Literatura

Sete Lagoas recebe a Literata

A cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, vai sediar nos dias 17 a 20 de novembro o Literata, evento de literatura, arte e cultura, organizada pela Quarteto Filmes e Via Comunicação, com patrocínio da Iveco. A empresa trás pela primeira vez à cidade a festa literária com a participação de nomes renomados da literatura brasileira. O evento conta com palestras, oficinas, exibição de filmes e outras atividades voltadas à literatura e ao grande homenageado do Literata, o escritor mineiro Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão: Veredas. As atividades ocorrem no Centro Cultural Nhô-Quim Drummond, e contam com a presença de escritores como Moacyr Scliar, João Paulo Cuenca e Arnaldo Antunes.

Com curadoria nacional do jornalista e escritor Jorge Fernando dos Santos e local do professor Sérgio Antônio, da UNIFEMM, a festa traz debates sobre a obra do escritor mineiro que escreveu um dos maiores romances da literatura brasileira. Além das mesas e palestras, a Literata abre um espaço para uma feira de livros, exposições fotográficas e apresentações musicais, propondo também o incentivo da leitura através da doação de livros.

As atividades se iniciam no dia 17 de novembro, às 20h com a solenidade de abertura e mostra com exibição do filme Mutum, de Sandra Kogut, inspirada na obra Campo Geral, de Guimarães Rosa.

As mesas de debates começam no dia 18, a partir das 17h, abrindo com dois debates relacionados à obra de Guimarães Rosa, debatendo influências e questões regionais. A primeira é a Mesa Campos Gerais, com mediação de Washington Novaes e participação de Apolo Heringer Lisboa e Jorge Solivéllas Perelló. Em seguida, às 20h, acontece a Mesa Urubuquaquá, com Kiko Ferreira, Wander Melo Miranda e Arnaldo Antunes.

No dia 19, a Mesa Buriti fala sobre regionalidade e universalidade na literatura, com debate entre Moacyr Scliar e João Paulo Cuenca, mediado por Guga Barros. A Mesa Ave, Palavra fecha o dia falando sobre a escrita e oralidade, com Olavo Romano, Alice Ruiz e mediação de Roberto Mendonça.

No último dia da Literata, a Mesa Mingulim se volta para a literatura infantil brasileira com Roger Melo, Nelson Cruz, Selma Maria e Adriano Macedo comandando o debate. Em seguida, tem o evento Sempre Um Papo, com a escritora convidada Marcia Tiburi.

Mas a Literata tem muito mais coisas para se aproveitar. As oficinas são geralmente voltadas à educação, como a Poesia e Música na Sala de Aula, para que proffessores despertem a atenção de alunos para a poesia. Outra é a Ilustração, de Nelson Cruz, vencedor do Jabuti 2010 na categoria Infantojuvenil, para alunos de Sete Lagoas a partir de 12 anos, falando de técnicas de ilustração. Uma das mais interessantes é a Meninos Quietos, que ensina crianças de 6 a 10 anos a criar brinquedos artesanais, que ocorre no Espaço Manuelzão. E ainda tem a oficina de Contação de Histórias.

A Literata ainda tem vários espaços espalhados pelo Centro Cultural com diversas atividades. É só entrar aqui no site para conferir a programação completa. Quem estiver por lá ou pode ir até Sete Lagoas, não tem porque deixar de ir nessa festa da literatura. Incentivos como esse são sempre bem-vindos para difundir o hábito da leitura e o debate sobre a cultura.

Deixe um comentário

Sugeridos
Os livros marcantes de Zuenir Ventura
ListasLiteratura

Os livros marcantes de Zuenir Ventura

Ao longo de sua trajetória como jornalista e escritor, Zuenir Ventura (1931–2026)...

Zuenir Ventura
AstrosLiteraturaNotícias

Memória brasileira e a trajetória de Zuenir Ventura

Existe um tipo raro de jornalista que consegue transformar a pressa do...

Capa não volte sem ele
Literatura

Cinco autores nordestinos

A literatura nordestina contemporânea não cabe em uma única chave temática. Ao...

PHOTO 2026 08 05 19 48 55 (1)
LançamentosLiteratura

Além com filas, terapia e agência de empregos para almas em “É Vida Que Segue!”

Lançamento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, novo livro da...

IMG
LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

Christian araujo autor
LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

Foto Ana Moura
LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

Ivan Melillo em fotografia de divulgação do livro “Crônicas Musicais” – Crédito Karen Lusvardi (15)
AgendaLiteratura

Flautista Ivan Melillo lança o livro “Crônicas Musicais”

Na obra, ele expõe partituras das suas próprias músicas, compostas diariamente em...

DSF8657.jpg
FestivaisLançamentosLiteratura

“Guia de conduta para mulheres bravas” na Flip 2026

A pesquisadora, artista visual e escritora Marina Jerusalinsky é semifinalista do Prêmio...

CAPA
AgendaFestivaisLiteratura

Flip 2026: cearense Maurício Mendes com Manual do Mediador

Nova edição de “O homem não foi feito para ser feliz” chega...