em ,

Morre Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles

Faleceu na noite de ontem (terça-feira, 2 de outubro) o engenheiro de som Geoff Emerick. Inglês de Londres, morava em Los Angeles e sofreu um ataque cardíaco aos 71 anos. Trabalhou com gente como Elvis Costello, Jeff Beck, Art Garfunkel, America, Cheap Trick, Nazareth e Supertramp. Mas ficou mesmo famoso por seu trabalho com os Beatles na fase mais criativa dos quarteto de Liverpool nos álbuns Revolver (1966), Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), Abbey Road (1969), e nas sessões iniciais do Álbum Branco (1968). Segundo o produtor George Martin, o maestro dos Beatles, Emerick trouxe “um novo tipo de mente para as gravações, sempre sugerindo ideias sonoras, diferentes tipos de reverberação, o que poderíamos fazer com as vozes.”
Em 2006 lançou o livro “Here There and Everywhere: Minha vida gravando os Beatles”, que contava histórias curiosas e até então desconhecidas dos bastidores das gravações. Durante a Rio 2C, realizada em abril no Rio de Janeiro, Emerick participou de um painel em que contou algumas dessas histórias. Também promoveu uma tarde de autógrafos com seu livro.
- geoffemerick - Morre Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles
Sua carreira começou aos 15 anos como assistente de engenheiro nos estúdios da EMI. A primeira colaboração com os Beatles foi em 1963, ainda como operador de áudio. Três anos depois foi promovido a engenheiro, participando da concepção dos melhores trabalhos da banda. Paul McCartney (com quem Emerick trabalhou também na fase Wings, no álbum Band On The Run) homenageou nas redes sociais. “Ele era inteligente, divertido, e o gênio por trás de muitos dos grandes sons em nossos registros. Estou chocado e triste por ter perdido um amigo tão especial.”

Deixe sua opinião

Avatar Mentor

Publicado por Cesar Monteiro

Content Author