AcervoTeatro

Ator interpreta 22 personagens em espetáculo

IlPrimoMiracolo 2223 crédito Tiago da Silva Palma Easy Resize.com

Completando 33 anos em cartaz, Il Primo Miracoloatravessou fronteiras e públicos: já foi visto por mais de 200 mil espectadores em 180 cidades de sete países. É com essa trajetória que o espetáculo, com atuação do ator Roberto Birindelli e direção de Neyde Veneziano, retorna aos palcos paulistanos. A estreia acontece dia 28 de fevereiro, sábado, 16h, no Teatro Itália, e abre o festival 100 Anos de Riso: Dario Fo em Cena, em homenagem ao centenário do autor italiano, frequentemente definido como o “Shakespeare italiano”.

Escrita por Dario Fo, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Il Primo Miracolo é uma sátira mordaz que mistura humor popular, crítica social e imaginação histórica. Em cena, Roberto Birindelli interpreta 22 personagens, conduzindo o público por um flashback alegórico aos primeiros anos da vida de Cristo, a partir de evangelhos apócrifos e narrativas populares.

Il Primo Miracolo alterna episódios como a viagem atrapalhada de três reis magos guiados por uma estrela “um pouco maluca” e a história do pequeno Jesus que, ao usar seus poderes de forma exagerada, provoca conflitos, arrependimento e reconciliação. Humor e crítica social se entrelaçam em um jogo cênico que segue atual. Sem cenário, figurinos ou efeitos, o espetáculo se apoia exclusivamente na presença do ator e na comunicação e proximidade direta com o público.

Para Birindelli, o reencontro com a obra revela tanto transformações pessoais quanto mudanças profundas na forma como o público percebe o mundo e o teatro. “Contar uma história milenar, mas com os olhos da contemporaneidade e entender como este mundo, após 33 anos, reage, é desafiador. Essa relação direta, viva e imprevisível, é central para o espetáculo, que se constrói a partir da escuta e da resposta imediata do público”, aponta ele.

Contadores de histórias

A diretora Neyde Veneziano, pesquisadora e referência nos estudos sobre Dario Fo no Brasil, acompanha a trajetória de IL PRIMO MIRACOLO desde seus primeiros anos. “O choque foi grande”, relembra ela sobre a primeira vez em que assistiu ao espetáculo. “Aquela obra era mais que uma interpretação teatral. Era mais que um monólogo. Tratava-se de algo arrojado e corajoso, sob todos os pontos de vista”.

Segundo a diretora, Birindelli dialoga com a tradição dos antigos contadores de histórias, inspirados no modelo medieval, mas a partir de um contexto latino-americano. “Algo acontecia ali, naquele palco, que trazia toda a simplicidade dos antigos contadores de histórias, quando se falava direto com o público. Melhor: o público participava, respondia, ajudava”. Para ela, a precisão do tempo cômico do ator e sua atenção aos elementos externos fazem com que a verdade da cena esteja na relação viva com o espectador.

Serviço:

Il Primo Miracolo

Com Roberto Birindelli.

28 de fevereiro a 29 de março, sábados às 16h e domingos às 15h.

Teatro Itália

Livre | 60 minutos | R$40 a R$80 pelo site Sympla.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaTeatro

Fafy Siqueira celebra 50 anos de carreira em comédia

Sob direção de Isser Korik e idealização da atriz e produtora Rachel...

AgendaTeatro

Elas São de Matar volta em cartaz em São Paulo

Peça coloca em pauta o universo feminino e é estrelada pelas atrizes...

AgendaTeatro

Sidarta em São Paulo no Teatro Estúdio

A vida e a iluminação de Buda são o ponto de partida...

AgendaTeatro

Djavan – O Musical: Vidas pra Contar volta para nova temporada em SP

O espetáculo celebra trajetória de sucesso, reconhecimento de público e indicações a...

AgendaTeatro

Território do Amor desembarca em Campinas

Com texto de Gabriel Chalita, direção geral de José Possi Neto e...

CríticasTeatro

Incondicionais, do Amok Teatro: histórias de mulheres do sistema carcerário contadas à equipe de cuidado

No espetáculo Incondicionais, do Amok Teatro, com direção e dramaturgia de Ana...