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Festival Violoncelo em Foco destaca compositores brasileiros na Sala Cecília Meireles

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A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sábado, dia 26 de março, às 16 horas, dentro do Festival Violoncelo em Foco, o Conjunto de Violoncelos, com participação da soprano Michele Menezes. No programa, obras de Villa-Lobos, Mario Tavares e Waltel Branco.

A Temporada 2022 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e da Vale.

Ingressos a R$ 40,00 na bilheteria da Sala ou pela Sympla

Festival Violoncelo em Foco

Conjunto de violoncelos

Hugo Pilger

Marcus Ribeiro

Mateus Cecatto

Janaína Salles

Emília Valova

Paulo Santoro

Ricardo Santoro

Glenda Carvalho

Participação especial: Michele Menezes, soprano

 

PROGRAMA:

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)

Bachianas nº1

 

Waltel Branco (1929 – 2018)

Só Nata Brasileira I

 

Mário Tavares (1928 – 2003)

Divertimento para orquestra de cellos

 

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)

Bachianas nº 5

I- Ária (cantilena)

II- Dança (martelo)

“Somente após Heitor Villa-Lobos (1887-1959) ter composto em 1930 a Bachianas Brasileiras no 1, é que a formação “conjunto de violoncelos” adquiriu notoriedade, sendo que hoje em dia qualquer orquestra ou universidade do mundo, em algum momento reúne seus violoncelistas para apresentarem esta obra, bem como a Bachianas Brasileiras no 5, escrita para conjunto de violoncelos e soprano.

De Waltel Branco (1929-2018), violonista e compositor paranaense conhecido por seus trabalhos para a TV Globo, apresentaremos a Só Nata Brasileira, obra escrita em três movimentos com perfume popular, contendo citação de Noel Rosa.

Completando o programa, teremos o Divertimento para orquestra de violoncelos de Mário Tavares (1928-2003), violoncelista potiguar que se tornou regente com forte atuação no Rio de Janeiro. Seu Divertimento, obra virtuosística em três movimentos, foi escrita em 1977 para o 1o International Cello Course Aldo Parisot. Merece destaque o segundo movimento intitulado Velho Canto Praiano, cuja partitura nos remete às memórias infantis do compositor.”

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