Rohmanelli faz um grito por liberdade em “Toneaí”

Usar a música como forma de questionar padrões sexuais, amorosos, políticos e religiosos faz parte do discurso forte na arte de Rohmanelli. E como resposta ao avanço do conservadorismo, ele usa o carnaval para gritar por liberdade em “Toneaí”, uma música que prega o orgulho LGBT+ e toda forma de amor. A faixa  já está disponível para streaming e ganha um clipe.

Com participação de MC Versa, Ju Sofer, Orquidália, Iguanas Tropicais e Duda Medeiros, a música foi composta após o infame caso do golden shower, no carnaval do ano passado. “O Carnaval é o grande exorcismo coletivo, o único momento em que todos se jogam nas ruas para celebrar a liberdade. Uma liberdade que precisamos mais forte reafirmar”, reflete o artista.

Reinvenção é palavra-chave no trabalho de Rohmanelli, italiano radicado no Brasil há 20 anos. Ele iniciou sua carreira na música em 2014, com a banda Vita Balera. O projeto explorava o rock alternativo com letras em italiano e chegou a lançar um EP homônimo. Antes disso, ele estudou música erudita e canto lírico. Após o fim da banda, Rohmanelli focou no seu projeto solo de música eletrônica alternativa ao lado do produtor e músico argentino Jeronimo Gonzalez.

Foi aí que nasceu Rohmanelli, unindo estética, figurino, letra e música. Em 2016, ele lançou sua estreia com o álbum “Anomalous”, um trabalho conceitual que trafegava entre o português, inglês e italiano e que gerou sete videoclipes. Em 2018, Rohmanelli lançou “Fanatismi”, um álbum em italiano e muito mais maduro, reunindo experiências e parcerias adquiridas nos primeiros momentos da carreira. Desde então, suas composições passaram pelas mãos de DJs, produtores e músicos do Brasil, da América do Sul e da Europa.

“Macho Discreto”, primeira parceria com o produtor musical Binho Manenti, se tornou um single e clipe provocador assinado pela Vinil Filmes. O lançamento foi um novo passo nessa sonoridade que une influências do punk, da eletrônica, do rock e do pop. É o que Rohmanelli chama de “transpop”, uma musicalidade sem barreiras de gêneros e idiomas. Agora, ele se prepara para lançar o primeiro disco totalmente em Português, refletindo suas duas décadas vivendo no país. Intitulado “[Brazilejru]”, o álbum contará com “Toneaí”.

“A música é uma canção pop com elementos de rap e brasileiros que quer celebrar a soberania do corpo de cada um de nós na afirmação dessa liberdade, a irreverência do carnaval e sua centralidade na cultura brasileira, uma crítica a quem quer censurar o que de mais brasileiro há no Brasil. O direito de ser feliz deve ser garantido a todos e nenhuma censura ou atitude julgadora poderá nos afetar e diminuir”, conta ele.

 

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Paola Matos e Ricardo Borges apresentam “Marear” no Rio

Paola Matos e Ricardo Borges apresentam “Marear” no Rio

Os artistas gaúchos Paola Matos e Ricardo Borges se unem para apresentar ao

Prox
Das séries da Marvel aos Minions, confira os trailers lançados no Superbowl LIV

Das séries da Marvel aos Minions, confira os trailers lançados no Superbowl LIV

O Superbowl, a grande final do futebol americano, é a maior audiência na TV nos

Sugestões para você: