em , ,

As ‘pinturas-esculturas’ de Solange Palatnik, na exposição Ora Bolas!

Solange Palatnik inaugura no dia 23 de junho (até 7 de julho) a exposição Ora Bolas!, na Galeria Marly Faro, em Ipanema. Solange é reconhecida no mundo inteiro e já expôs seu trabalho em Nova York, Chicago, Miami e Paris, tendo sido nesta última cidade que recebeu uma medalha de bronze por seus serviços prestados à arte e à cultura, da Academie des Arts, Ciences et Lettres.

Sua técnica é inédita. Ela trabalha com tinta acrílica e relevos feitos com colheradas de tintas em grandes formatos. A exposição é uma tentativa de resgaste da alegria em meio ao caos que invade o dia a dia e se compõe de 165 telas de tamanhos que variam entre 10cm e 1m20.

Segundo o crítico de arte Mário Margutti, “No campo da técnica, podemos realçar o uso das tintas em relevo, que valoriza a matéria física da sua arte e transforma suas peças em verdadeiras pinturas-esculturas. Assim, elas podem e devem ser apreciadas não só pelo sentido da visão, mas também pelo tato. Outra conquista é o uso consciente da purpurina, que empresta um brilho especial às suas personagens femininas.” Margutti aponta também que “em pequenos, médios e grandes formatos, as obras circulares de Solange podem compor verdadeiras instalações. Cada peça pode ser vista como um módulo de uma série, imprimindo um sentido de ritmo ao conjunto. Por outro lado, essas instalações permitem uma ativa participação do público, pois podem ser vistas como obras abertas, cujos arranjos visuais podem ser livremente escolhidos por cada pessoa.”

Vale conferir.

Serviço

  • Exposição “Ora Bolas…”
  • Inauguração: 23 de junho, às 18h
  • Temporada: de 23 de junho a 7 de julho
  • Local: Galeria Marly Faro – Rua Aníbal de Mendonça, 221 – Ipanema – Rio de Janeiro.
  • Tel.: 2259 9417

Participe com sua opinião!