Música

Marcelo Camelo dá forma ao seu estado de espírito em novo álbum


Em seu segundo CD solo, poeticamente intitulado de Toque Dela, Marcelo Camelo dá seguimento a sua forma melancólica de melodizar seu romantismo geracional. Se notarmos com devida atenção, veremos que o festejado último disco dos Los Hermanos foi em sua forma o que Camelo tem sido, o que justifica muito o entendimento da ruptura (não só sonora do grupo para um indivíduo).

Seu primeiro trabalho solo Sou, foi um correto cartão de visitas, mas Toque Dela é melhor pois vem despido da despretensão do “primeiro disco”. O novo trabalho é um conjunto de canções quase uniformes, em composições maduras e conceito pautado na suavidade. O fato do disco ter sido produzido pelo próprio cantor insere uma áurea de pessoalidade que nos ganha pela intimidade com que nos absorve à uma primeira vez que se escuta (até porque são apenas 10 músicas, quase todas muito breves).


Com o auxílio da (boa) banda paulista Hurtmold, Camelo trafega as composições pela complacência e a poética em versos como “Se faltar a paz, Minas Gerais…” ou “Mas você me chama para o mundo e me faz sair do fundo de onde estou…”. Ou ainda na canção “de trabalho” Ô Ô, belíssima e de levada bem “folk-romântica” (no clima de sua namorada, a cantora, Mallu Magalhães que é parceira vocal dele na música Vermelho) onde declama (quase que num sussurro) que “…vai sobrar carinho se faltar estrada e carnaval”.

Camelo sabe o que está fazendo. E neste trabalho mais ainda pois passou da etapa de estabelecer um estilo, para apenar “ser” em suas composições e interpretações. E é em reinterpretações como a de Despedida, tão marcada no segundo CD de Maria Rita, que Camelo impõe respeito a sua sonoridade dialogando com aquilo que (artisticamente) se propõe.

A ilustração da capa, de Biel Carpenter, remete ao silêncio de uma canção. Retórica essa levantada o tempo todo em cada uma das músicas do CD. E Marcelo Camelo vem cantando esse silêncio de forma tão marcante quanto estimulante. Dê o play e peça silêncio.

Deixe um comentário

Sugeridos
AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

AstrosMúsica

BTS além do K-pop: uma jornada com raízes no hip-hop

Série explora a trajetória do grupo sul-coreano como uma Jornada do Herói,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...