MúsicaNotícias

Paul McCartney vai lançar música ‘final’ dos Beatles com inteligência artificial

Compartilhe
Compartilhe

Paul McCartney afirmou que está usando inteligência artificial para criar “a música final dos Beatles” numa entrevista no programa Today, da BBC Radio 4.

Segundo McCartney, a tecnologia foi usada para “extrair” e acertar a voz de John Lennon a partir de uma gravação antiga. Com a gravação limpa, o ex-Beatles revelou que conseguiu terminar a música.

“Acabamos de terminar e será lançado este ano”, disse ele.

McCartney não revelou o nome da faixa, mas se especula que seja de uma composição de Lennon de 1978, chamada “Now and then”. A composição incompleta já tinha sido considerada uma “possível música de reunião” dos Beatles em 1995, quando eles estavam preparando o compilado “Antology”.

Paul McCartney recebeu a gravação de Yoko Ono, viúva de Lennon. Ela estava entre várias outras composições registradas por Lennon em uma fita cassete chamada “For Paul”. O artista gravou as faixas no piano, em seu aparamento Nova York pouco antes de morrer, em 1980.

Duas outras canções desta fita, “Free as a bird” e “Real love”, produzidas por Jeff Lynne, já tinham sido terminadas e lançadas em 1995 e 1996. As duas faixas foram consideradas o primeiro “novo” material dos Beatles em 25 anos.

A banda já tinha tentado gravar “Now and then”, uma canção romântica, mas os ensaios foram deixados de lado. MacCartney afirmou que George Harrison disse que a música era “um lixo” e se recusou a trabalhar nela. Segundo McCartney, a gravação não tinha um título muito bom, precisava de reformulação, mas tinha um belo verso e John cantando.

“George não gostou. Sendo os Beatles uma democracia, nós não fizemos isso”, disse McCartney à “Q Magazine”. Harrison morreu em 2001.

A virada na história desta música veio com o documentário “Get back”, de Peter Jackson, onde o editor Emile de la Rey conseguiu fazer o computador reconhecer as vozes de cada beatle e separá-las dos ruídos e dos instrumentos.

“Ele conseguiu ‘extrair’ a voz de John de um pequeno trecho da fita cassete”, contou McCartney ao programa de rádio. “Tínhamos a voz de John e um piano e ele poderia separá-los com IA. Eles dizem à máquina: ‘Essa é a voz. Isso é uma guitarra. Tire a guitarra’.

“Então, quando decidimos fazer o que será o último álbum dos Beatles, era uma demo que John tinha [e] fomos capazes de pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA.”

“Eu não fico muito na internet [mas] as pessoas vão me dizer: ‘Ah, sim, tem uma faixa em que John está cantando uma das minhas músicas’, e é só IA, sabe? É meio assustador, mas empolgante, porque é o futuro. Teremos apenas que ver aonde isso leva.”

Com informações via G1

Compartilhe

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesNotícias

Viggo Mortensen foi convidado retornar como Aragorn no filme do Gollum

Em uma notícia que emocionou fãs da trilogia “O Senhor dos Anéis”,...

AstrosFilmesNotícias

Johnny Depp pode voltar para “Piratas do Caribe 6”

Após uma série de reviravoltas digna dos cinemas, Johnny Depp pode estar...

FilmesNotícias

Moana 2 quebra recordes no Brasil e no mundo

Continuação da Disney impulsiona o melhor feriado de Ação de Graças da...

GamesNotíciasTecnologia

Sony Planeja Lançar Novo PlayStation Portátil Capaz de Rodar Jogos de PS5

Rumores sobre um novo console portátil da Sony ganharam força recentemente, com...

AnimeMangáNotícias

Após sucesso inusitado, Kagurabachi deve ganhar anime

Kagurabachi, o novo fenômeno do Shonen Jump, está prestes a conquistar novos...

AnimeNotíciasTecnologia

One Piece na Crunchyroll vai exigir assinatura premium

Crunchyroll, a principal plataforma de streaming de animes, anunciou uma mudança significativa...

LançamentosMúsica

Weyckiman Valentim lança o single “Caminho”

O single marca uma nova etapa na carreira do cantor e já...

LançamentosMúsica

Animal Invisível, projeto de Guri Assis Brasil, lança duas faixas do álbum de estreia

Com versões audiovisuais já disponíveis no YouTube, o registro, fundamentado na música...