Todo o glamour e a busca pela fama numa Nova York dos anos 50, década dourada para o teatro e o cinema norte-americanos, inspiram Manhattan, com dramaturgia de Paulo Emílio Lisboa.
O espetáculo faz nova temporada no Teatro Viradalata entre os dias 9 de agosto e 01 de setembro.
A direção é assinada por Maurício Guilherme e o elenco, além do próprio Paulo Emílio Lisboa, traz Priscila Sol, Weruska Gallisi, Cynthia Falabella e Anderson Di Rizzi.
Sr. Williams (Anderson di Rizzi) está sendo pressionado por seus produtores e por um estúdio de cinema para entregar o roteiro de seu próximo longa-metragem. E ele precisa ter muita paciência para receber os diversos artistas que o aguardam na entrada do prédio, como a atriz veterana Emily (Cynthia Falabella) e a sonhadora atriz aspirante Deise (Priscila Sol). Todos querem um personagem em uma das histórias do grande escritor.
Deise sensibiliza Sr. Williams e ganha a chance de fazer um teste para atuar ao lado de John Puccini (Paulo Emílio Lisboa). Mas, a ciumenta Emily, ex-noiva do ator, está preparada para arruinar qualquer pessoa que se aproxime de seu amado. Cindy (Weruska Gallisi) é uma mulher elegante, bonita, talentosa e cria uma relação de afeto com o Sr. Williams.
A peça, segundo o autor Paulo Emílio Lisboa, fala sobre amor, desejo e o sonho com a fama. “Deise, assim como qualquer participante do Big Brother nos dias de hoje, quer fazer sucesso de qualquer jeito. E todo mundo está lutando por seu lugar ao sol, tentando sobreviver, trabalhar honestamente, ter reconhecimento, ganhar dinheiro e sair na capa de revista. O texto fala sobre duas coisas inegociáveis: o sonho e o amor. E com isso não se brinca”, revela.
Lisboa ainda conta que todo o cenário e figurino da peça, assinados por Andrei Ara e Marcela Andrade respectivamente, resgatam o glamour da época. Já a iluminação, pensada por Cesar Pivetti , explora bastante a penumbra, com luminárias da época e luzes de abajures.
E a trilha sonora não podia ser diferente. “Os personagens vivem num apartamento ao lado do contrabaixista do Chet Baker e eles ficam ouvindo os ensaios desse grande trompetista e cantor ao fundo. Por isso, a trilha sonora vai ser recheada de jazz de alto nível”, antecipa o autor.
Em relação ao trabalho com os atores, ele conta que o grupo está trabalhando uma linguagem completamente realista, sob a direção de Maurício Guilherme, que também assina a trilha sonora da peça. “É uma atuação quase cinematográfica, sempre pautada pela verdade cênica, a vida como ela é”, acrescenta Lisboa.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Paulo Emílio Lisboa
Direção: Mauricio Guilherme
Produção geral: Paulo Emílio Lisboa
Produção de elenco: Andrea Coelho
Elenco:
Anderson Di Rizzi (Sr. Williams)
Paulo Emílio Lisboa (John Puccini)
Priscila Sol (Deise)
Cynthia Falabella (Emily)
Weruska Gallisi (Cindy)
Assistente de produção: Tatiana Marcaçalho
Figurino: Marcela Andrade
Cenário: Andrei Ara
Iluminação: Cesar Pivetti
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Estagiário: Rodrigo Odone
Designer gráfico: Carlão Araujo
Trilha sonora: Mauricio Guilherme
Edição da trilha: Gigi Magno (Eletrola Produções)
Gestão de patrocínio: Doble Cultura
Patrocínio: Momenta
Sinopse
Manhattan se passa na Nova York dos anos 50. Na corrida pelo Oscar de 1956, o famoso Sr. Williams está pressionado pelos seus produtores e pelo estúdio para entregar o mais breve possível o novo roteiro do longa-metragem. No mesmo prédio onde ele vive, mora o famoso ator John Puccini, grande amigo e parceiro de trabalhos de grande sucesso. Juntos, Sr. Williams e John Puccini curtem a vida badalada e glamourosa de Nova York. E o escritor precisa de muita paciência para receber diversos artistas que o aguardam na entrada do prédio, como as atrizes Deise e Cindy. Já a ciumenta Emily, ex-noiva de John Puccini, tenta arruinar qualquer pessoa que se aproxime de John, inclusive o próprio Sr. Williams.
Serviço
Manhattan, de Paulo Emílio Lisboa
Temporada de 9 de agosto a 1 de setembro.
Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h
Teatro Viradalata – Rua Apinajés, 1387 – Perdizes
Ingressos: 80,00 inteira e 40,00 meia
Classificação: 16 anos
Duração: 80 minutos
Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Comente!