Literatura

Literatura e Futebol: uma relação cada vez mais estreita

A publicação de livros sobre futebol parece estar se tornando uma realidade corriqueira. Não há, hoje, grande conquista que não seja contada se não em prosa e verso, ao menos em prosa. Ligado nesta tendência, Júlio César, responsável pelo Blog da Fuzarca,  hospedado no site Globo Esporte, está escrevendo um livro sobre a queda e a recuperação do Gigante da Colina e concedeu a seguinte entrevista à jornalista Bárbara Freitas, em que demonstra que futebol e literatura podem não ser coisas tão distantes quanto parecem:

Bárbara Freitas: A parte introdutória do livro trata da queda. Até que ponto é importante para o torcedor vascaíno conhecer os motivos que levaram o Vasco ao descenso?

Júlio César Júlio César: A queda do Vasco em 2008 não pode ser atribuída somente aos erros da atual gestão ou da anterior. O rebaixamento foi um processo, que teve seu início bem antes do ano passado. Quando a situação e a oposição deixaram o Vasco em segundo plano e começaram a se preocupar mais com sua guerra política pelo poder, isso ainda quando a eleição de novembro de 2006 foi anulada, tudo piorou consideravelmente. A importância dos vascaínos saberem os fatores que levaram nosso clube à Série B é para que não deixemos que eles se repitam. Sabendo como a política do clube pode acabar por prejudicá-lo, mas torcedores se esforçarão para se associar e fazer parte do processo eleitoral do Vasco. Só com o voto o torcedor pode influir diretamente no futuro do Vasco.

B.F: Alguns analistas esportivos dizem que talvez essa tenha sido a maior virada da história do Vasco. Como você analisa essa questão?

J.C:As viradas fazem parte da história vascaína. Ainda no começo do século passado, quando quiseram impedir o Vasco de disputar o campeonato carioca porque não tínhamos um estádio, a torcida se uniu e protagonizou uma virada contra a intransigência do futebol carioca, construindo São Januário, o maior da América Latina à época, apenas com suas doações. Essa é uma virada, para mim, maior que a de 2009.

Mas o retorno à Série A também tem um aspecto de “virada” muito importante. O Vasco sempre foi um gigante do futebol nacional, mas quase todos, incluindo aí parte da sua imensa torcida, esqueceram disso. O ano de 2009 resgatou a imagem do clube para o Brasil. Essa virada também será inesquecível.

B.F: Durante o campeonato a torcida do Vasco teve um papel fundamental, ao ponto de ter um dos maiores públicos do ano. Essa paixão avassaladora é explicada no livro?

J.C: Vou tentar expor isso no livro, claro. Mas o sentimento que a torcida demonstrou ao longo desse ano é indescritível. Só quem é vascaíno e passou , junto do time, por tudo que passamos, pode ter a real compreensão dessa paixão.

B.F: Têm sido lançados muitos livros sobre futebol. Como você vê uma aproximação entre o esporte e a literatura?

J.C: Acho importantíssimo e ainda é pouco. O Brasil precisa fazer da leitura um hábito mais frequente e nada melhor que surgir mais livros sobre a maior paixão nacional. No exterior, os lançamentos sobre futebol são muito mais recorrentes. E o país do futebol precisa de mais livros, que registrem para sempre a história do esporte.

B.F: Como é o seu método de trabalho como escritor? É muito diferente do blog?

J.C: É completamente diferente. Um blog tem um caráter mais imediato, falamos da rotina do clube, do noticiário geral do Vasco. Um livro demanda mais reflexão e pesquisa, um cuidado maior ao escrever. Até agora, me parece bem mais complicado fazer um livro, mas estou me adaptando.

B.F: O último capítulo trata do futuro do Vasco. Qual a perspectiva para os próximos anos?

J.C: A minha esperança, e acredito que de toda torcida, é que a diretoria do Vasco siga fazendo o bom trabalho realizado esse ano e siga com o processo de recuperação da imagem do clube. Todos queremos um Vasco forte, que entre em qualquer campeonato para ser campeão e não mais se contente com um papel figurativo. Esperamos que isso fique no passado e que nunca mais se repita. O Vasco sempre foi um clube campeão e não serão os equívocos das últimas gestões que farão nossa história secular mudar.

O livro será lançado no primeiro semestre de 2010, pela Editora Flâneur. Julio Cesar é publicitário e escreve no Blog do Torcedor do Vasco no Globoesporte.com e também no blog Os 4 Grandes.

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

AgendaLiteratura

Flautista Ivan Melillo lança o livro “Crônicas Musicais”

Na obra, ele expõe partituras das suas próprias músicas, compostas diariamente em...

FestivaisLançamentosLiteratura

“Guia de conduta para mulheres bravas” na Flip 2026

A pesquisadora, artista visual e escritora Marina Jerusalinsky é semifinalista do Prêmio...

AgendaFestivaisLiteratura

Flip 2026: cearense Maurício Mendes com Manual do Mediador

Nova edição de “O homem não foi feito para ser feliz” chega...

AgendaLiteratura

Danilo Heitor leva ficção científica e memória política na Flip

O que acontece quando os crimes de uma ditadura não ficam no...

LançamentosLiteratura

O manual do turista que ninguém aguenta 

Reclamadores, invasores de espaço e entrosões ajudam a explicar por que a...

LançamentosLiteratura

Thainá Fernandez lança romance  “Beijada pela maré”

Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, novo romance...

LançamentosLiteraturaTecnologia

Lançamento da Flip 2026, “Biotecnosfera”

Romance de Lucas Araújo mistura ficção especulativa, crise climática e debates sobre...