começo, os carros de nível irão te fazer sofrer nas longas corridas a 100km por hora, mas essa evolução natural é obrigatória para quem quer pegar uma Ferrari e sair voando pelas curvas dos circuitos mais famosos do mundo sem explodir a cara na parede.

Resenha: Gran Turismo 5 – Ambrosia

Ainda, nos modos iniciais que vão sendo destravados há uma corrida com Kombis no circuito do povo do programa de TV Top Gear. No mínimo é inusitado correr a menos de 100 por hora na maior parte do tempo contra 11 Kombis iguais a sua, em que os únicos pontos de ultrapassagens são curvas apertadíssimas e ninguém pretende ceder em centímetro sequer ao adversário. Chegar entre os 3 primeiros é quase um milagre.

Grafícos, Som e Jogabilidade

Se o que eu disse até o momento não instigou o leitor a querer jogar, basta dizer que a qualidade dos gráficos continua soberba, desde a paisagem em volta das pistas como a textura do asfalto e cores dos carros, brilhando sob o Sol e correndo sobre terra, neve e lama. Os carros têm uma sensação de realismo impressionante, é como se cada milímetro destes tivesse sido digitalizado para o jogo de forma inédita, tanto quando observados em sua garagem, quanto durante as corridas, sem perder qualquer frame de detalhes, mesmo em altas velocidades.

O sistema de danos foi o que mais sofreu nesta última versão, tendo um efeito (pobre) meramente estético no carro, significando que por mais forte que seja a batida, seu carro ainda continuará correndo normalmente. Outro detalhe que passou em branco é que os carros não se sujam nas pistas off road.

Resenha: Gran Turismo 5 – Ambrosia

Um ponto positivo está nas localidades das corridas, sejam circuitos famosos ou inventados, onde os detalhes de cada pista são expostos explicitamente ao jogador, dando uma maior sensação de realismo às já perfeitas pistas. Barcelona e Londres, entre outras cidades, ganharam circuitos de ruas que são uma obra prima digna de se ver. Pena que a tensão das corridas é tanta que mal dá para apreciar alguns pontos famosos por onde se passa.

A trilha sonora inclui algumas bandas famosas como Queens of the Stone Age e Yeah Yeah Yeahs, mas a grande maioria das músicas é de compositores japoneses, e com algumas músicas clássicas nas telas de seleção, apenas para dar um clima mais calmo ao jogador que tem de encarar as corridas com rock e eletrônica tocando a todo volume durante as provas. Claro que dá para desabilitar as músicas ou diminuir o volume do som, mas tudo está tão bem arrumado que é difícil de querer realmente abaixar o som mesmo.

A jogabilidade vem se mantendo como ponto alto da série. A qualidade da simulação só melhora e as possibilidades de personalização são tamanhas que fica difícil tentar falar de tudo aqui. Os jogadores experientes poderão modificar altura dos carros, regulagem de freios, motores, aerodinâmica, etc. Para quem quer se divertir sem muito compromisso, as personalizações de carros e controles são simples e facilmente aprendidas, possibilitando diversão constante. É necessário, claro, ter amor por jogos de corrida, afinal, estamos falando de um jogo que apenas terá isso em toda sua duração.

Resenha: Gran Turismo 5 – Ambrosia

Os controles são firmes e respondem conforme os comandos. É recomendado modificar os botões dele para uma configuração que melhor agrada seus dedos. Afinal, em algum momento do jogo as já famosas corridas que duram mais de hora irão chegar, e aí é que se separa os jogadores casuais e os jogadores fanáticos. Detalhes como troca de óleo e ajuste do motor apenas ajudam a mostrar que este jogo tem um público alvo muito específico e ainda assim irá vender muito bem mundialmente.

Porém, para aqueles mais casuais ainda, o modo Arcade é o caminho, já que pode-se escolher Single Race, Time Trial, 2P Battle ou Drift. Cada um sendo exatamente o que se espera destes modos: Simples e diretos.

Multiplayer diferenciado

Os jogos multiplayer são únicos e merecem todo respeito. Pode-se criar salas e chamar pessoas, podendo selecionar região, velocidade de conexão e nível dos jogadores, facilitando uma partida mais equilibrada e séria ao invés de um veterano chegar detonando um bando de noobies logo de cara.

Ainda, pode-se usar o Twitter enquanto conectado para postar resultados ou fazer comentários a respeito de alguma corrida. É uma adição meio boba, mas muita gente vai usar, com certeza.

Por fim, a única adição totalmente inútil, a meu ver, foi o editor de pistas. Este não dá muita liberdade ao jogador, impondo certos traçados que sinceramente vão fazê-lo fugir dele e voltar as suas corridas normais nas 75 pistas e suas variações disponíveis no jogo. Para que montar sua pista se há tantas variações e possibilidades?

Os donos de PS3 devem agradecer à Polyphony Digital pela fantástica qualidade deste título, que se tornou uma obrigação a todos os proprietários, sejam eles fanáticos por automobilismo ou não.

Apresentação: 4.5/5
Multiplayer: 4.5/5
Jogabilidade: 5/5
Fator Replay: 5/5
[xrr rating=4.7/5]
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Comentários 7
  1. O jogo parece legal, eu tive chances de testá-lo sob condições ideais, isto é, em uma cabine com volante e que se movia com o carro além de ter uma tela 3d, maaaas jogo de corrida para mim não precisa ser realista, quanto mais cascos de tartaruga e cachos de banana na pista melhor…

  2. "Os donos de PS3 devem agradecer à Polyphony Digital pela fantástica qualidade deste título, que se tornou uma obrigação a todos os proprietários, sejam eles fanáticos por automobilismo ou não."

    Ahn-rã. Sei. E quem não gosta de futebol tem que comprar Fifa 11. E quem não gosta de FPS tem que comprar Call of Duty…

    Não funciona deste jeito. Certos gêneros de jogo não são universais, e o de automobilismo é um deles. E ainda tem a questão de que nem todo mundo que gosta de jogo de corrida gosta de simulação. Nessa estou com o Felipe: não importa quanto eles sejam bons, jogos como Gran Turismo e Forza não são para todos e sim para fanáticos por carros. Quem quer corrida para diversão tem vários títulos melhores, como Blur, a série Burnout, alguns dos Need for Speed e os jogos de kart (Mario, ModNation Racers).

  3. Parabéns pela resenha!
    No final de semana que passou eu comprei um PS3 para “correr”. Gostei muito do GT5, só que não estou conseguindo desabilitar a música durante as corridas. Como eu gosto de “ouvir” o motor para trocar as marchas, as músicas estão atrapalhando um pouco minha concentração durante a corrida.
    Agradeço quem informar um passo-a-passo para desabilitar ou baixar o som da música.
    Desde já agradeço
    Alex

  4. Gostei muito do GT5, só que não estou conseguindo desabilitar a música durante as corridas. Como eu gosto de “ouvir” o motor para trocar as marchas, as músicas estão atrapalhando um pouco minha concentração durante a corrida.
    Agradeço quem informar um passo-a-passo para desabilitar ou baixar o som da música.
    Desde já agradeço. Att Gilson

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