Música

Turnê de Beyoncé no Brasil impressiona pelo nível de espetáculo através da força da música pop

Compartilhe
Compartilhe

Era uma necessidade ver de perto esse fenômeno chamado Beyoncé. E o que vi (e vi bem de perto) é que tudo ali é legítimo: a sensualidade, a voz e o sólido domínio cênico. Seu show (em turnê pelo Brasil, passando por Rio (Rock in Rio), São Paulo e outras cidades, tem a estrutura muito difundida por Michael Jackson e Madonna, talvez se excedendo um pouco demais nas interferências do telão (que vale dizer, era muitíssimos bem filmados e fotografados. Impressionante!). Mas o diferencial de Beyoncé é a voz. Ela canta que é uma beleza. E canta, exalando uma sensualidade natural, mesmo dentro de uma estética de femme fatale pós-moderna, pulverizada de forma massante na cultura POP. É parte da The Mrs. Carter Show World Tour – uma referência ao marido Shawn Carter, o rapper Jay-Z – iniciada oficialmente em abril na Sérvia e com bilheteria milionária.

O show é uma aula de espetacularização. É Broadway, é Vegas, é Motown. À luz, impõe-se como num assombro. O som, de altíssima qualidade. E sua banda (integralmente feminina) têm uma precisão técnica invejável. Uma big band com energia sonora correspondente ao espetáculo que configura. Ela começa com Run the world, numa quase dicotomia com o nome do show, “submetida” a dinastia do marido. Adentra com imponência monárquica, mas de virulência (e figurino) sexy. If I were a boy (que usa a melodia de Bittersweet symphony, composta por Mick Jagger e Keith Richards e tornada famosa pelo The Verve) é outro bom momento do show, mais uma vez mostrando que a cantora anda investindo em mash-ups espertos como outrora fez com You Oughta Know de Alanis Morissete.

Beyoncé teve seu momento “homenagem” ao cantar I will always love you, famosa na inesquecível voz de Whitney Houston. Sucessos como Crazy in Love, Single Ladies e Halo fizeram o público vibrar. Mas o ponto alto mesmo foi quando – no Rio e em Brasília – quebrou o protocolo e se deixou levar pelo fenômeno do passinho carioca, ao som de Ah lelek lek lek lek lek. Daí, entrou para a História da Cultura Popular dos Guetos. Pelo menos para quem até ali ainda sentia algum distanciamento. Ganhou o público brasileiro pela perspicácia e pela grandiosidade do que apresentou. Essa maestria é quase cultural numa realidade norte-americana e quando vista por prismas tupiniquins, o abismo é latente. Isso me abateu fortemente. Não consigo saber se esse preciosismo é um caminho alcançável ou um delírio “americanizado”. Essa resposta o mundo pode me dar. E é aí que começa uma violenta inquietação… Thanks, Beyoncé!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mfb3JPABz5I[/youtube]

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosMúsica

Daniel Guimarães lança o single “Grito por Ti”

Daniel Guimarães inicia um novo capítulo de sua trajetória musical com o...

LançamentosLiteraturaMúsica

Noel Rosa ganha novo perfil biográfico por André Diniz com discografia comentada

Noel, um perfil biográfico” (Numa Editora), de André Diniz, com capa de...

LançamentosMúsica

Rebeca Lindsay e Banda AR15 exaltam a música paraense com single “Inaceitável”

Atendendo aos pedidos dos fãs e marcando um momento histórico para a...

Foto por EDI OLIVEIRA
AgendaDançaMúsica

Festival Nas Batalhas com programação gratuita no Sesc São Paulo

Artistas como DJ Alex Luxury, Raquel Cabaneco, Ronaldo SnoBrock, Tiago Reis e...

Foto: Taylla de Paula
AgendaFestivaisMúsica

SE Mapping ocupa o centro histórico de Aracaju com arte e tecnologia

Em sua primeira edição, festival gratuito apresenta projeções de 18 obras inéditas...

LançamentosMúsica

Metal Polonês: Archangel lança single “In the Language of Lightning”

O projeto Archangel uma iniciativa profundamente pessoal e individual, apresenta o novo...

CríticasListasMúsica

Os melhores álbuns de 2024

MELHORES DISCOS NACIONAIS “CAJU” LINIKER  MELHOR DISCO NACIONAL DE 2024!!! Porque esse...

MúsicaNotícias

“Birds of a Feather” de Billie Eilish domina o Spotify em 2024

O mais recente sucesso de Billie Eilish, “Birds of a Feather”, alçou...