LançamentosLiteraturaQuadrinhos

“Nos braços dela” traz recortes do cotidiano de mulheres implicadas no trabalho de cuidado

Compartilhe
Foto por: Flavia Altenfelder (@flaviaaltenfelder)
Compartilhe

Desde muito cedo, as mulheres aprendem a relacionar cuidado ao amor. Um mecanismo utilizado pelo sistema capitalista, que explora esse trabalho, realizado predominantemente por mulheres, sem o devido reconhecimento e sem a compensação que deveria vir com ele.

A HQ “Nos braços dela” (NADA∴Studio Criativo, 114 págs) expõe essa realidade, transportando o leitor para um mundo onde o cuidado é finalmente visto como o que ele é: essencial para a sobrevivência humana.

Contemplada pelo ProAC/SP 2023, a obra é de autoria da escritora e ilustradora Bárbara Ipê e da jornalista e escritora Tatiana Achcar. Com ilustrações também de Bárbara, a obra tem prefácio de Maíra Liguori, diretora das organizações Think Olga e Think Eva. O texto de orelha é assinado pela ilustradora, designer e escritora Ale Kalko.

Mães solo, mães atípicas, babás, faxineiras, enfermeiras, professoras — cuidadoras que, no silêncio do cotidiano, dedicam-se exaustivamente a esse trabalho invisível, estão representadas pelos traços sensíveis da Bárbara Ipê e humanizadas pelas sete narrativas que dialogam diretamente com as nossas experiências diárias.

“Ultimamente, as conversas sobre cuidado têm se intensificado na sociedade, e esse é um movimento saudável em direção ao bem-viver. Cuidar é muito mais do que uma lista de afazeres; é o próprio tecido da vida, o que sustenta a humanidade em sua maneira interdependente de sobreviver”, aponta Maíra Liguori, no prefácio.

“A compreensão do trabalho de cuidado como um bem comum nos dá uma nova perspectiva. Para além de algo que ‘tem que ser feito’, cuidar é um ato político, que deve ser reconhecido e valorizado por meio de políticas públicas para garantir sua redistribuição de forma mais justa”, aponta  Gabriela Guenther, mediadora do clube de leitura Leia Mulheres de Botucatu (SP).

A revolução começa com a maneira como cuidamos de quem cuida.

Conheça as autoras

Bárbara é escritora, quadrinista e ilustradora desde 2019. Já publicou as obras infanto-juvenis “Dona Cida” (Editora Patuá), em 2021; e a HQ “Meliponi & SuperApi” (NADA∴Studio Criativo), em 2023, projetos contemplados por Editais do ProAC/SP. 

Já Tatiana é jornalista, escritora e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência e pelos direitos das mulheres. Em sua trajetória profissional, foi repórter de grandes redações cobrindo pautas de educação e sociobiodiversidade. Escreveu e produziu o livro-reportagem “Vida caiçara” (Editora ABooks, 2008).

FICHA TÉCNICA

Livro “Nos braços dela”

Autoras: Bárbara Ipê e Tatiana Achcar

Número de páginas: 114

ISBN: 978-65-85336-15-4

Data de lançamento: 2024

Gênero: História em Quadrinho

Editora: NADA∴Studio Criativo

O release contém informações da resenha escrita por Gabriela Guenther, mediadora do clube de leitura Leia Mulheres de Botucatu (SP).

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

“12.12: O Dia” mostra no cinema que a História é cíclica

Quando estava na escola, aprendi que a Coreia do Sul fazia parte...

CríticasFilmesLançamentos

Bolero: a Melodia Eterna

Uma história cativante. Uma história de genialidade e excentricidade – que geralmente...

LançamentosLiteratura

Em “Vida moinho”, Eduardo Barchiesi brinca com o cotidiano

“Vida Moinho” (106 págs.) dá continuidade à carreira literária do escritor e...

EntrevistasLiteratura

Vicente Humberto fala sobre os vazios que preenchem seu novo livro

A escrita de Vicente Humberto é marcada por uma profunda sensibilidade em...

AgendaLiteratura

Thaís Campolina participa de debate sobre “estado frebil”, no clube de leitura da Casa das Poetas

Com metáforas espaciais e uma reflexão sobre o amadurecimento feminino, o lançamento...

AmbrosiaLançamentosMúsica

Zen Moraes encerra trilogia musical com single “A Vida Vem e Vai”

Consolidando um ciclo de reflexões sobre o movimento da vida, que já...