Ouça sem Demora: Jazz Standards de Alfredo Dias Gomes

Em seu novo disco, Alfredo Dias Gomes faz uma grande homenagem ao jazz, como o próprio título anuncia: “Jazz Standards”. Foi a oportunidade que o baterista encontrou de recriar clássicos do gênero que norteia seus trabalhos autorais, como se pôde ouvir em “Solar”.

Gravar um disco somente com clássicos do jazz era um desejo antigo do baterista carioca, filho dos dramaturgos Dias Gomes e Janete Clair. Apesar de até já ter colaborado com trilhas sonoras em novelas da mãe, ele não seguiu o caminho dos folhetins. E nesse que é o 12º álbum do músico, ele teve total liberdade, uma vez que o álbum fora gravado de forma independente, no próprio estúdio que tem em sua casa, no Rio de Janeiro.

Alfredo se cercou de um time de músicos de talento incontestável: Jessé Sadoc no trompete, Widor Santiago tocando sax tenor, Jefferson Lescowich no baixo e Lulu Martin assumindo o teclado. O repertório traz releituras de standards de nomes de peso como Ray Noble (‘Cherokee’), John Coltrane (‘Lazy Bird’ e ‘Giant Steps’) e Wayne Shorter (‘Fotprints’).

Ouça sem Demora: Jazz Standards de Alfredo Dias Gomes – Ambrosia

 

Segundo o próprio Alfredo, “Jazz Standards” é um álbum que vai agradar também ao ouvinte leigo. “Não é um disco só para músicos ouvirem, é para todos, pois reúne músicas de qualidade, executadas por músicos competentes”, revelou ao site Clube de Jazz. O disco abre com uma arrojada versão de ‘Cherokee’, e surpreende na faixa seguinte, uma bela releitura de ‘Seven Steps to Heaven’, parceria de Miles Davis e Victor Feldman.

Outro grande momento do álbum é a versão para ‘Caravan’, originalmente executada por Duke Ellington e Juan Tizol. Há inclusive uma faixa homônima de seu álbum anterior, ‘Solar’, de Miles Davis. São nove faixas que, como adiantou o músico, são apropriadas para um ouvinte não iniciado no jazz. Uma perfeita junção do acessível com o sofisticado.

O disco está disponível, como CD físico e download na CD Baby, e nas plataformas digitais, com download e streaming no Apple Music, Spotify, Deezer e Youtube Music. Uma viagem pela nata do jazz em um álbum que vale muito a pena ouvir sem demora.

Nota: Épico (5 de 5 estrelas)

1. Cherokee (Ray Noble)
2. Seven steps to heaven (Victor Feldman/Miles Davis)
3. Lazy bird (John Coltrane)
4. Red clay (Freddie Hubbard)
5. Solar (Miles Davis)
6. Giant steps (John Coltrane)
7. A night in Tunísia (Dizzy Gillespie)
8. Caravan (Juan Tizol/Duke Ellington)
9. Footprints (Wayne Shorter)

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Morre Joey Image, baterista do Misfits, aos 63 anos

Morre Joey Image, baterista do Misfits, aos 63 anos

Morreu ontem (1º) o baterista do Misfits Joey Image

Prox
The Last of Us Part II – Por dentro do mundo

The Last of Us Part II – Por dentro do mundo

Saiba mais sobre The Last Of Us Part II com a equipe da Naughty Dog detalhando

Sugestões para você: