Mindset, budget, deadline. Os termos adotados pelo movimento “coaching” estão em todos os lugares e, com eles, a ideia de que se você não conseguiu alcançar alguma meta, é porque não se dedicou o suficiente. No clipe “Empreendimento”, Tai Veroto critica a atual ascensão de um estilo de vida empreendedor/coach, pautado na busca pelo lucro extremo e pela ideia de “vencer na vida”, que estimula a ansiedade e abusa da busca de propósito das pessoas. O vídeo foi dirigido pelo próprio Tai Veroto e Bárbara Lins.
Adultos em playgrounds se tornam violentos ao encontrar com o suposto concorrente. No clipe e nos negócios, o outro é enxergado como um inimigo: é a ganância humana mostrando o seu lado mais pesado.
“A ideia do clipe veio da vontade de infantilizar e, ao mesmo tempo, mostrar o lado cruel do homem branco empreendedor moderno. A ideia é: a partir do exagero, mostrar o concreto das relações humanas contemporâneas neoliberais. O parquinho é meu, eu conquistei com meu esforço e ninguém pode brincar junto! Sempre procuro escrever minhas canções me colocando na posição de observador e ao mesmo tempo no olho do furacão. Com ‘Empreendimento’ não foi diferente. Busco com isso o potencial de transformação a partir do espelhamento: ‘estamos nessa juntos e não tá legal… como mudar?’”, questiona Tai Veroto.
A ficha técnica do clipe inclui os atores Pedro Massuela e o próprio Tai. Feito totalmente de forma independente, a fotografia foi de Bárbara Lins, enquanto edição e pós-produção foram de Tai Veroto.
Música faz parte de disco de estreia “Vamos” (2019)
O clipe raivoso de “Empreendimento”, está dentro do pacífico disco de estreia “Vamos” (2019). De produção independente, o trabalho representa a mudança inerente à existência humana: tão poética quanto surpreendente! O álbum foi gestado por dois anos, com produção de Tai Veroto e Gabriel Serapicos.
“O disco é sobre seguir em frente. Essa é a essência, apesar de conter diversos temas e elementos na sua composição. Seguir em frente é entender o tempo. Aprender que tudo tem a sua hora e seu lugar. Eu poderia citar diversas inspirações musicais e artísticas (Lenny Kravitz, Alabama Shakes e Chico Science são alguns nomes), mas acho que o maior estímulo para a gravação desse álbum foram todas as pessoas que me disseram ‘siga em frente’ em momentos difíceis. Todos que disseram que o que eu faço vale o esforço.”, elogia Tai.
Um dos nomes para acompanhar na música brasileira, Tai Veroto traz no seu currículo o EP “Antes Que Tentem Nos Desiludir” (2017) e também passagens como jurado do programa “Canta Comigo” (TV Record). As influências musicais do artista vão de Elis Regina até Michael Jackson. Com estilo inusitado e voz marcante, faz parte de sua musicalidade misturar o rock alternativo e o indie, com a energia do blues e do soul.
Ficha Técnica de “Vamos” (2019)
Bicho Solto, Debaixo do Tapete, Empreendimento, Lugar de Paz, A Satisfação:
Produção: Gabriel Serapicos
Mixagem e Masterização: Gabriel Serapicos
Bateria: Leonardo Marques
Teclados e sintetizadores: Gabriel Serapicos
Baixo: Gabriel Serapicos e Tai Veroto
Vozes: Tai Veroto
Guitarras: Tai Veroto
Participação especial: Laura Visconti (Lugar de Paz)
Não Tenho Tempo a Perder:
Canção produzida e gravada nos estúdios da Fatec – Tatuí/SP.
Produção Musical: Vinícius Natel
Engenharia de áudio: Dani Cardoso
Assistente de gravação: Bruno Hiro
Guitarra: Gabriel Pranches
Baixo: Tobias Mota
Bateria, keys, synth, programações: Vinícius Natel
Contralto: Mayara Cruz
Soprano: Queren Fortunato
Tenor: Jhoe Fortunato
Produção Executiva: Beatriz Carlos
Mixagem e Masterização: Gabriel Serapicos
O Salto pro Vazio:
Produção: Tai Veroto
Guitarras, baixo, órgão e bateria: Tai Veroto
Mixagem: Leonardo Marques
Masterização: Gabriel Serapicos
Vozes: Tai Veroto
O Sal de Todo o Mar
Produção: Tai Veroto
Violão e vozes: Tai Veroto
Mixagem e Masterização: Gabriel Serapicos
Comente!