InfantilLançamentosLiteratura

Marina Cyrino Leonel lança livro infantil “Clay”

Compartilhe
Compartilhe

A coragem de ser quem você é. Esse é o principal tema de “Clay – Que forma você quer ser quando crescer?” (30 págs., Editora Labrador). A história nasceu de uma jornada pessoal da autora paulistana Marina Cyrino Leonel, que decidiu resgatar seu sonho de infância: escrever. Com ilustrações minimalistas e uma narrativa envolvente, o livro convida leitores de todas as idades a refletirem sobre a importância de experimentar, errar e se reinventar. As ilustrações são de Sami Ribeiro.

O evento de lançamento está marcado para o dia 26 de abril, na Livraria Drummond Av Paulista (Avenida Paulista, 2073 Conjunto Nacional), às 15 horas.

A obra foi criada durante um curso de escrita criativa ministrado por Ana Holanda, onde Marina explorou sua criatividade de forma artesanal, desenhando e montando o livro manualmente. A inspiração veio de obras como “A Parte Que Falta”, de Shel Silverstein, e “Flicts”, de Ziraldo, que mostram como histórias simples podem carregar mensagens poderosas.

“A Ana queria que fôssemos além da escrita, trabalhando nas ilustrações e na montagem do livro artesanalmente, pegando em lápis de cor, giz de cera, papel, colagem etc. Coisas que raramente fazemos depois de adultos”, conta Marina. “Criar as ilustrações foi um baita desafio para mim. Passei um tempo quebrando a cabeça, pensando em como poderia criar algo usando minhas baixíssimas habilidades em desenho. Até que, um dia, tomando banho, a inspiração veio.”

Segundo Marina, ela era capaz de desenhar formas geométricas e já sabia os temas que gostaria de abordar na obra. “Juntei as duas coisas e a história nasceu”, conta. “Um ano depois, quando decidi publicar o livro, procurei muito por um ilustrador que fosse capaz de captar a essência da história. Deu tudo muito certo com o Sami. Ele se identificou com o Clay logo de cara, e enriqueceu demais as ideias que eu tinha para as ilustrações. Não poderia ter pessoa melhor para dar vida ao Clay”.

Apesar de ser um livro infantil, a história conversa com leitores de todas as idades, deixando um convite à autenticidade e à esperança de que nunca é tarde para mudar. “Parece óbvio, mas é fácil esquecer que somos livres para nos reinventar. Meu maior desejo é que Clay inspire adultos e crianças a explorarem novas possibilidades: um esporte, uma arte, um trabalho, uma faculdade, qualquer coisa que der vontade. É assim, entre erros e acertos, que descobrimos quem somos de verdade.”

Os desafios da literatura infantil

Antes de “Clay”, a escrita de Marina era focada em crônicas e minicontos para adultos. “Eu não sabia nada do universo das crianças”, revela. “Dois anos atrás, poderia facilmente cometer a gafe de dizer que é mais fácil criar histórias para as crianças. Não é. Muito pelo contrário. Hoje acredito que é, na verdade, muito mais difícil. É preciso ter responsabilidade sobre cada palavra colocada no papel e ter cautela com morais muito explícitas. Aprendi que é importante que a criança seja livre para interpretar a história no tempo dela, com a bagagem que ela tem”.

Para a autora, “Clay” é mais do que um livro infantil. É uma mensagem de esperança e autenticidade. “A história fala sobre a liberdade de escolher caminhos diferentes, mesmo quando isso parece assustador”, observa a autora. Segundo ela, o livro representa um marco em sua trajetória, simbolizando o início de uma nova carreira e a coragem de apostar em si mesma.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosLiteratura

Ébano Sobre Canaviais de Adriana Vieira Lomar faz um retrato sobre as origens do Brasil

O romance “Ébano sobre os canaviais”, de Adriana Vieira Lomar aborda o...

CríticasFilmesLançamentos

Looney Tunes: o Dia que a Terra Explodiu – anarquia que contagia

Apesar de já ser nonagenário, o porco Gaguinho está em plena forma....

CríticasLançamentosLiteratura

Rasteiras de Talles Azigon

O livro Rasteiras, de Tales Azigon, é uma obra que se destaca...

CríticasFilmesLançamentos

“12.12: O Dia” mostra no cinema que a História é cíclica

Quando estava na escola, aprendi que a Coreia do Sul fazia parte...

CríticasFilmesLançamentos

Bolero: a Melodia Eterna

Uma história cativante. Uma história de genialidade e excentricidade – que geralmente...

LançamentosLiteratura

Em “Vida moinho”, Eduardo Barchiesi brinca com o cotidiano

“Vida Moinho” (106 págs.) dá continuidade à carreira literária do escritor e...

EntrevistasLiteratura

Vicente Humberto fala sobre os vazios que preenchem seu novo livro

A escrita de Vicente Humberto é marcada por uma profunda sensibilidade em...

AgendaLiteratura

Thaís Campolina participa de debate sobre “estado frebil”, no clube de leitura da Casa das Poetas

Com metáforas espaciais e uma reflexão sobre o amadurecimento feminino, o lançamento...