Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Núcleo Rubinato lança Histórias das Malocas

Todos nós conhecemos o estilo consagrado dos sambas de Adoniran Barbosa, com seu linguajar característico e a sempre bem-humorada crônica do povo pobre da cidade de São Paulo. O que pou­ cos sabem é que esse estilo tão original passou por um longo período de gestação no universo do ra­ dioteatro, graças à convivência com o escritor Os­valdo Moles.

Moles não apenas foi o criador dos personagens impagáveis que fizeram a fama do intérprete Adoniran, como também é o au­ tor da letra de grandes sucessos do compositor pau­ lista, como TiroaoÁlvaro e Conselho de Mulher. No entanto, o fruto mais importante dessa fecunda co­ laboração foi sem dúvida a série radiofônica Histó­ rias das Malocas.

Escrito por Osvaldo Moles e estrelado pelo ra­ dioator Adoniran Barbosa, o programa Histórias das Malocas foi a atração mais popular do rádio paulista nos anos 1950-60. Em tom satírico, os ra­ diocontos apresentam os tormentos e alegrias dos habitantes do Morro do Piolho, tendo como pro­ tagonista o malandro Charutinho e sua absoluta ojeriza ao trabalho.

RÁDIO-LIVRO

Este rádio-livro, mais um fruto da fértil traje­ tória de pesquisa da Rádio Rubinato, apresenta quatro episódios  completos do programa Histó­ rias das Malocas e 40 esquetes impagáveis que re­ velam a inusitada desenvoltura de Charutinho como astrólogo, poeta e porta-voz das queixas das malocas.

Recheada de fotos e documentos raros, a edi­ ção inclui ainda um rico texto de abertura sobre a trajetória e a atualidade do programa, e um Deci­ onáurio com 190 verbetes repletos de humor e ironia ensinando o ‘jeito certo de falar errado” – ambos da autoria de Tomás Bastian, criador da Rádio Rubinato.

SINGLE

Como faixa-bônus do projeto, o Conjunto João Rubinato lança o single Letra de Samba, uma par­ ceria do escritor Osvaldo Moles com o maestro Hervé Cordovil criada especialmente para os pri­ meiros episódios do programa Histórias das Ma­ locas. A música foi lançada em 1962, no LP tam­ bém chamado Histórias das Malocas, pela sau­ dosa cantora Esterzinha de Souza. Assim como na versão original, a faixa é introduzida pelo diálogo hilário entre Charutinho e Terezoca, escrito por Osvaldo Moles.

NÚCLEO  RUBINATO

Idealizado por Tomás Bastian, há 14 anos o Núcleo Rubinato pesquisa e difunde a obra menos conhecida de Adoniran Barbosa. Em 2017, através do ProAC, o Conjunto João Rubinato lança o disco-livro Adoniran em Parti­ tura -12 canções inéditas, que traz os fac-símiles das partituras originais e conta com a participação especial de Eduardo Gudin, Carlinhos Vergueiro, Osvaldinho da Cuíca, Regina Cordovil e dos sau­ dosos Toinho Melodia e Esterzinha de Souza. No mesmo ano, o grupo participa do documen­ tário Adoniran Barbosa -meu nome é João Rubi­ nato, de Pedro Serrano. A partir de então, o foco da pesquisa é redireci­ onado para a trajetória de Adoniran como radioa­ tor, até que em 2024, também através do ProAC, a Rádio Rubinato lança o rádio-livro Histórias das Malocas, acompanhado do single Letra de Samba

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

1ª Vila Literária de Minas Gerais será em Poços de Caldas

Próxima publicação

Bert Jr. aponta sintomas de uma sociedade mal-orientada em “Fict-Essays e Contos Mais Leves”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Halloween na Terramédia

A loja Terramédia de São Paulo fará uma grande liquidação no final de semana do Halloween. Os valores variarão…