Oruã lança clipe duplo e anuncia turnê com Built to Spill

3
0

Entre dias nas praias idílicas de Búzios e noites psicodélicas e misteriosas, surge o curta-metragem “Outros Santos/Essência Bruta”, unindo as duas faixas da banda Oruã em uma narrativa misteriosa e sensorial. O vídeo acompanha os músicos entre serra e mar, estradas e caminhos familiares, porém envoltos em acontecimentos inexplicáveis. O lançamento anuncia a próxima turnê de Oruã, que irá percorrer diversos estados americanos como banda de abertura do Built to Spill no segundo semestre.

O grupo carioca fez de seu terceiro álbum, “Íngreme”, um relato da sua escalada no cenário internacional e da queda livre em que o Brasil se encontra, servindo também como um manifesto pela resistência. Este é o disco que inclui as faixas “Outros Santos” e “Essência Bruta”, escolhidas para ganhar o registro audiovisual em um território já conhecido pela banda: uma região de Búzios onde residiram. Não por acaso, o curta-metragem mostrou-se também uma oportunidade de abordar o passado escravocrata do Brasil, ainda muito presente nas ruas.

“Emerências é como carinhosamente chamamos o bairro e a praia de José Gonçalves, em Búzios, por conta da serra na mesma região. Moramos lá por cerca de um ano. José Gonçalves é o nome de um traficante de escravos com forte atuação pós 1850, ano em que foi assinada a Lei Eusébio de Queirós, que previa o fim do tráfico negreiro e sinalizava a abolição da escravatura no Brasil. Não sabemos por que motivos hoje, em 2022, um lugar tão incrível continua a ser chamado pelo nome de um traficante de escravos. Entendemos que a história não deve ser esquecida, mas que há outros meios de preservação que não esse, atualizando essa violência histórica. Para o Oruã, um novo nome possível para a região seria Emerências”, sinaliza a banda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *