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Nova aventura e suplemento para o Star Wars Saga

starwars_dwanofdefianceEsta semana foi lançada a oitava parte da excelente aventura para o Star Wars Saga, Dawn of Defiance. Para aqueles que não sabem, a Wizards of the Coast iniciou ainda em 2007, quando o livro básico foi lançado, a publicação em PDF de uma campanha completa no universo de Star Wars inteiramente de graça, que promete levar os jogadores do nível 1 ao 20. A história é muito bem desenvolvida e detalhada, cujo resultado final é um livro de 400 páginas dedicados a esta grandiosa aventura (a média dos arquivos que baixei eram de 40 páginas). Os jogadores interpretam membros importantes para a fundação da Aliança Rebelde, com muitas aparições famosas de personagens importantes como Vader e os Senadores rebeldes (Bail Organa, Mon Mothma e etc). Para todos aqueles que amam a melhor trilogia cinematográfica de todos os tempos é uma boa oportunidade de entender melhor e participar dos acontecimentos que darão origem ao conflito que permeia os episódios IV, V e VI (existem outros?).

Aproveitando o tema eu gostaria de falar um pouco sobre o Star Wars Saga e seu último suplemento, lançado há cerca de 15 dias, “Clone Wars Campaign Guide”. Como fã apaixonado pela série de filmes, sempre me mantive atualizado em relação aos RPGs que se situavam no universo, chegando a comprar as três versões diferentes que foram produzidas. O Saga, foi fruto de uma surpresa especial, pois o comprei com muita antecedência na Amazon, que provavelmente por engano me enviou as duas cópias (uma para mim e outra para a Diana) quase um mês antes do lançamento, fazendo-o chegar em minha casa bem antes da maioria dos estadunidenses ver o livro. Rapidamente, eu e meu grupo atualizamos as fichas dos personagens de nossa antiga mesa do D20 revisada para as regras do Saga, que são excelentes, muito melhores do que as da quarta edição do D&D viriam a ser.

Ainda sim, a mesa eventualmente acabou, já que os personagens eram todos mercenários da pior espécie e um deles em particular, o Mecânico da equipe, que era um Duro doente por Granadas Termais, teve seus braços arrancados pelo Wookie Soldier (que havia sido inteiramente queimado previamente por uma destas granadas maldosamente direcionadas a ele) ajudado pelo Humano Force Adept (que havia perdido ambas as pernas ao salvar um outro membro da tripulação da morte certa, em mais uma das termais do mecânico assassino). Mesmo sem uma mesa regular de Star Wars Saga, me mantenho fiel lendo praticamente todos os livros que foram sendo lançados desde então, com uma qualidade e beleza muito superior à média dos jogos que tenho lido.

the_clone_wars_cgClone Wars Campaign Guide

O CWCG (para abreviar o longo título) não é um livro essencial para todas as crônicas de Star Wars, ainda que certamente o seja para todas as mesas situadas na primeira (numericamente) trilogia. Mesmo em uma leitura rápida já podemos identificar os pontos fortes do livro:

As novas raças, temos algumas aqui que precisavam aparecer, como os Dugs (do corredor de Pod Racer: Sebulba), Kaleesh (A raça do General Grievous), Kaminoans (Os responsáveis pelos clones e a raça que mais lembra os alienígenas tradicionais que aparecem na mídia) e os Nautolans (raça anfíbia do bizarro mestre Jedi Kit Fisto). Diversas outras espécies aparecem como os Gen’daí, Iktochi, Kerkoiden, Nelvaanian, e os Vurk. Um pequeno destaque para os Gen’daí, raça do general Durge (aquele cara imortal que luta contra o Obi Wan na primeira série do Clone Wars), que em minha mesa, só foi possível matar um membro desta depois de arremessa-lo em uma estrela. Mesmo com habilidades de raça suavizadas, eles ainda podem dês-balancear muito o jogo.

Nas classes, a única coisa legal mesmo são as diversas “Talent Threes” dedicadas à clone troopers e outros tipos de soldado, soma-se a isso a apresentação do Clone como um template jogável e temos uma possível mesa, que seria bastante interessante por se focar no exército da República durante as guerras clônicas.

Os capítulos descritivos são muito legais, as facções em guerra (República e Confederação do Planetas Independentes) são detalhadas ao máximo, possibilitando que o narrador desenvolva campanhas com boas doses de realismo e referências ao universo expandido de Star Wars. O capítulo que leva o título do livro, também é muito bom, repleto de dicas de histórias e referências climáticas, assim como regras simples para combates em massa que servem bem para todo o sistema d20.

Como pontos negativos posso ressaltar o fraco Gazeteer nos novos planetas, assim como classes de prestígio nem tanto divertidas ou diversas. No entanto, estes defeitos falham em retirar o brilhantismo do livro. Clone Wars Campaign Guide é no fim, uma excelente aquisição para todos os fãs de Star Wars e particularmente fundamental para qualquer mesa durante a primeira trilogia.

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