em ,

Tai Veroto lança clipe sobre a cultura “coaching”

Trecho do clipe "Empreendimento", de Tai Veroto
Trecho do clipe "Empreendimento", de Tai Veroto

Mindset, budget, deadline. Os termos adotados pelo movimento “coaching” estão em todos os lugares e, com eles, a ideia de que se você não conseguiu alcançar alguma meta, é porque não se dedicou o suficiente. No clipe “Empreendimento”, Tai Veroto critica a atual ascensão de um estilo de vida empreendedor/coach, pautado na busca pelo lucro extremo e pela ideia de “vencer na vida”, que estimula a ansiedade e abusa da busca de propósito das pessoas. O vídeo foi dirigido pelo próprio Tai Veroto e Bárbara Lins.

Adultos em playgrounds se tornam violentos ao encontrar com o suposto concorrente. No clipe e nos negócios, o outro é enxergado como um inimigo: é a ganância humana mostrando o seu lado mais pesado. 

“A ideia do clipe veio da vontade de infantilizar e, ao mesmo tempo, mostrar o lado cruel do homem branco empreendedor moderno. A ideia é: a partir do exagero, mostrar o concreto das relações humanas contemporâneas neoliberais. O parquinho é meu, eu conquistei com meu esforço e ninguém pode brincar junto! Sempre procuro escrever minhas canções me colocando na posição de observador e ao mesmo tempo no olho do furacão. Com ‘Empreendimento’ não foi diferente. Busco com isso o potencial de transformação a partir do espelhamento: ‘estamos nessa juntos e não tá legal… como mudar?’”, questiona Tai Veroto.

A ficha técnica do clipe inclui os atores Pedro Massuela e o próprio Tai. Feito totalmente de forma independente, a fotografia foi de Bárbara Lins, enquanto edição e pós-produção foram de Tai Veroto.

Música faz parte de disco de estreia “Vamos” (2019)

O clipe raivoso de “Empreendimento”, está dentro do pacífico disco de estreia “Vamos” (2019). De produção independente, o trabalho representa a mudança inerente à existência humana: tão poética quanto surpreendente! O álbum foi gestado por dois anos, com produção de Tai Veroto e Gabriel Serapicos.

“O disco é sobre seguir em frente. Essa é a essência, apesar de conter diversos temas e elementos na sua composição. Seguir em frente é entender o tempo. Aprender que tudo tem a sua hora e seu lugar. Eu poderia citar diversas inspirações musicais e artísticas (Lenny Kravitz, Alabama Shakes e Chico Science são alguns nomes), mas acho que o maior estímulo para a gravação desse álbum foram todas as pessoas que me disseram ‘siga em frente’ em momentos difíceis. Todos que disseram que o que eu faço vale o esforço.”, elogia Tai.

Um dos nomes para acompanhar na música brasileira, Tai Veroto traz no seu currículo o EP “Antes Que Tentem Nos Desiludir” (2017) e também passagens como jurado do programa “Canta Comigo” (TV Record). As influências musicais do artista vão de Elis Regina até Michael Jackson. Com estilo inusitado e voz marcante, faz parte de sua musicalidade misturar o rock alternativo e o indie, com a energia do blues e do soul.

Ficha Técnica de “Vamos” (2019)

Bicho Solto, Debaixo do Tapete, Empreendimento, Lugar de Paz, A Satisfação:

Produção: Gabriel Serapicos

Mixagem e Masterização: Gabriel Serapicos

Bateria: Leonardo Marques

Teclados e sintetizadores: Gabriel Serapicos

Baixo: Gabriel Serapicos e Tai Veroto

Vozes: Tai Veroto

Guitarras: Tai Veroto 

Participação especial: Laura Visconti (Lugar de Paz)

Não Tenho Tempo a Perder:

Canção produzida e gravada nos estúdios da Fatec – Tatuí/SP.

Produção Musical: Vinícius Natel

Engenharia de áudio: Dani Cardoso

Assistente de gravação: Bruno Hiro

Guitarra: Gabriel Pranches

Baixo: Tobias Mota

Bateria, keys, synth, programações: Vinícius Natel

Contralto: Mayara Cruz

Soprano: Queren Fortunato

Tenor: Jhoe Fortunato

Produção Executiva: Beatriz Carlos

Mixagem e Masterização: Gabriel Serapicos

O Salto pro Vazio:

Produção: Tai Veroto

Guitarras, baixo, órgão e bateria: Tai Veroto

Mixagem: Leonardo Marques

Masterização: Gabriel Serapicos

Vozes: Tai Veroto

O Sal de Todo o Mar

Produção: Tai Veroto

Violão e vozes: Tai Veroto

Mixagem e Masterização: Gabriel Serapicos

Deixe sua opinião