Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Livro aborda as múltiplas facetas de Caetano

O espírito de liderança de Caetano Veloso em nossa música, sua independência intelectual e sua importante capacidade de manter-se em evidência por décadas a fio são invocados pelo jornalista Tom Cardoso em Outras palavras: seis vezes Caetano, lançado pela Record nesses 80 anos do baiano.

O autor reúne depoimentos, entrevistas e uma extensa pesquisa bibliográfica para apresentar ao leitor o retrato múltiplo de um camaleão da cultura popular brasileira. Entre as muitas polêmicas mencionadas, o livro destrincha o falso antagonismo com Chico Buarque, uma rivalidade musical fabricada pela imprensa, e os embates com a militância de esquerda, que cobrava uma postura mais engajada do artista; a nova poética musical da Tropicália; a estética vanguardista e suas experimentações; os envolvimentos e decepções com projetos políticos; e os muitos envolvimentos amorosos que inspiraram ­– declaradamente ou não – algumas das mais belas composições da música brasileira.

As contradições de Caetano são abordadas através de seis capítulos temáticos ­– o homem de Santo Amaro, o polêmico, o líder, o vanguardista, o amante e o político –, que demonstram, por exemplo, o contraste entre a imagem dócil do tropicalista de “Odara” e a personalidade leonina que sempre viveu às avessas com a imprensa.

Aspectos como a juventude em Santo Amaro embalada pelos filmes de Federico Fellini, os contos de Clarice Lispector e a devoção por João Gilberto incrementam a lista de curiosidades que Cardoso traz à tona. Além do ensaio, se somam também anexos como notas, discografia, índice onomástico e bibliografia.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

O Predador: A Caçada, prequel traz retorno ao clássico com muita ação e suspense

Próxima publicação

Animação pernambucana “Além da Lenda” encanta ao dar vida ao nosso folclore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Bon Iver lança “AUATC”

Bon Iver lança “AUATC”, música inédita escrita por Phil Cook e Justin Vernon, com contribuições de Jenny Lewis,…