Literatura

Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke

Desejando que novas catástrofes com meteoritos NÃO atormentem mais, líderes da Terra e dos outros planetas e satélites povoados da Via Láctea começam o projeto SPACEGUARD. Através deste, detectam a presença de Rama, “astro de proporções inimagináveis” – Atentem que o Ser Humano apenas reuniu-se por instinto, e não por real solidariedade. E que passou com nossa raça nesse meio tempo? Mudanças na sociedade? Provavelmente… pois onde opera a catástrofe, há movimento.

Soma-se a isso embates de sentimentos de autopreservação e diplomacia ao lidar com a magnitude e  potência destruidora que poderia(!?) ser Rama.

“Era centenas de vezes mais velho que qualquer estrutura que sobrevivera na Terra”; “É um navio abandonado” somente?

Início de uma série de quatro livros, o premiado “Encontro com Rama” (Editora Aleph, 2011) narra este cativante episódio da História do Cosmo, uma incursão sem referências. Estamos tratando de um grande choque entre culturas! Sabe-se que curiosidade e medo são uma combinação perigosa, mesmo que instigante.

E sim, respondendo à velha pergunta: “Não estamos sozinhos”. “As estrelas nunca mais serão as mesmas para nós”, diria.

Sem tanto auxílio de artefatos eletrônicos miraculosos, é mais mental. Uma proposta cabível a desse livro, se forem analisar o contexto em que se passa. Notem, caros leitores, que o autor (e inventor!) britânico Arthur C. Clarke fora nascido no longínquo ano de 1917… e publicou a presente obra em 1973. É de se admirar a genialidade e visão deste homem!

Há no livro diversas analogias com os primeiros descobridores – o próprio capitão Norton, da nave

Endeavour, que vai interceptar Rama, é fã de carteirinha do Capitão James Cook. Temos também a questão de uma ótica capitalista (ainda no ano de 2130 e lá-vai-algo…), e certa nomeação de corpos celestes em tom meio de escárnio, já que na época lhes faltava alternativas de nomes mitológicos.

Rama tem “uma simetria e um padrão geral” complexos demais para a mente humana. E mesmo espaçonautas treinados passam pela exaustão e dramas do desconhecido, a lutar contra a fadiga de percorrer explorando a gigantesca interrogação que é Rama.

Em estado de constante transformação, mostra-se verdadeiro desafio à lógica, repleto dos mais variados conflito de possibilidades e reviravoltas. Uma obra criativa, sem dúvida, coisa difícil nos dias de hoje…

Ainda outro detalhe: que seria tão mais surpreendente do que se achar água nesse território inóspito?? E isso é só o começo… mistérios sem fim… boa leitura, desfrutem!

  • li este livro a exatos 20 anos atras ,rapaz vou te dizer uma coisa ,não me livrei da influencia dele até hoje ,é um belissimo exercicio de prosa especulativa acerca do futuro nem tanto da humanidade e sim de todo o cosmo ,voces sabiam que david fincher quase filmou este livro ? ele na época era escudado por morgan freeman que é um notorio admirador desta obra e moébius que ficou encarregado da concepção visual do filme

Deixe um comentário

Sugeridos
Literatura

Cinco autores nordestinos

A literatura nordestina contemporânea não cabe em uma única chave temática. Ao...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

AgendaLiteratura

Flautista Ivan Melillo lança o livro “Crônicas Musicais”

Na obra, ele expõe partituras das suas próprias músicas, compostas diariamente em...

FestivaisLançamentosLiteratura

“Guia de conduta para mulheres bravas” na Flip 2026

A pesquisadora, artista visual e escritora Marina Jerusalinsky é semifinalista do Prêmio...

AgendaFestivaisLiteratura

Flip 2026: cearense Maurício Mendes com Manual do Mediador

Nova edição de “O homem não foi feito para ser feliz” chega...

AgendaLiteratura

Danilo Heitor leva ficção científica e memória política na Flip

O que acontece quando os crimes de uma ditadura não ficam no...

LançamentosLiteratura

O manual do turista que ninguém aguenta 

Reclamadores, invasores de espaço e entrosões ajudam a explicar por que a...

LançamentosLiteratura

Thainá Fernandez lança romance  “Beijada pela maré”

Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, novo romance...