em

O Pequeno Príncipe comemora 70 anos

Abril acabando e não podemos esquecer do fenômeno editorial que se tornou um mito na literatura mundial, o livro O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry. Há 70 anos o livro foi lançado e encanta gerações de crianças de todas as idades, dos dois aos cem anos. Uma homenagem justa para o livro mais vendido e traduzido no mundo, que só fica atrás da Bíblia.

o-pequeno-principe-70-anos

O Pequeno Príncipe já vendeu mais de 143 milhões de cópias e foi traduzido em nada menos de 257 idiomas e dialetos. O livro foi escrito, ilustrado e lançado nos Estados Unidos, onde o autor esteve após ter participado de missões perigosas no conflito da Segunda Guerra Mundial. Quinhentos exemplares em inglês chegaram às livrarias, junto a outros 260 em francês – língua em que foi escrito.

o-pequeno-principe-livro

Na França, a obra foi lançada apenas em abril de 1946, pela editora Gallimard. As crianças brasileiras conheceram o principezinho com dois anos de atraso, em 1945. E postumamente: Saint-Exupéry havia morrido em uma missão em 31 de julho de 1944, no mar Mediterrâneo. Ele nunca conheceu o sucesso de seu último livro, que se diferenciava dos demais por ser ilustrado e constituir-se num conto fantástico, enquanto os anteriores se voltavam para o cotidiano da vida de piloto numa época em que voar era praticamente uma proeza.

Parabéns pequeno grande livro, que continue cativando mais e mais pessoas pelo planeta.

O-Pequeno-Principe-Antoine-de-Saint-Exupery

Participe com sua opinião!

Ativista

Publicado por Cadorno Teles

VerificadoEscritorGamerColecionadorPromotor(a)NarutoGibizeiroRepórterSuper-fãs

Planeta Terra 2013 Terá Blur

Maurício de Sousa e Ziraldo juntos em O reizinho do castelo perdido